Painel tem luzes de informação e alerta; sabe a diferença?

As luzes do painel são classificadas de acordo com a sua cor: azul, verde, amarela e vermelha - algumas indicam problemas que podem ser grave

Por Boris Feldman25/07/19 às 06h15

É tanta luz de alerta que se acende no painel, que deu até preguiça tentar identificá-las. Mas vai aqui uma orientação geral para o motorista pelo menos ter ideia do que deve ser feito quando aquela luz se acende.

Elas são classificadas de acordo com a sua cor. Se a luz é azul ou verde, ela não significa problema nenhum no carro, é uma luz de informação para avisar o motorista equipamentos que podem estar ligados ou desligados. Por exemplo: a luz azul quer dizer o farol alto está acionado.

As luzes de alerta, propriamente ditas, podem ser amarelas ou vermelhas. A luz amarela significa que foi detectado um problema, tem que levar o carro para uma oficina, mas sem urgência – dá para você ir rodando. A luz vermelha significa: cuidado, possibilidade de um problema grave. Se você não sabe do que se trata, chame um mecânico ou um reboque.

Painel do carro
Algumas das luzes do painel do carro
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário