Óleo de montadora? Existem outras alternativas para completar o nível
"Um problema para o motorista, que às vezes para na estrada precisando de completar o óleo, é não encontrar o mesmo daquela marca que está no cárter"
Por Boris Feldman16/01/19 às 06h15O óleo de montadora nem sempre está disponível em uma situação de emergência. Por exemplo, quando é preciso completar o nível lá no cárter durante uma viagem. E aí? Saiba que há uma alternativa.
- Luz do óleo acendeu no painel? Atenção: o problema pode ser gravíssimo!
- Veja mais dicas e notícias no nosso canal no YouTube
[TRANSCRIÇÃO]
No manual do motorista a fábrica recomenda quais óleos e fluidos devem ser usados no automóvel. No caso do óleo do motor, muitas vezes ele vem com a marca da fábrica. Entretanto, a Volkswagen não produz óleo do motor, nem a Ford, nem a Fiat, nem a Honda, etc. Elas têm, obviamente, um acordo industrial e comercial com algum fabricante do óleo. Ele o produz, porém na embalagem não vem a sua marca, mas a do fabricante do automóvel que, naturalmente, quer ganhar, quer faturar também com a venda do óleo lubrificante.
Mas cria aí um problema para o motorista, que às vezes para na estrada precisando de completar o óleo e não vai encontrar o mesmo daquela marca. Mas, vai aqui a dica: não é difícil descobrir qual é o fabricante daquele óleo e qual deles têm as mesmas características daquele especificado pela fábrica do automóvel.
Ao completar com óleo de outra marca, verifique duas características básicas:
A primeira é a viscosidade: se o seu óleo é, por exemplo, 15W40, mantenha sempre essa especificação. A segunda é a aditivação, que vem descrita com duas letras: S (serviço) A, SB, SC e assim por diante. Quanto mais moderna a aditivação, mais alta a letra do alfabeto. Se o óleo especificado pelo seu carro for um SJ, você pode substituir por um SL ou SM, mas nunca por uma letra inferior. Não se troca, por exemplo, SL por SH, pois trata- se de uma ativação mais antiga e menos eficiente.
