Óleo do câmbio manual não deve ser trocado
A concessionária e o Boris dizem que não precisa trocar o óleo do câmbio manual. O mecânico fez terrorismo com o cliente e disse que precisa. E agora?
A concessionária e o Boris dizem que não precisa trocar o óleo do câmbio manual. O mecânico fez terrorismo com o cliente e disse que precisa. E agora?
Afinal, é preciso realmente trocar o óleo do câmbio manual? Um leitor do AutoPapo teve um embate com um mecânico que discorda da concessionária e do Boris.
[TRANSCRIÇÃO]
Leitor nosso diz ter levado o carro numa oficina para uma revisão. Lá o mecânico colocou no orçamento a troca do óleo do câmbio manual. O dono do carro consultou a concessionária da marca, e ela disse que não é necessário a troca de óleo.
Aí ele nos consultou, e a nossa resposta foi a mesma: não se troca o óleo do câmbio manual do seu carro, aliás, de carro nenhum. E o mecânico então retrucou: “Esse Boris não entende coisa nenhuma de automóvel. Onde já se viu um óleo funcionar centenas de milhares de quilômetros, a vida inteira do automóvel, sem necessidade de substituição? É claro que não vai aguentar a parada”.
E o mecânico, para assustá-lo ainda mais, pediu ao dono do carro para assinar um termo isentando-o de responsabilidade se ocorrer algum defeito na caixa. E pra fechar com chave de ouro, ainda perguntou pra ele: se a caixa quebrar, o Boris paga?
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Alguém já encontrou escrito nas embalagens dos lubrificantes utilizados em caixa de cambio, algum modelo de óleo onde o fabricante, garante suas propriedades de lubrificação por tempo indeterminado ou seja durabilidade eterna, sem a necessidade de troca pela km ou tempo de uso em cambio?
Pois é, Carlos.
Esse celeuma sobre óleo de câmbio é incompreensível.
Tenho um Corolla 2012 automático e desde o primeiro que tive – um XLI 2006 troco o óleo do câmbio. Esse XLI foi o meu primeiro carro automático e ele tava com um barulho quando ligava ele de manhã e engatava o D; levei no meu mecânico e ele me recomendou trocar o óleo do câmbio. Eu troquei e não resolveu, pois o problema era o esticador da correia do alternador. Foi uma troca necessária, pois o óleo já tava preto e com mau cheiro. Hoje levo meu Corolla em oficinas que são de ex-mecânicos da concessionária Kyoto Toyota aqui no DF. Todos eles falam a mesma coisa: TROCA SIM!!!
Na própria embalagem do óleo do câmbio genuíno que comprei na ccs Kyoto quando troquei do Corolla atual tá lá informado: VALIDADE 5 anos. Não entendo porque insistem em dizer que um óleo que após cinco anos de uso ainda é confiável, considerando-se que trabalha sobre alta temperatura; se na embalagem, sem uso só vale por cinco anos como então expicar isso?
E pra quem acha que não troca, vá a uma oficina de troca e acompanhe a troca… verá na bandeja do cárter a grande quantidade de limalha de ferro que junta e a cor preta e o cheiro do óleo… compare então com o óleo novo. TIREM SUAS CONCLUSÕES!
Quem nunca abriu um câmbio se diz autoridade pra falar que não se troca o óleo.
Geração click tudo… Mecânico de teclado. Engenheiro de publicação de artigo. Ou seja, PICARETA.
Todo e quaisquer lubrificantes quer sejam óleos, e graxas usados para lubrificarem peças móveis de grandes esforços ou não devem ser trocados e com frequência. Até mesmo estocados em prateleiras devem ser descartados ao ultrapassar sua vida útil. Quem afirma que não deve trocar é porque nunca ouviu falar em características físicas e químicas dos óleos e graças. Se for engenheiro (com letra minúscula) deve ser engenheiro de produção que não conhece nem ferramentas manuais. Duvido um Engenheiro Mecânico falar para alguém que óleo de câmbio manual é vitalício. As pessoas que têm carros deveriam ler livros especificamente sobre esse tema: Lubrificantes.
e desse jeito q as concessionárias gostam q vc nunca troque aí assim eles te vendem uma caixa novinha pelo olho da cara
O meu carro é a cada 50mil km a troca , se nao troca vira borra, já vir o meu todo cheio porque o cara não trocou
Igual óleo de motor, a fábrica fala 4000 6000, mesmo 20w50, eu andei 2000 e estava só a água, isso sendo mobil, imagine se eu rodasse 4000
Do mesmo autor de: “Trocar tensor quando troca correria dentada é picaretagem do mecânico”
Pois no manual da Chevrolet S10 2013 flex, está lá para trocar o óleo do cambio manual com 50000km e depois a cada 100000km então esta afirmação está incorreta, pois há desgaste e trocar o óleo vai aumentar a vida útil do cambio.
o Bores se contra diz nesse vídeo porque em outro ele ao contrário quando ele mesmo afirma q nada e eterno vai entender a cabeça do Bores mais eu particularmente faço a troca do óleo do câmbio manual no máximo um ano
Crossfox 2006 é o meu carro. Costumo ser meticuloso quanto à manutenção do mesmo. Observando o presente debate, pergunto: qual é o óleo, câmbio manual, recomendado para o Crossfox 2006 ? Não acredito que depois de quase 16 anos o óleo do câmbio esteja 100% eficiente. Gente, é um pouco complicado para achar tal óleo! Por bondade, se alguém tiver a informação correta, diga-nos! Valeu rapaziada!
Trocamos o óleo do motor por tempo ou quilometragem certo? O óleo do cambio com o rodar aquece ,esfria e tem rodas dentadas (engrenagem) em contato mesmo que em velocidade mais baixa que o motor , então temos atrito, e se temos atrito tem desgaste e se tem desgaste porque não trocar o óleo do cambio. Pede uma garantia vitalícia do cambio na concessionária para ver a resposta ! ?
Óleo de motor o correto e por quilometragem mais se vc anda muito pouco com seu carro vive mais na garagem q na pista então aí vc pode demorar mais um pouco ou seja de 5 há cada 6 meses
Tanta discursão e garanto q a maioria esta com liquido de arrefecimento, oleo de freio e hidráulico tudo vencido no carro, carros que sairam novos passaram do periodo de garantia, n faz mais revisão em concessionaria estão td deste jeito, motorista no brasil a maioria só faz manutenção corretiva, todos os carros usados que tive troquei o oleo do cambio manual, e pra ser exato somente um o óleo estava com aparência de novo, o restante estavam todos contaminados, o q mais se ver hj é carro com 10 anos com folgas nas transmissões, principalmente nas engrenagens do câmbio e caixa satélite, a função básica do óleo é lubrificar para evitar o desgaste, quem tem seu carro com 300 mil km e teve a sorte do óleo esta em seu perfeito estado maravilha, mas essa n é a realidade da maioria, o certo teria q analisar, fazer testes para ver em qual estado se encontra o óleo, esse trabalho todo melhor trocar, muito mais fácil barato e garantido, Agora é claro, n é esse exagero de 20 40 mil km, Outra coisa, aqui dificilmente alguém verifica o estados das coifas das homocinetas cruzetas trizetas barras de direção e etc caso tenham algum rasgo furo sinais de contaminação externa teria q desmontar para limpeza da graxa velha e aplicação de nova e coifa nova, As vzs a coifa n esta rasgada mas dei infiltração pelas bordas, nunca de sabe o estado das graxas a n ser q desmonte, se desmontar ja esta com a mão na massa pq n trocar? Digo o mesmo do oleo do cambio, trocou embreagem, retentor do vira, e etc, aproveito logo e troco o oleo do cambio independente do seu estado, uma coisa é certa, tenho a certeza q esta novo fazendo 100% do seu papel.
Parabéns, por ter um raciocínio lógico e coerente e firme, obrigado.
Ótima resposta amigo, não existe isso de óleo de câmbio vitalicio. E outra, o óleo do cambio manual nem é caro e a sua troca é relativamente fácil. Em todos os meu carros usados também sempre fiz essa troca do óleo pra ter absoluta certeza do que tem dentro do câmbio.
obrigado por compartilhar, vou usar suas informações.
Você tem canal no youtube sobre manutenção de automóveis?
Meu caso, meu carro tava com um barulho ruim na caixa eu levei no mecânico ele levantou e foi abri o bujão do óleo MEU CARRO E 97, aquilo não era mas óleo o cheiro insuportável estava preto, e a espessura do óleo estava muito elevada troquei por um Óleo novo 60w90, o barulho barulho parou !!! .. na bandeja de óleo tinha uns 1/4 de litro coloquei 2 litros na caixa . A suspeita do meu mecânico e que devido a o tempo do carro o óleo deve ter vazado ou entrou água ali. Realmente para seu carro novinho TROCA NÃO, agora se vc tem um carro 97 pra lá igual meu carro REVISE o litro custa 40 reais e para colocar 90 e vai ser uma manutenção que vc vai fAzer de anos a anos .. custa nada previnir
Sempre fiz essas manutenção de trocas de óleo, já escutei bastante falarem, inclusive até mecânicos dizendo que não precisa trocar, Eu já fiz manutenção que tem poucos que não fazem, é tirar a tampa do carte e limpar todo por dentro inclusive o pescador quê virá um pixe quase fechando a penera. Todas as trocas de lubrificantes é bem vindas, vida longa
Neste bla…. bla….bla , e se eu trocar o oleo original do cambio manual,o que pode acontecer de ruim?
Inicialmente nada.
Eu mesmo já troquei de carros antigos com vazamento.
O problema está no câmbio automático. Quando está muito tempo sem trocar, as sujeiras e contaminações acabam por estancar e dar sobre vida em um câmbio já condenado, daí a troca acaba revelando defeitos.
Câmbio manual só troca quando tiver abaixo do nível ou uma dezena de anos lá.
O tempo que cada um passou lendo o artigo e mitigando uma resposta seria melhor aproveitado se tivesse, por exemplo, ido ler o manual do próprio carro. Cada sistema tem seu funcionamento e regras adotadas pela montadora, logicamente que o dono é que escolhe segui-las ou não. No lançamento do gol quadrado, la na década de 80, foi que começou essa regra de não substituir o oleo do câmbio, foi uma evolução assim como foi a implantação da injeção e outras coisas mais, todas elas passaram por resistências impostas por alguns usuários e reparadores. Siga o manual, caso discorde do engenheiro que determinou a regra, faça como quiser, se der tudo bem, tudo bem, se quebrar, mande consertar, no final de tudo tanto o carro como o prejuízo são seus! A resposta está no MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Exato!
Não precisa trocar mesmo, deixe o fluido original até a caixa se deteriorar. É desse jeito que a concessionaria gosta, assim eles vendem a caixa completa.
bom fui motorista de caminhao trocava oleo de caixa e de difetencial a cada 30.000 km continuo fazendo no meu carro na hora que estraga a caixa e eu que vou arrumar entao nao acredito que oleo de caixa tenha vida eterna se nao nao haveria oleo de caixa pra vender nas auto pećas mesmo se a caixar quebrar poderia reaproveitar
Caminhão é totalmente diferente. Os automóveis atuais equipados com câmbio manual não precisam de troca.
“A tecnologia dos lubrificantes evoluiu muito e hoje eles são do tipo ‘lifetime’, ou seja, duram por toda a vida útil do sistema”, explica Francisco Satkunas, conselheiro da SAE, Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade.
“A construção das transmissões também evoluiu muito nesse sentido
”Dessa forma, somente é necessário a substituição do lubrificante se ocorrer algum vazamento ou em caso de reparo. Por isso, fique sempre de olho se o carro apresenta perda de óleo e confira no manual do proprietário o prazo recomendado para realizar a verificação periódica do nível do lubrificante.
Nas “caixas automatizadas”, que utilizam o mesmo sistema de embreagem e engrenagens dos câmbios manuais (só que acionadas por atuadores eletro-hidráulicos ou elétricos) o procedimento tende a ser o mesmo.
Já as de dupla embreagem, imersas em óleo, podem demandar trocas periódicas, já que pode haver contaminação por conta do atrito dos discos.
Seja qual for o caso, siga sempre as recomendações da fabricante.
Óleo deve ser trocado sim! Em muitos anos de oficina presenciei varias situações, como por exemplo, o desgaste natural das engrenagens, ou componentes como sincronizados que desgastam com o passar do tempo pela rodagem, o material fica depositado no óleo. Então esse óleo já não está mais limpo e não cumprirá o seu papel com eficiência. Por mais que a tecnologia de fabricação dos óleos e componentes do câmbios evoluiu, o desgaste é natural, pode demorar mais, mas vai desgastar é natural que se desgaste.
Outra coisa que se percebe ao substituir um óleo muito rodado é nas trocas de marcha, o cambio fica mais suave, é nítido.
O óleo novo vai lubrificar com mais eficiência as engrenagens, os sincronizados, os rolamentos.
É muito válido sempre consultar o manual, eu mesmo sempre indico aos meus clientes que consultem mas tem coisas que é vivência no dia a dia na oficina.
Independente de existir óleo com tecnologia avançada tal e tal vou contar minha opinião como mecânico cada caso e um caso essa semana peguei o carro de um cliente que rodou muitos dias em chuva depois percebeu que a coifa tinha detonado assim passou em poças d’água encontrei umidades e tinha muita sugeira de terra assim foi nescessário trocar o óleo por segurança e vida útil duradoura do cambio
O ideal é trocar sim, fui trocar o meu, e o câmbio estava cheio de água misturado ao óleo.
Em alguma oficina o mecânico esqueceu o respiro pendurado, e a água entrou.
Só é recomendada a troca em casos de manutenção na caixa ou vazamentos. Como no seu caso foi cantaminado por água, a substituição valeu ser feita sim. Mas para manutenção periódica, sem quebras, abertura ou contaminação, não.
O ideal é trocar sim,no meu caso eu não perdi o câmbio graças a troca de óleo.
Estava contaminado com água.
Em caso de contaminação é necessária troca sim. Mas por que e como contaminou com água?
Algum mecânico deixou o respiro pendurado em baixo do carro.
Boa tarde Boris.
Por favor preciso de sua ajuda.
Estive numa concessionaria Fiat no RJ e disseram que tenho que fazer a troca do oleo da caixa, porque diz que meu carro uma Doblo Adventure ano 2013 esta incluida no sistema da Fiat e diz que preciso fazer um Recall e levaria 3 dias para troca do óleo e precisar trocar alguma peça levara uns 30 dias.
Desde ja agradeço sua opinião
Cuidado com tudo que este senhor fala , 99% das vezes ele está errado , o outro 1 % tenha dúvida !
A internet está cheia de boas informações e bons conteúdos, mas também está lotada de desinformações e de gente opinando sobre assuntos que não tem conhecimento técnico para fazê-lo. Temos que ter discernimento para filtrar o que é bom. Sinceramente, é uma falta de responsabilidade ímpar desses jornalistas metidos a entendedores de mecânica! Como que o cara simplesmente crava: “Não se troca óleo do câmbio manual de jeito nenhum” ? Qual embasamento técnico que ele tem para dizer isso? O que o cara ganha levando desinformação às pessoas? Seria correto dizer: Siga as recomendações do fabricante contidas no manual do proprietário. Eu faço as revisões do meu Honda Civic manual 2014 na concessionária. O carro está com atuais 52.000 quilômetros rodados. Na revisão de 40.000 km em 2018 o carro estava com 32.000 km e foi feita a substituição do fluído da transmissão manual. Na revisão deste ano o técnico da concessionária disse que na revisão do ano que vem eu vou ter que trocar novamente. Disse-me que a troca é recomendada a cada 48 meses ou 40 mil quilômetros. Vou seguir o que recomenda a Honda no manual do proprietário, não a um velho que nem profissional da área ele é.
TEM QUE SUBSTITUIR MESMO !!!
Esta informação está Perfeitamente correta !!!! Todo fluido lubrificante tem prazo de validade , pq contém vários aditivos químicos que tbm existem prazos de validade nesses aditivos !!!!
Uma das propriedades dos fluidos lubrificantes são de limpar o sistema , resfriar e etc… Até o próprio AR atmosférico e suas micro-particulas contaminam o fluido
Foi criado um mito muito grande sobre isso !!!!
Tem que substituir mesmo !!!
Comprei um Palio 2003 muito bem cuidado com apenas 109mil km rodados, porém o câmbio estava me encomandando. Dava pequenos solavancos ao tirar o pé do acelerador em 2 e 3 marcha, e a 4 marcha estava ruim de desengatar. Parei em um posto para realizar a troca de óleo do motor e o frentista soltou o parafuso do óleo do câmbio, estava faltando óleo, completei com aproximadamente 400ml. O carro ficou outro.
Próximo mês irei realizar a troca completa do óleo. Será mais um item na minha lista ao comprar veículo usado.
Siga o que está no manual do seu carro. Se a Honda manda trocar, troque. O meu, da GM, diz que não requer troca. Não me pergunte por quê nem como. Mas é o que tá lá. Outra: meu (GM) manda trocar fluido de freio a cada 2 anos. O da minha esposa, Hyundai, nunca. Vai entender…
Perguntaram para o fabricante do câmbio? Ah sim…ele vai dizer que precisa! Parabéns ao mecânico.
A verdade é que o mecânico está correto. Óleo de câmbio tem sua validade tbm.
olá, minha dúvida é se não tenho que trocar o óleo, porque no manual do meu carro vem a especificação do óleo do câmbio.
Eraldo, acredito que a especificação esteja lá para o caso de algum reparo onde exista a necessidade de abrir o câmbio e repor o óleo após o mesmo.
Por exemplo, se houver vazamento.
olá na minha opinião, vejam bem não sou mecânico,mas acho que se tem engrenagens girando na caixa de de câmbio em alta velocidade uma uma hora esse óleo vai queimar.
Bom dia amigo !!! O óleo ele não queima !!!! Isso é mito !!!
O que acontece é que o óleo suja , pq uma das propriedades é a de limpar , como tbm de resfriar , lubrificar e etc….
Em relação as engrenagens, rolamentos e etc… quando estão em trabalho existe atrito e elas soltam micro-partículas que ficam em movimento com o óleo !!!!
O botão de DRENAGEM ( parafuso ) ele é desenvolvido e projetado para reter essas micro-partículas (limalhas ) que se desprendem quando em regime de trabalho, esse botão de DRENAGEM ele é imantado ( imã )
Hoje com a tecnologia bastante avançada existem Tipos de Óleos no mercado que tem uma vida útil bastante prolongada !!!!
Para cada tipo de equipamento tem sua especificação técnica e tem que ser respeitada plenamente!!!
Tenho uma filosofia comigo que deixo por onde passo : AMIGOS CONHECIMENTO E INFORMAÇÕES SÃO PARA PASSAR E NÃO PARA GUARDAR !!!!
Rogério Mafra
Ótimo! Mas ainda não inventaram um óleo que não se degrade. O custo de uma troca de óleo de câmbio manual é muito baixo pra não se trocar.
O Rogério está correto, o oleo não queima, ele fica contaminado por micro partículas provenientes do atrito entre engrenagens e rolamentos da caixa
Troquem a cada 4 anos/100 mil km.
O preço é muito baixo, em torno de R$100 não vale a pena ficar discutindo.
Gostaria de saber o tempo que é preciso para tirar e colocar novamente a caixa do câmbio manual de Honda FIT, para resolver um pequeno vazamento do óleo
Obrigado
Depende do técnico, mas varia em torno de 4h de serviço, fora o tempo para solucionar o vazamento.
Conclusão: é cada um por si.
Também acho que anos e anos de experiencia sem reciclagem, não vale nada. Meu Citroen c3 com 300 mil km, ja completei com 1 litro o cambio manual por 2 x, e cada vez que eu completo o ronco dominui e fica macio. Eu acho que esse Boris, podia se aposentar, ou se reciclar, se quiser ter credibilidadade. Hahaha…
Você trocou ou completou o óleo ? Parece que está falando o mesmo que o Boris, ele não disse que não é necessário trocar, não falou para não completar.
Meu comentário ficou meio confuso. O Boris disse que não é necessário trocar o óleo, não disse para não completar.
Bom dia caro amigo !!!! Eu creio que se não tiver vazamento no câmbio e esteja sendo usado o fluido determinado pela MONTADORA o Óleo está baixando pelo processo de evaporação do suspiro !!!! O que é completamente normal dependendo da região em que vc esteja !!!
Regiões com temperaturas mais elevadas , maior se dará a evaporação !!!! ( Em ressalva dependendo do tipo de fluido utilizado )
Caro amigo tente sempre completar o fluido com a mesma marca , pois os aditivos usados por determinadas marcas podem causar choque químico !!!
Rogério Mafra
Esse tal de Boris não entende nada, veja pelos comentários dele que apenas refletem a opinião dele e isto é a única coisa que respeito pois opinião é que nem c… cada um tem o seu agora competência pra afirmar com provas e treinamento isto fica muito claro que ele nao sabe nada, qualquer uma pessoa percebe que é só um cara em crise criando polêmicas achando que sabe muito, ter um diploma ou cursos não torna ninguém um profissional, isto é igual carteira de motorista, tirar uma não o torma um bom motorista só o tempo vai dizer se vc é ou não, ele esqueceu que na própria embalagem de qualquer óleo vem data de validade isto mesmo fechado imagine rodando ele não entende nada, não sabe que os dentes das engrenagens criam atrito e mesmo com o óleo se desgastam, soltando com o tempo limalha contaminando o óleo isto sem contar a pressão, temperatura, oxidação e etc.
Tenho já por 12 anos um Vectra 98, com 335.000 rodados. Peguei esse carro com 90.000, do primeiro dono. Eu nunca troquei, nem mesmo completei o óleo de câmbio. Está tudo ok.
Esse Boris não entende nada de mecânica… Está no manual do proprietário do meu Toyota Etios 2017: deve-se SIM trocar o óleo do câmbio manual a cada dezenas de milhares de quilômetros! Esse Boris sempre acha que ele sabe tudo, que é o maioral, mas direto vejo ele passando informações ERRADAS!
O Guilherme..dezenas de milhares??? Pqp!!!!! Que motor é esse que roda tudo isso..kkkkkkkkkkk
João, outro dia fizeram uma matéria com um Etios que virou UM MILHÃO de quilômetros. Mais: dezenas de milhares pode ser 20 mil, 30 mil, etc. Vc acha isso muito?
Ai que burro você João
Óleo de carro, seja ele de qualquer sistema que do veículo, tem que trocar sim, assim como nós temos necessidade de trocar no óleo sempre que bate aquela necessidade.
É sempre a mesma polêmica… Há muitos especialista principalmente os consertam câmbio costumam concordar com a troca, o meu carro que também é vendido nos EUA lá se troca o óleo nas revisões, já aqui no Brasil as concessionárias dizem que só trocam quando ocorre algum problema, isso mesmo, esperam dar problema p depois trocar… Liguem numa cc Nissan e perguntem que vc vai ouvir este absurdo. Eu troquei do meu que é manual e está uma belezura.
Eu troco sim,motor troco a cada 12 meses pois nunca atinjo os 10 mil km, o fluido de freio e hidraulico troco a cada 12 meses e o fluido de câmbio troco a cada 2 anos
Gostaria de saber se você percebe alguma melhora após a troca de óleo do câmbio?
gostaria de saber onde ver nivel oleo de cambio ,do Jac 3
Todo óleo se deteriora, se oxida e acidifica com o tempo, simplesmente por entrar em contato com o oxigênio do ar enquanto estiver quente. O fabricante diz que não precisa trocar o óleo do cambio simplesmente porque esse óleo dura mais que a garantia, e depois que a garantia acaba, eles não estão nem aí.
Fluidos novos sempre tem efeito benéfico em qualquer sistema, desde que seja o fluido correto. Uma troca a cada 100.000km é o suficiente para um câmbio manual, além de completar o nível toda vez que vazar.
Eu fui negligente com o meu Sonic, hoje fiz inspeção do oleo e além de estar com nível baixo o oleo esta com limalha!!
Portanto sim devemos trocar o oleo do cambio…
Um erro que muitos por falta de informação concreta acabam cometendo, as fabricas que informam que esses fluidos não necessitam de substituição deveriam ser todas processadas, ou a garantia do câmbio deveria ser vitalícia.
Sim devemos trocar o óleo do câmbio. Tive um peugot começou a fazer um zumbido quando residia as marchas fiscalizei setinha óleo e estava no nível. Então troquei e o zumbido sumiu…..a cor do novo com o velho tem muita diferença na aparência e viscosidade também…..
Um Chevrolet Ônix, câmbio manual, usa 1,6 litros de óleo no câmbio.É. Pouco mais de um litro e meio. Entra na cabeça de quem, que esse óleo que Não é fabricado pela NASA, nunca perca suas propriedades? Quem confia em montadora é gente inocente. Qual interesse montadora tem em seu carro, depois que acabou o periodo de garantia? Quem vai pagar o prejuizo é você.
amigo o óleo do seu câmbio é o 75w85 Ac/Delco
Boris boa noite. Muitos proprietários não leem manual do proprietário então resolvi ler a parte das trocas de óleo do meu cruze modelo ltz 2015 na página 11-6 e lá diz que óleo da transmissão automática não precisa de revisão ou troca lembrando que meu veículo está com 99334 Km. Esta certa está informação? Muito obrigado pela paciência abraços e parabéns
Rapaz esse câmbio gm dk cruze chamado 6t30 si ainda ñ estourou com essa km c tá com MT sorte viu corre lá e troca urgente mais faz troca por máquina e ñ por gravidade
Boa tarde Eduardo… Pois o meu cruze esta com 189000 km. Comprei zero… Nunca troquei o oleo do cambio… E continua do mesmo jeito.. Só segui o manual
Prezado, precisamos entender uma coisa: manual de fabricante NÃO É PERFEITO. Pode conter descuido, omissão e até falhas graves. Se o manual diz uma coisa e 30 mecânicos idôneos afirmam o contrário, fico com estes.
Não diz que é PROIBIDO trocar o óleo do câmbio, mas sim diz que NÃO PRECISA trocar; como também não é OBRIGADO trocar!
Se quiser trocar, um óleo novo certamente sempre será melhor pra caixa do câmbio e suas engrenagens!
Nenhum óleo é eterno mas vai do que você disse ninguém é obrigado mas também não podem reclamar das consequências depois.
A casos e casos, com o passar dos anos o óleo vai ficando com uma cor sinza fragmentos de metais e desgaste da caixa outros casos acaba entrando água e outros fatores, enfim e importante a troca se verificar que o óleo está sujo ou contaminado.
Boris abra uma igreja e comece a vender esse óleo “ungido “…
Bom dia tudo bem. Tenho um fusca 83 a gasolina 1300L com 88000km originais,devo trocar o óleo do cambio.grato.
Se você consultar um manual de gaxetas, retentores e rolamentos ao qual trabalham nestes sistemas, sempre é sugeriria a troca do fluido.
Também vários manuais de serviço, como por exemplo os japoneses, Honda, Mitsubishi, Toyota, entre outros teem a informação da troca periódica do fluido de transmissão mecânica e o onde troca é na faixa de 100 a 120 mim a primeira e entre 80 a 100mkm as demais trocas.
E a oficina que pediu que o cliente assim asse a ordem de serviço por não autorização de serviço orçado está correta, pois é de sua responsabilidade passar todas as informações ao cliente e lógico que ele pode autorizar ou não o serviço.
Cordialmente,
Eng. Automotivo Jeferson.
Se troca sim se a um rompimento na coifa do câmbio e oleo vai embora pra rua então o correto é andar sem oleo pois não se troca o oleo né muintos videos e respostas bestas se se não tivesse validade dentro do câmbio tanbem não teria validade nas garrafas de oleo parem e pensem as besteiras que vocês falam …
Só mais uma respostas
Troco sim meu oleo do câmbio e não vejo pq não trocar oleo limpo carro e peças melhores lubrificantes sigam o manual e todos estão fundidos troque antes e não se arrependa depois fica a dica
Positivo ,troquei o redentor e as duas coifas internas estavam furadas.,vazou todo o óleo. Cada assunto que escuto.
Esse Boris deve ser o do MIB, Boris o animal. Aí a nave dele não precisa trocar óleo.
Óleo do câmbio deve ser trocado sim.
Claro que sua vida útil é bem maior que a do óleo do motor, mas sua troca é necessária.
Manue
Meu mecanico fala pra se trocar a cada 4 a 5 anos mais eu troco a cada 2 anos
Eu não sei, mas troco a cada 100.000 km, rodei em um Vectra cd 2.0 16 válvulas 980.000 km e o câmbio estava intacto, sempre trocando o óleo.
Mas no manual diz que não precisa trocar e nem fazer revisão salvo quando houver algum problema. Manual Chevrolet cruze 2015.
Todo fluido deve ser substituído, não existe fluido vitalício, o óleo troca calorias e circula protegendo e limpando o sistema automaticamente ele entra em desgaste assim como as peças no interior da caixa amigo.
Boris nao leva a mal não mas vc fala muita bestera.
Como é que pode um conjunto mecanico trabalhar por anos a fio, sem troca de oleo? So no esquenta/esfria, o oleo tende a ficar ruim.
Quer dizer que o Bóris conhece o óleo eterno?
Renout Master raspando marcha 2 e 3 mecânicos falaram que teria que abrir o câmbio .Só com a troca de óleo ficou nova com 117000 km
Renout Master raspando marcha 2 e 3 mecânicos falaram que teria que abrir o câmbio .Só com a troca de óleo ficou nova com 117000 km
Pois é…, “ué” ! Mas não era dispensável a tal “troca”?? Por isso que digo…, menos teoria, mais aplicação da prática ! Sucesso a todos.
Autorizada muita das vezes só trocam peças. Então nenhum tipo de oleo ou fluído precisaria ser trocado é até o carro desintegra.????.
E cada uma tudo na vida tem validade até nos nos se não trocarmos o ÓLEO…….
Tive problemas com trocas de marcha em um Escort 2.0i XR3 (com 120.000 km na época; o câmbio – VW MQ200 – ficava duro, meio ‘borrachudo’, ao rodar em rodovias) que resolvi apenas trocando o óleo da caixa.
Outro exemplo: o manual do proprietário da Tracker 2008/Grand Vitara informa que o óleo do cambio DEVE ser trocado – e a cada 40.000 km (ou 20.000 km / 12 MESES se uso for severo). E mais: o manual de reparação do veiculo informa que UM DOS motivos de ruído no câmbio PODE SER decorrente do óleo (contaminação ou especificação incorreta) e sugere a sua troca nesses casos.
Ou seja, no minimo “depende” – do carro, da idade, do uso. Mas afirmar categoricamente que não se troca e ponto final, seguramente está incorreto.
Tenho uma Renault Master 2011 com 1.300.000 mil km rodados, com motor original ainda,e o câmbio trocava o óleo à cada 100.000 km rodados e só abri o câmbio com 1.080.000 km porque desgastou o eixo da secundária, se eu não tivesse trocado o óleo do câmbio à cada 100.000 km ele teria aguentando tudo isso, na minha opinião tem que trocar sim.
No manual GM está escrito a troca do óleo da aixa de marcha é cada 60.000 ou 4 anos.
Se não precisa trocar, por que a Honda recomenda a troca do óleo dos câmbios manuais no manual dos veículos? E o intervalo de troca inclusive é menor do que ela recomenda nos câmbios automáticos.
Tenho um Honda Fit 05/06 câmbio manual. Alguém poderia me informar quantos litros de óleo a caixa pega.
Amigo se eu não estiver enganado 1,6 litros o óleo é o MTF 06 servindo também um óleo 75w80 ou 75w90 de alta qualidade.
Tenho experiência com câmbios a anos, porque já trabalhei na ZF tanto de câmbios como a divisão de embreagem da Sachs e o que posso dizer a cerca desse assunto é que o Bóris como todo engenheiro mecânico está se baseando na teoria, coisa típica de todo engenheiro,na prática a não substituição do lubrificante da caixa de marchas manual realmente não se torna necessário, uma vez que o lubrificante não recebe contaminações de caráter químico como ocorre no óleo lubrificante do motor devido aos gases resultantes da queima de combustível, mas o óleo lubrificante da caixa de marchas ao longo do tempo de uso, vai sendo contaminado mecanicamente pelo ataque de micro partículas de ferro que vão se desprendendo pelo arrasto parasitico pelo atrito das partes móveis do câmbio, como engrenagens,anéis sincronizadores,cone, anel de pressão e a caixa de mudanças manual está o tempo todo sujeita a erros de operação por parte do condutor, como arranhar as marchas durante as trocas, seja por problemas na embreagem ou não acionar o pedal até o fim de curso da embreagem antes de mudar a marcha e esses erros, vão gerando esses pó de ferro que vão cada vez mais contaminando o óleo lubrificante da caixa de marchas e o tornando mais viscoso e assim dificultando o trabalho dos anéis sincronizadores de expulsar o óleo durante o trabalho de frenagem das engrenagens para permitir que ambas girem na mesma rotação no momento da troca de marchas e assim, esses anéis vão se desgastando aos poucos por conta da ma lubrificação e erros de operação por parte do condutor do veículo, portanto,se o óleo não for trocado, não há riscos de quebra do câmbio, porém, os anéis iram se desgastar mais rápido e a necessidade de abertura da caixa de marchas mais cedo e isso é um serviço de mão de obra cara e dependendo do modelo,segmento e marca do veículo as peças avariadas podem custar caro, então vem o bom senso, se o óleo lubrificante da caixa de marchas for trocado mais cedo, geralmente com 60000km a vida útil dos componentes internos, principalmente dos anéis sincronizadores iram ser entendidas e o óleo lubrificante novo e limpo, garantem um melhor desempenho e proteção e refrigeração do câmbio e custa bem mais barato do que abrir a caixa para substituir componentes gastos.Em bora, todo câmbio manual possua um filtro do tipo magnético para atrair as limalhas de ferro de desgaste de partes móveis dos componentes internos da caixa, ele não tem efeito resultante em micro partículas muito finas e pequenas, que acabam de dispersando no óleo lubrificante do câmbio e sim só as maiores e mais pesadas iram ser atraídas pelo imã,portanto isso justifica a posição do mecânico em querer trocar o óleo do câmbio do seu cliente, e o fabricante do câmbio, bem como os engenheiros mecânicos afirmam que não necessidades de troca porque estão levando em conta a correta utilização do câmbio por parte do condutor e os erros de operação não, isso acontece muito por exemplo, com a caixa de direção hidráulica,onde muitas montadoras afirmam não ser necessário a troca do fluído hidráulico, porém, os fabricantes das caixas como a TRW e Jtec recomendam a limpeza do filtro do reservatório de fluído e a troca do mesmo a cada 40000 devido ao lubrificante sofrer altos picos de calor e compressão e as limalhas de desgaste da bomba entre outros poder saturas o filtro e dificultar a livre passagem do fluído, o que justifica muitos veículos gerando ruídos na bomba não por baixo nível de fluido, mas sim, por excesso de sujeira no filtro de retorno e fluído velho queimado, a mesma regra vale para os câmbios automáticos, onde o maior problema é quando o fluido ATF hidráulico sofre superaquecimento por mau uso do câmbio, gerando a patinação dos discos de resinite e composite do pacote de fricção da transmissão e o excesso de sujeira e pó de limalhas,saturam aos poucos o filtro e entopem e causam mau funcionamento das solenóides no bloco hidráulico, causando mau funcionamento do câmbio, e por isso esse lubrificante deve ser trocado conforme a recomendação do fábricante do veículo e em casos de uso severos de operação do câmbio como longos períodos em trânsito e calor ambiente, o óleo do câmbio automático tem de ser trocado pela metade da quilometragem informada pelo fabricante.
Parabéns, fico pensando porque dizer que não se troca um fluído, fluido, ou óleo quando sabe-se que NADA dura para sempre. Se fosse algo aterrorizador do tipo troque a cada 10K KM tudo bem…mas trocar a cada 40 a 60 K KM e bem tranquilo…e preventivo. Qualquer manutenção de correção é mais cara do que a preventiva.
Penso que alguns engenheiros deveriam ter seus diplomas cassados.
Agora me pergunto se o teórico teria humildade de reconhecer o conhecimento da prática, claro que não, mas segue a vida. Esse pessoal troca de carro a cada 60 mil km e vem espalhar que nunca trocou de fluido e não precisa, por fim a bomba quase sempre sobra ao coitado do próximo dono haha
Bela explicação. Só não concordo com a sua generalização em relação aos engenheiros. Isso faz (como se nota nos comentários abaixo) com que pessoas com analfabetismo funcional não consigam ler e entender. Sou engenheiro mecânico e nunca vi nenhum dos meus colegas de profissão afirmar tal coisa: Que nunca se deve trocar qualquer tipo de fluído (no caso, o óleo de transmissão) seja qual for o sistema. O Bóris está totalmente equivocado, mas daí dizer que TODO engenheiro mecânico se baseia só na teoria é muita prepotência. Aliás, a própria teoria da termodinâmica já diz contradiz o argumento do Bóris. Viu só? Usei a teoria pra validar o teu argumento. Como engenheiros, estudamos muita teoria sim, mas, acredite, elas validam boa parte da prática. Inclusive a de que nenhum fluído é vitalício dentro de um sistema fechado.
E quanto ao tempo e não a kilometragem? O tempo degrada também o óleo? Tenho um carro 2011 com 27 mil km.
Recomenda-se troca-lo após 5 anos amigo boa sorte ai 😀
Obrigado pela aula.
Que aula de câmbio tenho um onix 2014 1.4 com 72.000km devo trocar o óleo de câmbio ou completar Obrigado?
Meu palio 2012 esta com 90 mil km acredito que nunca foi trocado o óleo eu sou osegundo dono ,depois de ler o que vocês escreveram vou trocar ainda hoje, obrigado amigos ! Os fabricantes querem é que nossos veiculos quebrem pra eles ganharem mais e mais.
O mais correto é vc trocar porque vc não sabe come o primeiro proprietário usava o veículo assim vc estará se livrando de possíveis danos maiores pro seu bolso
Olha, muita montadora diz que não precisa, mas vamos a isto: Já troquei de vários carros meus e de familiares (faço o serviço em casa) e sempre observei que o óleo sai com uma aparência muito ruim. É verdade que nunca pedi uma análise química de nenhum desses óleos usados, mas também é verdade que sempre reparei uma melhora significativa nos engates após a troca. Hoje tento trocar com 50 mil km ou 5 anos, o que ocorrer primeiro… Na minha opinião, o custo compensa muito! Se formos pensar direito, qualquer produto se degrada com a ação do tempo, temperatura e exposição a contaminantes, então, como pode um óleo de câmbio milagrosamente resistir a isso tudo sem se deteriorar??
Amigo, faço de suas minhas palavras! O pessoal não entende que se não trocar o óleo do câmbio ele não irá quebrar, porém, a vida útil dos componentes internos da caixa de marchas irá se desgastar mais rápido e os anéis sincronizadores principalmente, porque aquela aparência escura que você presenciou nos lubrificantes do câmbio que você trocou, nada menos são, que pó de ferro em forma de micro partículas, que se desprenderam das peças que sofrem desgaste pelo atrito e não são atraídas pelo imã magnético usado como filtro mecânico que equipa todos os tipos de câmbios manuais que exista e ele se dispersa sobre o óleo o contaminando por ser leve,e o maior problema é que vai tornando aos poucos o óleo mais viscoso, ou seja, mais grosso e com isso dificultando os anéis sincronizadores das engrenagens de dispersar o óleo durante as trocas de marchas e assim aumentando a possibilidade de se arranhar uma marcha durante sua troca e como você já viu, com o óleo lubrificante do câmbio novo as marchas ficam mais fáceis de engatar e mais macias, justamente, porque com o óleo novo e limpo os anéis sincronizadores realizam sua função com melhor exatidão e a durabilidade deles e de todos os outros componentes do câmbio são preservadas. Você está correto! Continue agindo assim com os seus veículos e dificilmente você terá problemas no câmbio que resulte em abri lo e gastos com peças e mão de obra. Eu também faço isso com todos os meus carros que já tive e não me arrependo nem um pouco de ter trocado o óleo, o resultado é um câmbio de engates macios e preciso.
Óleo de câmbio se troca sim, pois tenho um new fiesta 2014 peguei esses dias e roncando o câmbio, verificamos e o óleo estava ralo igual água e preto.
aí trocamos e melhorou 100% parou de roncar.
O manual do Honda Civic recomenda a troca de óleo da caixa manual a cada 100 mil km e da Nissan a cada 120 mil km… Já foi a época em que câmbio manual usava um simples óleo SAE… Hoje os óleos de câmbio manual tem suas aditivacões e uma delas é EP (extrema pressão) e isso tem sua vida útil, fora que existe rolamento dentro do câmbio que se o óleo estiver degradado, vão se desgastar a longo prazo.
Vai rodar mais de 200 mil? Vai… Vai rodar mesmo tanto que uma caixa de quem segue as especificações?!?!? Possivelmente não.
A pergunta é: Por que não se troca o óleo do câmbio manual?
Eu acho obrigado trocar porque o óleo com o tempo perde seu liga aí fica só água
O briga galera vou trocar sim .Meo siena 2011 já tem 80 km ..ja tive um problema sério com Meo lindo corsa nunca souber disso .já era tarde câmbio nunca tinha trocado o óleo com 120 km o câmbio so roncava .só outro câmbio. Tive quer vender barato .blz
Como engenheiro acredito que há sim um desgaste maior ou menor dos componentes do câmbio, que podem mudar em função do tipo de uso do veículo (jeito de diregir) e do ambiente que o véculo é usado (estradas com muito pó, barro ou água). A prática que adoto é a seguinte (para câmbios manuais): seguir as orientações do fabricante até a data de vecimento da garatia, que deve ocorrer com aproximadamente 60.000km (para carros com 3 anos de garantia). Se nesse tempo o câmbio quebrar, e o fabricante não se responsabilizar, entrar na justiça e pau no fabricante (uma vez tudo estando explícito no manual). Após a garantia (+/- 70, ou 80 mil Km) fazer a troca do óleo do câmbio. Independentemente do gasto, é óbvio que máquinas apresentam descgastes e lubrificantes novos irão prolongar a vida útil dos componentes ou evitar problemas indesejáveis.
Nos meus carros eu troco sim, imagine que passe por uma poça razoável de agua ok? Todo câmbio manual tem respiro se entrar água vai contaminar o óleo e oxidar as partes metalicas quando troco embreagem percebo o óleo escuro com certeza já não tem as mesmas propriedades, desculpa, já tive um ka 2009 com 100.000 km troquei a embreagem e troquei o óleo escuro o barulho do câmbio mudou por que será ? Vai quebrar se não trocar acho que não, mas que vai diminuir ruído e aumentar ainda mais a vida útil a isso vai.Não existe fluido que não se altere. Na teoria não precisa, mas experimente trocar e observe o benefício,fluido não é sangue ele não se regenera ele sempre perde as propriedades.
Falou tudo amigo. Hoje mandei trocar o do câmbio do meu New Civic 2007 e o nível do óleo estava baixíssimo. Agora pra onde esse óleo foi?? Sabe lá Deus.
Pergunta pro boris… Ele não sabe tudo?
Quem já teve experiências com isso sabe que o óleo do câmbio deve ser trocado sim é por razões óbvias a caixa de câmbio sofre contaminação pelo próprio desgaste ou por exemplo entrada de água ou pó, não existe a condição ideal que os engenheiros pensam ou existe por um período quando o carro é novo
Eu acredito que deva ser trocado alguma vez de acordo com o uso de cada um do carro, aonde ficará a limalha dos desgaste das engrenagens ? Uma mixaria de economia que não compensa, na minha quantum vai 2 litros ,hoje 12-06-2019 em torno de 50 reais os dois litro ! Se não precisava realmente trocar porque existe bujão de esgotar ?
Complementando esse raciocínio (lógico), por que nas embalagens de óleos para caixas manuais, de última geração, vem o prazo de validade dos mesmos em 5 anos contados de suas datas de fabricação ?
Gente o varão de verificação de nível é o tampao serve apenas para verificação do nível num possível vazamento e o tampao é pra você repor o óleo que vazou
Concordo plenamente com o amigo, sou mecânico formado nos Estados unidos, hoje trabalho somente com Audi e Passat alemão. Realmente se não existe a necessidade de troca, porque o bujão de de troca, e outra, muitos outros carros existem uma vareta para nível e condições do óleo, fora o filtro. Se tem tudo isso será que não existe a necessidade da troca, ou as concessionárias estão aguardado o desgaste da caixa para vender peças?
Perfeito! Esses “engenheiros” já são da turma da obsolescência programada: “use até quebrar e compre um novinho comigo!”. Uma substância que já suportou todo tipo de abuso durante anos vai se comportar como um produto novo? Que produto dos deuses é esse??
A vareta é para identificar um eventual vazamento ,
Aí nesse caso não se completa, corrigi o vazamento e retira pelo (bujão) o antigo para que não misture o velho com o novo.
O bujão é para completar também . A VW fala que não precisa trocar . Será que você sabe mais que os engenheiros deles . Pica suja.
Não é criticando ou desrespeitando seu trabalho mas você estava no país do descarte de carros, nem conta deu defeito taca fogo e compra outro, exatamente existe bujão pra entrar e sair então…
Está foi a resposta mais inteligente.
MUITO SIMPLES DE SE RACIOCINAR: O ÓLEO DO MOTOR TEM QUE TROCAR PORQUE É QUEIMADO. NA CAIXA DE CAMBIO NÃO.
Se não precisa trocar por qual motivo ele suja?
Os automóveis atuais até onde sei utilizam lubrificante de especificação GL5 que é o mesmo lubrificante utilizado em câmbio de tratores com motores de em média 300 CV. Eu aconselho este mecânico participar de curso sobre lubrificantes pois os atuais são muito superiores ao Hipoide do tempo das bigas de Roma.
Para não deixar duvidas tenho 78 anos e me aposentei militando em assistência técnica de automóveis, caminhões e tratores sempre em fábrica e ou oficinas autorizadas.
Concordo com o Boris. Se quem fabrica diz que não, quem sou eu pra dizer que sim. O mecânico é como nós, somos todos usuários. Mas, só lembrando que o mecânico foi sincero na sua decisão, no entanto todos precisamos saber onde é o nosso lugar.
igual o manual do FIAT Marea véio pra trocar com 20 mil km. aham, vai nessa de fabricante sabe tudo.
Concordo com vc
Boris dá gosto só o C# quê delícia Ulalau
Concessionária não fabrica nada vende peças e serviço consulte o fabricante afinal nada e vitalício a conta como sempre e do cliente pesquise bem antes não acreditem em tudo o que se ouve dizer ouça a experiência.