Usar óleo para diesel em motor a gasolina é ignorância

Não faça isso

Por BORIS FELDMAN04/05/18 às 09h00

O óleo de cada motor é especificado para o combustível que ele queima. Então, o motor a gasolina tem um determinado tipo de óleo, há outro para o álcool e um terceiro que é o óleo para diesel. Por que isso? Não seria mais simples uniformizar e padronizar todos eles?

óleo para diesel e outros tipos de combustível

Problema técnico: quando o combustível é queimado na câmara de combustão, gases migram para o cárter e entram em contato com o óleo. Então, esse óleo deve ser adequado para aquele tipo de gás, diferente do que é emitido por outro combustível. Não se deve, portanto, utilizar óleo especificado para motor diesel num motor a gasolina e vice e versa.

Mas, e no caso do motor flex? Já existem óleos projetados para os motores que queimam os dois combustíveis, gasolina ou etanol. Se você tem certeza que só vai usar gasolina no tanque, pode usar um óleo feito para motor a gasolina. E vice e versa.

Por via das dúvidas, se o seu motor é flex, vai que por qualquer motivo você tenha que abastecer com o outro combustível. Então, para evitar problemas, se o motor é flex, deve-se usar seu óleo específico.

Que problema pode ocorrer quando se usa no motor a diesel o óleo especificado para a gasolina, e vice-versa? Pela reação química entre os gases provenientes da combustão com o óleo, que pode alterar e prejudicar suas características e causar danos ao motor. Apesar disso, por ignorar estas possíveis consequências, existem mecânicos que recomendam o uso, em motores a gasolina, do óleo para diesel. E “explicam” que, como o motor diesel trabalha com elevadas taxas de compressão e “aguentam um tranco maior” pelo serviço pesado, protegem muito mais o motor a gasolina.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Rodolfo 7 de maio de 2018

    É bem verdade isso. E tem um tópico sobre “Pode usar óleo de motor diesel em carro?” no site do Clube do Gol Quadrado no link abaixo, em que um Engenheiro Mecânico (Rodox) aborda todas as variáveis para não se usar óleo de motor diesel em motores a gasolina ou etanol. Muito interessante o que o Boris diz e que o Rodox.
    Link

Deixe um comentário