Usar óleo para diesel em motor a gasolina é ignorância
Os lubrificantes são específicos para cada tipo de combustível comprimido; prática errônea pode causar danos no propulsor
Os lubrificantes são específicos para cada tipo de combustível comprimido; prática errônea pode causar danos no propulsor
O óleo lubrificante de motor é especificado para o combustível que o propulsor queima. O motor a gasolina tem determinadas necessidades e precisa de um composto específico, há outro para o álcool e um terceiro que é o óleo para diesel. Por que isso? Não seria mais simples uniformizar e padronizar todos eles?
Problema técnico: quando o combustível é queimado na câmara de combustão, gases migram para o cárter e entram em contato com o óleo. Então, esse óleo deve ser adequado para aquele tipo de gás, diferente do que é emitido por outro combustível. Não se deve, portanto, utilizar óleo especificado para motor diesel num motor a gasolina e vice e versa.
Mas, e no caso do motor flex? Já existem óleos projetados para os motores que queimam os dois combustíveis – gasolina ou etanol.
Se você tem certeza que só vai usar gasolina no tanque, pode usar um óleo feito para motor a gasolina.
Por via das dúvidas, se o seu motor é flex, para evitar problemas, deve-se usar seu óleo específico.
Pela reação química entre os gases provenientes da combustão com o óleo, pode haver alterações no composto e prejuízo em suas características. Complicações suficientes para causar danos ao motor.
Apesar disso, por ignorar estas possíveis consequências, existem mecânicos que recomendam o uso, em motores a gasolina, do óleo para diesel. E “explicam” que, como o motor diesel trabalha com elevadas taxas de compressão e “aguentam um tranco maior” pelo serviço pesado, protegem muito mais o motor a gasolina.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Desde 1995 que uso óleo a diesel tanto em carro como moto à gasolina! Sabe-se q no óleo lubrificante diesel tem aditivos ou detergentes q limpam e aguenta quase o dobro de temperatura do óleo lubrificante a gasolina, descarbonizando automaticamente o motor e dando sobrevida no mesmo e cabos e velas. Já passei 07 anos sem trocar jogo velas e cabos. Então contra fatos de 28 anos não pode-se aceitar outros argumentos.
Concordo plenamente !!!! eu usei por muito tempo anos 90 , óleo Rimula turbo Diesel 15w 40 no motor ,MD 1.6 da minha Patati WolksVagen, viajava muito , nunca tive problema…penso que se um sujeito liga um caminhão Mercedes dos antigos, aqui em Porto Alegre, pega estrada vai a Salvador Bahia e Volta , como és óleo vai prejudicar o motor doeu carro????, como o motor sabe se o combustível é gasolina ou óleo diesel, se a função dele é a mesma ,apenas lubrificar as partes internas do motor ????
Bom dia eu estou lendo muitos comentários
Só queria relatar quê já uso a muito tempo óleo de motor diesel em carro a gasolina e não tive nada até agora
Ignorância é de quem escreveu essa matéria, tanto a ANP quanto os fabricantes de óleo lubrificante aprovam o uso de lubrificantes diesel em motores a gasolina, etanol, GNV ou flex. Porém o inverso não pode ser feito.
“eu uso óleo lubrificante em meus veículos de motores a gasolina desde 1998, até hoje (2021) não ocorreu qualquer irregularidade, vou continuar usando de ouvido tapado a esses comentários contrário, que nada mais é que marketing do petróleo.
Se fosse assim porque o lubrax top turbo para motores a diesel vem com classificação api SL que se destina a motores a gasolina ?
E porque todos os foruns só vêem vantagem no uso do lubrificante ?
Então não existe óleo misto ?
Perfeito meu caro, isso é, interesse comercial….proibirem , vc de fazer o mais barato , sem que eles ganhem algum ….
Se não pudesse usar não vinha descrito api sj ou superior uso em motor GM 2.0 d 20mil km agora cm 250 não baixa óleo e o imprecionante é ver p dentro não tem borra diferente d um motor cm a mesma kilometrgen q é um nojo p dentro!
Um determinado óleo para cada tipo de combustível. E se for veiculo com combustível flex?
Essa informação não procede,sou taxista ,sempre uso óleo para diesel pos permite melhor desempenho real do veículo e economia de combustível , fora que fica silencioso o motor, trabalhando em têmperatura condicional por ser um óleo pleno para motores de uso diário, top turbo da lubrax é o q uso, mas existem vários de ótimo desempenho tbm.
Exatamente amigo ,uso no meu bugre 1600 em condições extremas e só vi vantagem .partidas mais leves .saídas a frio sem perdas …marcha lenta serena …tudo de bom
Qual óleo vc usa
Que bom saber.
Renho uns 30 litros de óleo para motores diesel que sobraram do caminhão que meu irmão vendeu.
Vou por no meu celtinha, só vou trocar o filtro!
É isso aí, pode trocar, não vai se arrepender…. O que vc não pode fazer, é misturar, óleo sintético com mineral!!!!! Mas óleo motor diesel com óleo mineral pode, usar óleo motor diesel em motor gasolina ou álcool pode sim ….
Não quero afirmar nada só peço para leren determinados óleos para motores diesel as seguintes recomendações api sj ou superior ! Para os q não sabem oq significa isso diz q atende a calcificação sj a gasolina! Dúvidas só leren em rótulos de lubrificantes para motos para
Há necessidade de informação por parte do SITE,as empresas produtoras de lubrificantes já recomendam o uso MISTO.Ex:CHEVRON(TEXACO).
NÃO TÊM QUE ANDAR A INVENTAR NADA, ESTÁ LÁ TUDO EXPLICADO. basta VER A DESGINAÇÃO api.
aPI SL/CD, POR EXEMPLO, dá para gasolina e gasóleo, e o óleo é o mesmo.
Acho que a matéria tá por fora, se o óleo atender as especificações API tipo SL, SN ou o que for exigido pode usar sem problema no motor a gasolina, é fato que os lubrificantes para motor a diesel tem aditivos que suportam extrema utilização e ainda rodam alta quilometragem, mas também são mais caros.
Lubrificante pra motor flex…isso existe ? Existe desde 1978 motores rodando a etanol no Brasil, e nunca vi lubrificante pra motor etanol. Sempre foi o mesmo do usado na gasolina. E agora o cara escreve e realmente ja tem essa enrolação ao consumidor que tem lubrificante para motor flex, lubrificante pra motor que só roda na gasolina ou etanol se o dono escolher… nos poupe vai, primeira coisa pra desqualificar essa materia. Segunda coisa… ignorar que fabricantes de lubrificantes fazem para frotas, que usam especificam para ciclo diesel e ciclo otto. Acho que o cara nunca leu especificação de um lubrificante. Ele acha que uma chevron ou br iriam se arriscar a tomar um processo de milhares de pessoas e empresas se não fosse real e compativel esses lubrificantes.
que bobagem!!!! desde há muito tempo atrás que existe óleos multi-combustíveis para frotistas e gente “ignorante” que teima em ler as especificações técnicas do óleo. Hoje quase todos os óleo para a linha diesel atende os requisitos de motores ciclo oto… leia vc mesmo…. o Lubrax Top Turbo, por exemplo, atende a especificação SL / SM para motores a gasolina. Eu mesmo o utilizei em diversos motores a gasolina e flex… e digo: são muito mais protetivos que esses óleos finos vendidos hoje em dia.
Concordo plenamente contigo!