Para-brisa trincado pode ser resultado de choque térmico

Não achou nenhum vestígio de impacto no para-brisa? A trinca pode ter sido causada pela diferença de temperatura. Boris explica melhor

shutterstock 648072997
Por Boris Feldman
Publicado em 09/06/2018 às 11h00
Atualizado em 27/01/2020 às 15h26

Quando o carro aparece com o para-brisa trincado, o motorista imediatamente vai atrás da marca de uma pedra que possa tê-lo atingido. Mas nem sempre encontra o indício ou vestígio de alguma coisa que tenha provocado o estrago.

Muitas vezes, uma pequena marquinha ou trinca pode ter surgido, e, enquanto o carro vai rodando, ela vai se expandindo. Pronto! A trinquinha vira uma trincona de fora a fora no vidro.

Mas, se não tem vestígio de nada que o possa ter atingido, como explicar a trinca?

para-brisa trincado

Choque térmico é a causa do para-brisa trincado

Não é tão complicado assim: o carro pode ter ficado estacionado sob um sol intenso durante horas e horas a fio. Quando o motorista volta, o calor no interior está insuportável e ele liga imediatamente o ar-condicionado. Muitos nem se lembram de abrir todos os vidros para aliviar o calor interno, o que demora apenas alguns segundos.

Não somente ligam o ar-condicionado no máximo, como deixam parte do fluxo orientado para cima do painel, virado exatamente para o para-brisa. Ora, o vidro que estava superaquecido por estar horas sob o sol recebe de repente um fluxo de ar muito frio e não suporta esta súbita variação térmica. A trinca é inevitável.

Dica: Ao sair com um carro que esteja extremamente aquecido no interior, abra as janelas enquanto roda com ele durante alguns minutos. Isso para que aconteça um resfriamento natural do habitáculo.

Depois, ao fechar as janelas e ligar o ar-condicionado, lembrar-se de não dirigir nenhuma de suas ventarolas diretamente para o para-brisa, evitando assim o choque térmico. Existem várias posições de regulagem que permitem dirigir o ar só para o interior do carro.

Cuidado com o reparo de para-brisa

No caso de se substituir um para-brisa trincado, cuidado com uma eventual oferta extremamente barata: é porque no passado ele era temperado e se partia em milhares de pequenos pedaços quando se quebrava.

Hoje, não existe mais este risco, pois, por lei, ele deve ser do tipo laminado. Mas, tem loja que ignora a exigência legal e ainda oferece alguns daqueles antigos que ficaram obsoletos no estoque, por um preço bem camarada. E deixando o motorista sem nenhuma visibilidade quando quebram.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos 6 de maio de 2022

Boa noite comigo eu lavei o carro no lava jato e fui pra casa estacionei o carro na causada quando voltei depois de umas horas já estava trincado,a minha pergunta e colocar o carro de lado pode trincar o parabrisa me falaram que pode ter torcido a carroceria por isso truncou estou com essa dúvida,? alguém sabe se pode trincar por causa de está na causada?

Avatar
Jonas Pires da Frota 11 de abril de 2022

Hoje estou trocando o parabrisa da Pajero pela segunda vez dentro de um ano!
Mudei para uma região montanhosa, e no mesmo tempo que está aquele sol escaldante, a temperatura cai, e sempre cai um chuvisqueiro, achei que era meu cachorro que estava subindo no capo do carro, mas deve ser mesmo um choque térmico!

Avatar
DANIEL FREITAS DA SILVA 28 de março de 2021

Boa noite, gente do céu eu estou chocado com um fato parecido com todos esses , hj quando eu fui descobri meu carro tive uma grande surpresa o parabrisa trincado, ñ tem vestigio de pedra e nem de pancada minha grande dúvida é em sabe se isso pode ter acontecido por conta do excesso de sol ,porque meu carro leva por dia umas 5 hrs de sol será esse o motivo? Obrigado!!

Avatar
Wellington Souza 21 de setembro de 2020

Aconteceu algo parecido comigo deixei meu carro no sol e quando fui pegar estava com o parabrisa trincado, não liguei o ar condicionado nem joguei água no parabrisa, cheguei já estava quebrado, tinha um suporte para celular no parabrisa daqueles tipo ventosa e a trinca foi até o suporte pode ter sido também por conta disso que fez o parabrisa quebrar.

Avatar
Tiago 11 de março de 2020

Bá um dia desses o meu carro estava no sol, fui lavar ele e quando joguei água no parabrisa deu um estouro e apareceu um teincadão. :/

Avatar
Alvaro Zamonelli 11 de abril de 2020

Aconteceu comigo. Deixei o carro no sol quente por uma hora e assim que coloquei na garagem, fui lava-lo e joguei um balde água fria no para-brisa dianteiro, o qual fez uma trinca de aproximadamente um 90 cm.

Avatar
Claudemir 16 de dezembro de 2023

Como fazer

Avatar
MARIA JOSE FONSECA PINTO 4 de fevereiro de 2020

Olá! Tenho uma duvida:
Se o passageiro estiver com o pe encostado na parte interna do para brisa e alguma pedra ou animal bater na parte externa O vidro pode quebrar ou trincar? E um fator que aumenta a chance da trinca? Obrigada pelo esclarecimento

Avatar
Riquelme 9 de junho de 2018

Bom dia Boris! Comprei uma Duster 0km ano passado e com 5000km baixou bastante o óleo, levei na concessionária e completaram o nível do óleo, lacraram a vareta e pediram para eu rodar mais 3000km e retornar para averiguar. Retornei à concessionária e o problema persistiu, então a montadora solicitou o envio do motor para a fábrica para efetuar o devido reparo.
Mediante a situação, solicitei na concessionária um laudo técnico informando qual o problema apresentado e qual seria o procedimento para corrigir, mas para minha surpresa me informaram que a montadora não poderia fornecer qualquer parecer referente, alegando que tratava de questões internas que impediam. Então te pergunto, não tenho direito de saber qual o problema apresentado e qual o reparo? Sinceramente, fiquei decepcionado e insatisfeito com a Renault. Agradeço pela atenção.

Avatar
luana leite 9 de fevereiro de 2021

você tem o direito de saber o que acontece com o bem que está em seu nome, a empresa tem a obrigação não só de sanar o problema em tempo hábil, como dizer do porque do carro apresentá-lo e qual será a medida cabível para saná-lo efetivamente, de modo que não ofereça risco pra você e sua família.
E tem mais, se não consertarem dentro do prazo estabelecido pelo código de defesa do consumidor, você poderá exigir que a transação seja desfeita, eles terão a obrigação de desfazerem, sob pena de serem acionados pelo judiciário. Esse direito de saber sobre o que ocorreu com o carro, não se esgota com o tempo, ou seja, você pode pedir a qualquer momento, pois você precisa estar confiante em um bem no qual você anda com sua família.

Avatar
HELENO FREIRE 29 de abril de 2023

Isso vai de encontro a lei do consumidor, eles tem por obrigação de dizer qual foi o serviço feito o motor — inclusive para garantia do conserto efetuado. Com certeza vc agora não confia mais se eles derem um laudo obrigado por lei, a confiança acabou, se faz pouco tempo e vc estiver em S. Paulo seria bom se in formar com o Celso Russomano. Eu faria Isso!

Avatar
Deixe um comentário