Óleo do motor: qual é o consumo aceitável e por quê?
"Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km"
"Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km"
Quantos quilômetros roda um motor de um carro até “abrir o bico”, até pedir retífica?
A resposta depende de muitos fatores: se a manutenção do motor seguiu as recomendações da fábrica, se foi sempre usado o óleo do motor correto e trocado na frequência recomendada. Se o carro foi abastecido com gasolina ou etanol adulterado, sem contar que o “peso” do pé direito do motorista também influi. Estes e outros fatores interferem decisivamente na durabilidade do motor. Outro fator que poucos imaginam é a forma de utilização do automóvel. Como assim?
Se o motor roda 100 mil quilômetros principalmente em estradas, seu desgaste é bem menor do que outro que chegou à mesma quilometragem rodando apenas cinco ou dez km pela manhã, entre a casa e o escritório do dono. Aí fica o dia inteiro desligado e faz o mesmo trajeto à noite. Como se explica o maior desgaste? Porque seu calcanhar de aquiles é justamente ao ser acionado depois de horas sem funcionar, pois o óleo escorreu todo para o cárter e custa alguns segundos a voltar para as partes superiores do motor. Então, partes moveis que se atritam umas contra as outras funcionam quase sem lubrificação, o que provoca este grande desgaste.
Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros. Mas, se um motor novo tiver este consumo, é sinal de algum problema.
Concessionárias alegam que baixar um litro cada mil km é normal e alguns manuais chegam a mencionar este valor. Mas é conversa para boi dormir: a fábrica está é se esquivando de assumir responsabilidade. Neste caso, sugere-se que o dono do carro peça uma perícia e faça valer seus direitos judicialmente.
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Os carros com motores flex normalmente baixam o oleo por usar 100% sintetico. A matéria diz praticamente o.que está no manual da maioria dos veiculos. Verifique o oleo a cada 1.000 km rodados. Carros que são usados no ciclo urbano consomem até 1,5 litros de óleo a cada 8 mil km. É normal afinal são oelo sintetico e não aqueles mineral baratos. Portanto galera, saia dessa noia que carros com motores modernos que usam oleo sintetico não baixa oleo. Óbvio que tem alguns turbos que são exageros, mas aí está no combustível abastecido e o pé do motorista
Tenho um Voyage, está baixando em média de 2 litros de óleo até da os 10 mil km. Preciso completar duas vezes. isso é normal? As oficinas fala que não tenho que fazer o motor. Mas o carro nao sai uma fumaça de manhã, anda normal e não tem vazamento nenhum por fora
2 litros de óleo a cada 10 mil
Eu percebi que a maioria dos comentário e carro Chevrolet. Eu tenho uma S10 que gasta um tanto bom de óleo. E tenho um Palio comprei zero em 2008 ele tá com 287mil rodado nunca mexi no motor e só gasta meio litro quando chega a 8000mil rodado quando tinha até uns 8 ano de uso não baixava nada
Boa tarde tenho um corsa wind 2000 1.0 qual o óleo ms apropriado pra ele ando pouco com ele
Boa tarde! Tenho um Fiat Siena 2008 1.4 fire, com 216.000 km. Ele baixa 500ml de óleo a cada 1.000km. E normal?
Meu celta é 2008 está com 238350 km
Baixando 1 lt de óleo a cada 500 km rodadoo ok pode ser?
É normal mesmo, pois uma parte do óleo se queima junto com a combustão o meu prisma 2008 baixa essa média também.
O meu carro é um toyotta corolla de 2001 está a consumir muito oleo o que devo fazer, e qual o oleo aconcelhável . devo juntar aditivo na mudança ?
Tirei um onix zero km com mil e 500 km rodados baixou muito o oleo do motor
Mantendo em ordem a mecânica Fazendo e substituindo o óleo dentro do prazo aceitável conforme a utilização do carro, pode contar com o motor por um bom tempo, sem a necessidade de completar, exceto se veio com algum problema de fábrica. Vlw