Óleo do motor: qual é o consumo aceitável e por quê?

"Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km"

iStock 38130406 XLARGE 1
Por Boris Feldman
Publicado em 04/05/2018 às 18h20
Atualizado em 05/02/2020 às 16h32

Quantos quilômetros roda um motor de um carro até “abrir o bico”, até pedir retífica?

A resposta depende de muitos fatores: se a manutenção do motor seguiu as recomendações da fábrica, se foi sempre usado o óleo do motor correto e trocado na frequência recomendada. Se o carro foi abastecido com gasolina ou etanol adulterado, sem contar que o “peso” do pé direito do motorista também influi. Estes e outros fatores interferem decisivamente na durabilidade do motor. Outro fator que poucos imaginam é a forma de utilização do automóvel. Como assim?

Se o motor roda 100 mil quilômetros principalmente em estradas, seu desgaste é bem menor do que outro que chegou à mesma quilometragem rodando apenas cinco ou dez km pela manhã, entre a casa e o escritório do dono. Aí fica o dia inteiro desligado e faz o mesmo trajeto à noite. Como se explica o maior desgaste? Porque seu calcanhar de aquiles é justamente ao ser acionado depois de horas sem funcionar, pois o óleo escorreu todo para o cárter e custa alguns segundos a voltar para as partes superiores do motor. Então, partes moveis que se atritam umas contra as outras funcionam quase sem lubrificação, o que provoca este grande desgaste.

E o consumo deste óleo? Quanto ele pode baixar na vareta?

Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros. Mas, se um motor novo tiver este consumo, é sinal de algum problema.

Concessionárias alegam que baixar um litro cada mil km é normal e alguns manuais chegam a mencionar este valor. Mas é conversa para boi dormir: a fábrica está é se esquivando de assumir responsabilidade. Neste caso, sugere-se que o dono do carro peça uma perícia e faça valer seus direitos judicialmente.

óleo do motor: qual é o consumo aceitável?
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eneias 13 de maio de 2024

Os carros com motores flex normalmente baixam o oleo por usar 100% sintetico. A matéria diz praticamente o.que está no manual da maioria dos veiculos. Verifique o oleo a cada 1.000 km rodados. Carros que são usados no ciclo urbano consomem até 1,5 litros de óleo a cada 8 mil km. É normal afinal são oelo sintetico e não aqueles mineral baratos. Portanto galera, saia dessa noia que carros com motores modernos que usam oleo sintetico não baixa oleo. Óbvio que tem alguns turbos que são exageros, mas aí está no combustível abastecido e o pé do motorista

Avatar
Rogério 6 de março de 2023

Tenho um Voyage, está baixando em média de 2 litros de óleo até da os 10 mil km. Preciso completar duas vezes. isso é normal? As oficinas fala que não tenho que fazer o motor. Mas o carro nao sai uma fumaça de manhã, anda normal e não tem vazamento nenhum por fora

Avatar
Rogério 6 de março de 2023

2 litros de óleo a cada 10 mil

Avatar
José paulo 24 de abril de 2022

Eu percebi que a maioria dos comentário e carro Chevrolet. Eu tenho uma S10 que gasta um tanto bom de óleo. E tenho um Palio comprei zero em 2008 ele tá com 287mil rodado nunca mexi no motor e só gasta meio litro quando chega a 8000mil rodado quando tinha até uns 8 ano de uso não baixava nada

Avatar
Rogério rocha 14 de julho de 2020

Boa tarde tenho um corsa wind 2000 1.0 qual o óleo ms apropriado pra ele ando pouco com ele

Avatar
Carlos 29 de abril de 2020

Boa tarde! Tenho um Fiat Siena 2008 1.4 fire, com 216.000 km. Ele baixa 500ml de óleo a cada 1.000km. E normal?

Avatar
Moisés 13 de outubro de 2019

Meu celta é 2008 está com 238350 km
Baixando 1 lt de óleo a cada 500 km rodadoo ok pode ser?

Avatar
Jonas 11 de setembro de 2020

É normal mesmo, pois uma parte do óleo se queima junto com a combustão o meu prisma 2008 baixa essa média também.

Avatar
Joaqui Sousa Pinto 8 de novembro de 2021

O meu carro é um toyotta corolla de 2001 está a consumir muito oleo o que devo fazer, e qual o oleo aconcelhável . devo juntar aditivo na mudança ?

Avatar
Leonice da costa 24 de março de 2019

Tirei um onix zero km com mil e 500 km rodados baixou muito o oleo do motor

Avatar
Wilson Munhoz 21 de maio de 2018

Mantendo em ordem a mecânica Fazendo e substituindo o óleo dentro do prazo aceitável conforme a utilização do carro, pode contar com o motor por um bom tempo, sem a necessidade de completar, exceto se veio com algum problema de fábrica. Vlw

Avatar
Deixe um comentário