Para-brisa trincado: além do prejuízo, ponto no prontuário

Trincou o seu para-brisa? Então trate de levar logo o carro à oficina para consertá-lo, pois o prejuízo pode ser duplo!

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para-brisa trincado (Foto | Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/04/2018 às 18h07
Atualizado em 22/09/2020 às 17h22

Para começo de conversa, a legislação considera a visibilidade do motorista um item de segurança, e um para-brisa trincado pode prejudicá-la. Rodar com o automóvel nessas condições é uma infração considerada grave, com multa de R$ 127,00 e cinco pontos no prontuário.

Entretanto, nem sempre é necessário substituir o para-brisa, que dependendo do carro, pode custar uma “nota preta”. Caso dos importados (e alguns nacionais) mais sofisticados que contam, por exemplo, com o dispositivo automático que aciona os limpadores quando começa a chover.

Para detectar a água no vidro, ele tem embutido um sensor que percebe uma distorção ótica, o que aumenta muito o seu custo de fabricação. Além de ser importado e pagar um respeitável valor em impostos. Tem para-brisa que chega a custar a “bagatela” de R$ 15 mil no nosso mercado.

Boris Feldman explica que um parabrisa trincado pode levar, além do prejuízo do conserto, a uma multa e pontos na carteira do motorista.

Nos automóveis nacionais mais simples, seu custo é menor e pode ser de R$ 200 ou R$ 300. Qualquer para-brisa trincado, entretanto, admite um reparo desde que a rachadura seja pequena, inferior a um ou dois centímetros. O padrão é colocar sobre ela uma moeda de R$ 1: a trinca não pode ser maior.

Empresas especializadas neste reparo aplicam uma resina e a trinca desaparece, fica praticamente imperceptível. Mas, é impossível reparar o para-brisa com uma trinca de dimensões maiores. Ou se ela estiver numa extremidade do vidro.

Outro cuidado: a pequena trinca que pode ser reparada costuma aumentar com o carro em movimento e não permitir mais o conserto alguns dias depois.

A legislação brasileira obriga o uso do para-brisa laminado, ou seja, no caso de receber o impacto de uma pedra, por exemplo, ele não se desmancha em milhares de pequenos pedaços como os vidros laterais. Aparecem apenas grandes trincas que continuam permitindo a visibilidade.

Mas, se uma loja especializada oferecer um para-brisa por preço muito barato, bem abaixo da cotação média no mercado, cuidado: tem muito picareta por aí fabricando para-brisa com vidro temperado, o mesmo que vai nas janelas e que, no caso de um impacto, impede a visibilidade. É proibido, mas…

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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Samuel Mello 12 de outubro de 2019

Todas as leis q o sistema cria servem pra prejudicar as pessoas, agora se meu vidro quebrar eu vou ser obrigado a consertar porem a viatura da policia pode andar com o ipva atrasado e com pneus carecas quem ninguem se importa, quanto a multa e retenção fica quase impossivel arrumar um carro que esteja apreendido e pagando estadia diaria num patio onde os proprios funcionarios depredam ainda mais os veiculos que la se encontram.

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Marcos 9 de novembro de 2018

Quer dizer que se meu para brisa quebrar durante a viagem e encontrar um policial, além do prejuízo terei uma multa?

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Lean Morais 16 de outubro de 2018

Boa tarde,
Os valores apresentados estão incorretos.
Sou proprietário de uma empresa de gestão e consultoria de frotas, se precisarem de alguma informação estou a disposição.

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