Óleo do motor mais viscoso: carros acima dos 50 mil km precisam dele?
Leitor tem um automóvel com mais de 50 mil quilômetros rodados. Ele está na dúvida se precisa aumentar a viscosidade do óleo. Será que precisa mesmo?
Leitor tem um automóvel com mais de 50 mil quilômetros rodados. Ele está na dúvida se precisa aumentar a viscosidade do óleo. Será que precisa mesmo?
Leitor do AutoPapo pergunta: “É verdadeira aquela dica de que quando o carro já ultrapassou os 50 ou 60 mil quilômetros, o óleo do motor deve ser mais viscoso do que o recomendado pelo manual do proprietário?” Essa dica pode estar certa, como pode estar errada. Como assim?
Pode ser que depois dos 50 mil quilômetros seja mais interessante você aumentar a viscosidade. Tanto que alguns óleos para motor são classificados como para alta quilometragem. E, o que se imagina, é que o motor, a essa altura dos acontecimentos, já esteja queimando um pouco de óleo em excesso. Nesse caso, vale a pena aumentar a viscosidade, por exemplo, de 10W40 para 20W50 ou 20W60.
Entretanto, muitos motores ultrapassam os 50 ou 60 mil quilômetros, podem chegar a 100 mil ou mais quilômetros sem a necessidade de óleo mais viscoso, desde que eles não estejam queimando óleo em excesso. Ou seja, aumentar a viscosidade não depende da quilometragem, mas de quanto está baixando o nível na vareta de óleo.
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Comprei um G3 1.8 com 185.000km rodados e veio com o Óleo 20w50. O que faço? Coloco um com a viscosidade menor? Ou mantenho esse,a princípio o carro não queima óleo
Gol G3 2000/01*
Boa noite! Tenho um Siena motor etorq ano 2012 essence 1.6 duologic . Uso 5/30 ele já está com 110 km qual seria outro 15/40 ou 20/50 agradeço a resposta
Com certeza trocar o óleo no prazo certo sai mais barato que a manutenção corretiva.
Cuidado, as vezes o carro fumar pode ser passagem de óleo pelos retentores das hastes de válvula.
Tenho um gol g 5 10 11 motor EA 111 1.0, estou há 6 anos com ele e sempre usei o 5w 40 sintético, aí o mecânico disse q tenho q usar um semi sintético 15w40. Pq o meu veículo já está com 155 mil kms , ele baixa um pouco o nível do óleo,tenho q completar as vezes. O que o Sr me sujeria , continua no 5w50 ou troco por um mais grosso?
Parabéns por trocar o óleo preventivamente, o motor agradece.
Mantenha o previsto no manual e não vá na conversa de vendedor que ,geralmente, não possui conhecimentos técnicos para emitir opinião acerca de sistema de lubrificação de motores à combustão interna.
Vazamento nas juntas?
Simples, troque as mesmas e sanará o problema.
Olá tenho um Corolla fielder só a gasolina, motor com 257 mil km, utilizo óleo recomendado pela fábrica 10w30, mecânico recomendou o 20w50, qual a opinião de vocês?
Veículo baixando óleo como no manual
tenho um corsa premiun 2011 com 600 mil km,uso o castrol 15w40,mas o manual dele fala em 5w30,(especificação dita por quase todas montadoras no manual dos veículos)agora não sei se continuo com o 15w40 ou se coloco o 5w30 que o manual manda ou se coloco um 20w50 por causa do alto km,me ajudem ai pessoal
Na minha opinião não myde o óleo previsto pois quando o motor começar a queimar óleo é porque já aconteceu um desgaste excessivo nos anéis de segmentos dos pistões do motor,possibilitando a passagem de óleo para a câmara de combustão possibilitando assim a queima de óleo junto com a mistura ar-combustivel.Voce não vai resolver o problema e pode comprometer a lubrificação do motor ocasionando desgaste maior do mesmo.
É melhor completar o nível de óleo até que a situação exige uma troca dos anéis.
Caso o motor não apresente queima de óleo,não existe motivo para trocar do óleo previsto.
Isso é jogada de mercado para vender produtos mais caros,Fuja disso.
Tô querendo saber qual óleo colocar no carro com 65 mil km rodado
Meu Carro esta com mais de 94000km e até agora tenho usado o 5/30 de acordo manual fabricante, um vendedor disse que deveria usar 10/40 posso usar?, até hoje não tem baixado o nivel entre as trocas que faço de 7 em 7mil km o que tenho notado é inicio de vasamento na regiao das juntas
Parabéns por trocar o óleo preventivamente, o motor agradece.
Mantenha o previsto no manual e não vá na conversa de vendedor que ,geralmente, não possui conhecimentos técnicos para emitir opinião acerca de sistema de lubrificação de motores à combustão interna.
Vazamento nas juntas?
Simples, troque as mesmas e sanará o problema.
Continue a usar o óleo indicado pelo fabricante, o meu carro está com 170000, e uso o mesmo óleo.
Olá bom dia tenho uma picape estrada ano 2012 está com cento e cinquenta mil quilômetros e está baixando óleo e qual o melhor óleo?
Boa tarde
Tenho um prisma 1.4 2010 com 70mil km. Qual o oleo devo usar? Obrigado Afonso
O previsto em manual.Meu carro está com 130 mil e uso o 5w30 wue é o previsto pelo fabricante. E nada de usar porcaria de aditivos.
Troque o óleo sempre na quilometragem prevista ou antes.
Torço o meu a cada 8000km e nunca deixe o seu carro esquentar.
Meu AP 1.8 está com 186.000 rodados e atualmente estou usando provisoriamente o óleo Shell Helix HX7 10W-40 (semissintético), e já estou aguardando na loja a chegada da nova tecnologia da Shell que é o óleo HX8 5W-40 (sintético), ambos API SN, ACEA A3/B3, A3/B4 e ESPECIFICAÇÃO VW 5002.00 / 505.00.Um óleo bem mais ideal que o anterior para os motores fabricados até 2000. Portanto, aos engenheiros da Shell responsáveis pelos excelentes óleos e aos engenheiros da Audi responsáveis pelo excelente Motor AP (MD 270), aquele abraço e muito obrigado.
BOA noite meu carro tem mais de 123000km que óleo devo usar prisma 2008
ERRADÍSSIMO! O óleo a ser usado é sempre o que a montadora diz, independente da km; pode ser 50 mil km, pode ser 500 mil, se pedir para usar 0W40 por exemplo, você irá usar 5W40. Se o motor começar a queimar mais óleo do que o tolerado (informação disponível no manual do proprietário), será sinal de que os anéis de seguimento estão cansados e o motor irá precisar passar por retífica. Aumentar a viscosidade pode até fazer diminuir a queima do óleo, mas irá prejudicar todo o cabeçote, já que diferente das folgas nas partes de baixo do motor, as tubulações que levam o óleo para o cabeçote não aumentam, e óleos mais viscosos não sobem na velocidade que devem. (e falando em folgas, o quão elas aumentam, vai depender do zelo do proprietário com as trocas de óleo. se as trocas forem feitas corretamente, essas folgas não aumentarão)
0W40*
Pois a cada 50 km você vá pra retifica. Eu acho mais barato aumentar só aumentar a viscosidade do óleo
Eu comprei um Megane há um ano e já vou para a segunda troca de óleo nesse período,ele não está fumando mas a primeira troca demorei um pouco pra fazer e quando o mecânico drenou o óleo estava preto o que pode estar acontecendo?
É normal, amigo. O óleo escurece mesmo.
Quanta bobagem. Se seu carro está fumando com 50 mil, você tem um problema muito maior do que pensa. E se o carro já tem muita rodagem (150 mil ou mais) e está queimando óleo, não tem dessa de mudar a viscosidade, é simplesmente hora de retificar e continuar usando o óleo recomendado pelo fabricante. Tenho um Corsa 2001 1.0 16v que está com 190 mil e usa o 15w40 recomendado no manual, API-SN e não fuma absolutamente nada.
Essa parada de óleo de 20w50 pra alta kilometragem é balela, e essa matéria é um baita desserviço pra quem acompanha o site.
Concordo plenamente contigo!
Cuidado, as vezes o carro fumar pode ser passagem de óleo pelos retentores das hastes de válvula.
Pois ao contrario da lenda “urbana” do carro velho, óleo viscoso, o meu Corsa com mais de 150 mil, usa óleo 0W20 , sem soltar uma fumacinha sequer e o motor funciona feito um relógio, isto rodando desta forma a mais de 10 mil kms, sem problema algum.