Diesel ou gasolina em picape e SUV: prós e contras de cada

Na hora de comprar uma picape ou um SUV sempre bate aquela dúvida se paga um pouco a mais e leva uma movida a diesel ou se poupa a grana e leva uma a gasolina

diesel combustivel painel
Por Boris Feldman
Publicado em 10/05/2018 às 21h30
Atualizado em 21/02/2020 às 11h11

Diesel ou a gasolina? Na hora de comprar uma picape ou um SUV sempre bate aquela dúvida se paga um pouco a mais e leva uma movida a diesel ou se poupa a grana e leva uma a gasolina. Afinal, qual é a melhor escolha?

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Como em Brasília ninguém tem dúvida de que o Brasil é o país mais inteligente do mundo, só aqui o uso do diesel no automóvel é proibido. A dúvida então, entre comprar um diesel ou um a gasolina, se restringe às caminhonetes e alguns SUVs.

Entre os dois têm sempre os pontos positivos e negativos, embora no Brasil tenha esse mito de que o diesel é sempre muito melhor, mas nem sempre.

Vantagens do diesel

Suas duas principais vantagens do diesel sobre a gasolina: o quilômetro rodado custa muito menos e, por ser mais procurada, a caminhonete diesel usada tem maior valor de revenda.

Em compensação, o motor diesel custa muito, muito mais que o gasolina e, pra compensar esse investimento a mais na hora de comprar a picape, ela tem que rodar no mínimo 10 mil quilômetros por mês.

Vantagens da gasolina

A favor da gasolina: o investimento inicial é muito menor e a diferença de consumo em relação ao diesel vem diminuindo, porque os motores a gasolina estão passando por muitos aperfeiçoamentos e, injeção direta e turbina entre os principais.

Outra vantagem do motor a gasolina é que ele sempre proporcionou uma dirigibilidade melhor. Ele é mais suave, tem melhor desempenho, mas aí veio o troco do diesel, porque ele também vem sendo aperfeiçoado, vibrando e poluindo cada vez menos.

Não nas nossas picapes aqui no Brasil, mas na Europa já não se percebe diferença entre a dirigibilidade dos automóveis a diesel ou dos modelos a gasolina.

diesel ou gasolina: o que escolher?

Foto Shutterstock

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
70 Comentários
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Rodrigo Mancuso 24 de agosto de 2023

Tenho uma S10 diesel, ano 2018. Pouco me importo com valor de seguro, manutenção, combustível, km rodado/mês etc e etc. Comprei sabendo de tudo isso. Levei em consideração as minhas necessidades de momento e estou muito feliz.

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Guilherme 9 de agosto de 2022

Reportagem incompleta. Faltou falar da durabilidade de um motor à diesel que é muito maior, do torque que é muito maior. Já tive picape flex e também à diesel, digo que é muito melhor à diesel, no meu caso pois trabalho em campo, em viagem, então rodo muito, a durabilidade do motor à diesel é muito maior. Uma picape flex com 100.000 km rodados está bem rodada, já uma picape à diesel com essa quilometragem está com o motor praticamente seminovo, ainda pode rodar muito. Simplificando, se vc só roda na cidade e não usa muito o carro pra trabalhar, vá de flex, se roda muito, tipo 25.000 km por ano e se trabalha com o carro como eu, vá de diesel, compensa principalmente pela durabilidade…

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Cesare Bellantuono 1 de janeiro de 2023

Estou para comprar uma Toro, o que mais me preocupa e o valor do seguro em relação a ( gasolina X diesel), pela sua experiência qual seria o percentual mais caro em relação de um seguro a gasolina?

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Guilherme 2 de janeiro de 2023

No geral, o seguro da Toro flex custa 2/3 do seguro da Toro à diesel. Pago hoje 4.000 na diesel, na flex eu pagava 2.500…

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JOSE UBIRAJARA COBRA DE CARVALHO 11 de abril de 2022

Pior que isto tudo, é a Mercedes Benz trazer para o Brasil uma SUV (GLE 400d) e não existir Pneu para reposição no mercado (275/50R20 113W Run Flat) e nem se preocupar com isto.
Este Pneu não existe (de nenhuma marca) a venda no Brasil.
Para os entendidos em PNEU é possível substituir um Pneu 113W por um 109H?
Grato a todos que puderem me dar uma orientação de como resolver este problema pois os Pneus originais estão quase no final de vida.

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Reginaldo Castro 2 de novembro de 2021

O levantamento está incompleto, faltaram analisar; custo do seguro, peças, IPVA, mão de obra e valor de revenda.

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William 3 de julho de 2021

Boa tarde a todos. Tenho uma camionete a gasolina e não tenho problemas com ela. Em vista dos carros que dão média de 7 a 8 km por litro na gasolina minha camionete está até melhor que muitos carros. O motor a diesel e muito bom mas quando penso na manutenção de turbina, bicos injetores e bomba injetoras que e muito caro no diesel optei em escolher a gasolina. E por enquanto não tenho nada a reclamar. Minha picape e uma ranger 2.3 16v apenas gasolina.

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Andre 24 de novembro de 2020

Tô pensando em trocar meu Jetta em uma Pajero Full 7 lugares diesel , mas com o pé atrás pois alguns falam bem, outros falam mal alguém tem e poderia me informar algum pontos pra checar?

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Pedro Prado 9 de fevereiro de 2021

Duas bombas!

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PEDRO BEVILAQUA 16 de outubro de 2021

Já entrou num Jetta?

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Ricardo braga de melo 4 de novembro de 2020

Motor a gasolina tem melhor desempenho????????

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Ricardo braga 4 de novembro de 2020

Motor a gasolina tem melhor desempenho????????

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Alexandre Herédia 2 de janeiro de 2020

Movido a diesel, claro pois é o único combustível que é lubrificante (óleo); daí, a durabilidade… agora, se a grana for curta, melhor um zerado flex que um diesel que já rodou meio milhão de quilômetros…

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Daniel m castro 5 de março de 2021

Pra mim que roda 1200 km por mês não justifica pagar 60 mil a mais por uma grand cherokee a diesel, fora o seguro, manutenção mais cara do diesel .

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Alessandro 15 de novembro de 2019

Pra valer apena o diesel tem q rodar 10 mil km por mes..nossaa..eu rodo 6 mil km por ano..entao quer dizer q pra mim seria a melhor opçao a flex?

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Márcio 8 de dezembro de 2020

com certeza, pois seu gasto com ela, não compensa o valor investido, é só fazer a conta de IPVA, Seguro, pneus/Ano e tudo mais, em relação a Flex, mesma na hora de vender, somente se for particular, senão nunca pagam o valor real do automóvel, aonde se perde muito, mas muito dinheiro, e a gasolina, já se sabe que terá perca, então o susto é menor…

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Eduardo 24 de outubro de 2019

Sejamos francos e sensatos… um proprietário que tenha força financeira para comprar um carro de cerca de 200 mil reais, simplesmente vai no posto e abastece ou simplesmente vai na css e troca a peça que tiver de trocar, não olha preços e não faz comparações! Acredito que esse tipo de consumidor (classe A e B) está preocupado com o conforto e tecnologia que um veiculo de +200 mil pode oferecer. Se a pessoa está fazendo conta de tudo, dando mais atenção à economia do que ao conforto, já compra o carro pensando nas peças que vão quebrar e preocupado com diferenças, ela deveria voltar para os modelos populares.

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Luiz 9 de agosto de 2019

Não tenho carro a Diesel embora sempre tive vontade. mas temos que parar com essa discussão sem nexo e cair na real , que quem pode , pode quem não pode tem que se conformar com o que pode ter . O cara não pode ter um carro de R$200.000,00 e reclamar que esta pagando muito de gasolina, seguro, IPVA e outra coisas a mais. NãO PODE TER NÃO TENHA, CAIA NA REAL. SOU SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL E ATÉ PODERIA TER UMA SUV A DIESEL , MAS NÃO TENHO JUSTAMENTE PARA NÃO FICAR RECLAMANDO.

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Juvenal 8 de outubro de 2020

Bom dia, claro que respeito sua opinião, más não concordo, justamente pq não é o fato de poder comprar e, sim, são os tributos arrecadados pelo Governo que são injustos, o valor de arrecadação deveria ser único, afinal os locais ou vias públicas,quais, trafegam os veículos são iguais a todos, então, será justo, um determinado veículo, por exemplo, pagar 2000 de tributos de IPVA, e, outro determinado veículo, nada pagar, isso sem contar o valor do combustível que, nesse país é assustador, então, como disse, ao meu ver, não seria o fato de poder comprar.

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Pedro Prado 9 de fevereiro de 2021

Como passou no concurso se não sabe escrever?
Preocupante.

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Leandro 26 de março de 2019

A muito tempo as pessoas deixaram de comprar picapes para roça,muitos compram para final de semana,pelo conforto e pela ótima dirigibilidade, sendo assim muita deixaram de comprar a diesel para comprar a gasolina. Para dar aquele rolezinho final de semana eu prefiro gasolina, agora se vc vai para roça, enfrentar Fazenda,lama,estrada de terra, tocar boi, etc.. vai de diesel.

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Tiago Ribeiro 27 de setembro de 2018

Blz pessoal? Já que há muitos proprietários de carros a diesel aqui gostaria de fazer uma pergunta. Atualmente tenho um golf tsi mas estou pensando em pegar uma Renegade a diesel, mais para uso urbano e fazer um off-road leve aos finais de semana. Mas rodo pouco, uns 10 a 15mil km por ano no máximo. Sei que economicamente não seria interessante mas detesto carro sem motor e minha garagem não é das maiores. Há problemas em rodar poucos km por dia com o diesel? Li em algumas matérias que estes carros são feitos para rodar muito, e não pouco. Grato!

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José A J Vital 27 de setembro de 2018

Tenho uma Mitsubishi L-200 ano 2009 a seis anos e nesse tempo rodei 40 mil Km. O único problema que tive foi bateria arriada devido a uma instalação de som mal feita que estava roubando corrente. Isso resolvido não tive mais problema algum.
Meu custo andando no díesel é o mesmo que num gol 1000 ! É só fazer as trocas de óleo e filtros segundo o manual e mais nada . Só uso diesel s-10 na minha japa !

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Nilton assuncao 12 de maio de 2018

Afinal em um Pais como o Brasil e melhor a diesel ou a gasolina

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Claudio 12 de maio de 2018

Tenho uma Trailblazer a diesel 2018. Maravilhosa. Faz 9 km na cidade e 14 na estrada. Tem 7 lugares espaçosos é muita tecnologia. Gasto a metade por mês doque quando tinha uma SUV a gasolina. O valor de revenda é muito maior que a gasolina. Acho que vale a pena. Economizo 600 reais por mês de combustível ( no ano 7.200) e vale 30% mais que a gasolina
Não precisa andar 10.000 km por mês para valer a pena
T

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Vinicius 6 de setembro de 2018

Vc roda quantos km por mês

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pedro pereira 8 de novembro de 2018

larga de mentira

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Guilherme 13 de dezembro de 2018

Certo, você economiza 600 reais por mês de combustível…
Uma grande dúvida. Que ano era a sua SUV à gasolina? Mesmo ano? Mesmo modelo?
Comparar carros de anos diferentes e modelos diferentes, não é comparar “corretamente”.
Segundo. Economisa 7.200 no ano.
A Trailblazer GASOLINA custa 183.790, já a versão DIESEL sai por 224.390. O IPVA (no meu estado) é 3,5%, então a diferença delas + diferença do IPVA no 1º ano seria de R$42.021.
De acordo com o INMETRO, a versão GASOLINA faz uma média de 6,6 na cidade e 8,6 na estada, já a versão diesel faz 8,4 e 10,5. No Km rodado (circuito 50% cidade e 50% estrada), na Gasolina (4,13–preço na minha cidade e HOJE) teria um gasto de R$0,54. Já na Diesel (3,25–preço na minha cidade e HOJE) teríamos um gasto de R$0,34. A diferença seria de 21 centavos / km rodado.
Levando em consideração que a diferença de seguro entre DIESEL e GASOLINA é grande, fora o preço de revisão que altera, mas não sei com exatidão, não levarei em consideração na conta agora.
São 42.021 reais a diferença de valor entre elas + diferença de IPVA. Se dividirmos este valor por 21 centavos, são exatos 200.100 Km a serem rodados para PAGAR a diferença.
Se você economiza 7200 reais/ano, são 5 anos e 10 meses de uso para dar a diferença…
Será que você realmente economiza? Eu creio que não…

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rômulo 7 de março de 2019

Uma variável ficou de fora: depois de 5 anos e 10 meses quanto desvalorizou cada uma delas? Dependendo isso pode fazer uma ou outra ser mais interessante.

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André 23 de maio de 2020

Parabéns mano isso mesmo a gasolina sempre e melhor mim .e nem um mecânico enrrola agente quamso7a manutenção .já tive disel ranger .fazia 10 km litro vendo não aguentei a roubalheira mecânico .
Agora o uma v6 gasolina 1993 impecável.e faz 5 a 8 litro e não me arrependo nada .pois se dá problema já sei que pode ser. Fácil de verificar.

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Ari benhur Leão 21 de dezembro de 2020

É isso Guilherme, sempre falo que a diferença de preço IPVA, seguro, óleo, filtros e outros já deixa tudo igual. E andar em um carro a gasolina é bem mais confortável. Falo com experiência já tive os dois modelos. E na hora de vender ou trocar temos que comparar, com o mesmo modelo e vamos ver que não tem muita diferença.

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Francisco Mouro Pazos 16 de fevereiro de 2021

Amigo você não pode botar a diferença de preço nessa conta porque na hora de vender a diesel continua valendo mais. Pick up a gasolina para vender é osso.

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Robinson 7 de abril de 2022

Tudo está com valores absurdos, realmente o diesel é mais econômico e valorizados, sem debates.

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Fabio 12 de maio de 2018

Tenho pickup a mais de 10 anos e todas foram a diesel , realmente no Brasil existe um mito que camionete tem que ser a diesel , é que curte pickup sabe que tem que ter 4×4 primeiro por questão de segurança segundo por revenda , mais todos os próprietarios e ex proprietário sabe que o seguro e altíssimo , falar em manutenção em carro a diesel é muito vago , trabalho com reparação automotiva e nunca , digo nunca tive problemas com minhas camionete já tive Frontier 2.8 , Hilux 3.0 , Frontier 2.5 , Dodge ram 5.9 e agora novamente Hilux 3.0 e nenhuma me deu despesas a não ser o óbvio , para quem pensa em carro a diesel para ficar pouco tempo para quem está sempre trocando de carro realmente não é uma boa compra ,so é bom negócio para ficar no mínimo 4 anos e 200.000 km lembrando que neste período ela vai levar uns 40.000 mil em IPVA e seguro ( rio de janeiro ) eu pessoalmente não abro mão de pick up a diesel ,

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Antônio Vilson Silva 11 de maio de 2018

Eu tenho um Jeep Renegade turbo diesel o melhor carro que eu possui até hoje não é porque é o Renegade é porque ele é diesel, quem fala mal do carro a diesel porque não possui ou ainda!!!!! Se o diesel não tivesse vantagem acima da gasolina e do etanol caminhão seria a gasolina ou etanol !!!

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Guilherme 13 de dezembro de 2018

Caminhão é movido a diesel por conta do TORQUE que o motor entrega.
A única e verdadeira vantagem de um motor diesel em relação a um motor ciclo OTO, é o torque.
Lógico, tem caminhonete americana com motor V8 turbo gasolina que tem 70kgmf de torque, mas esse mesmo motor diesel, passaria dos 100kgmf (vide a RAM 2500)

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Camilo Pimenta 11 de maio de 2018

Todas tem prós e contras mas na minha opinião se vc roda pouco compensa ter uma pick up flex pois pra ter uma diesel vai ter que pagar mais de trinta mil na diferença de preço ( carro novo) outra coisa a manutenção da diesel e caríssima se optar por um carro mais velho mas aí vai de gosto e bolso!

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Elton Reis rodrigues 11 de maio de 2018

Boa noite em 2013 comprei uma Nissan zero e segunda que possuo carro a disel tem manutenção um pouco mais caro mais tenho o conforto de andar o tempo com ar ligado onde seu consumo e 9km por litro em média e tenho conforto nas ultrapassagem em subida pesada ou leve deixando qualquer picape a gasolina para trás.quanto ao seguro sempre paguei em torno de 2600.00 pois tenho apólice velha.ja andei 290000 mil km gastei até hoje de mecânica cerca de $9000.00 achei pouco pelo tanto que andei.troquei simplesmente 2 mangueira do turbo uma embreagem um cubo de roda um par de amortecedor dianteiro e um radiador e duas bandeja tudo comprado no paralelo.estou muito satisfeito até agora estou pensando em comprar outra 4×4.

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Luiz 11 de maio de 2018

Que reportagem. Ruim. Aliás péssima. É só fazer conta a picape diesel é muito mais barata que a flexibilidade, pois não desvaloriza. A economia só abastecer é lucro direto, não tem que amortizar nada. Mas o repórter é preguiçoso demais pra fazer essa conta

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Silas 5 de novembro de 2018

Todo automovel tem a sua desvalorização, diesel tem mais torque e gasto menor com combustível mas o preço é superior a 30% de um a gasolina então se você não usa muito, não vale a pena.

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PER C 11 de maio de 2018

Reportagem ,,, sofrível, sem conclusão fraca

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Francisco Aguiar 11 de maio de 2018

Não vi comentários sobre a revenda. Pode até ser difícil tirar a diferença inicial só no consumo de combustível se você não roda 10mil km por mês. Mas na hora da revenda, o diesel comprado por 150k você vende por 140k. O flex comprado por 120k você vende por 70k na marra. Ou seja, mesmo não rodando 10mil km por mês o diesel pode ainda ser muito mais vantajoso do ponto de vista de economia.

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GUILHERME 13 de dezembro de 2018

Você vende por mais, mas gasta mais.
Levando em consideração a sua conta ai de cima…
150k – 140k = 10.000
120k – 70k = 50.000
50.000 – 10.000 = 40.000
1º: você pagou 30.000 a mais na compra já, então 40k – 30k = 10k de diferença no ano
2º: IPVA da diferença de 1.050 –> 10.000-1.050 = 8.950
3º: Revisão mais cara (não vou por valor, cada marca tem um preço)
4º: Seguro mais caro (por baixo da 3k de diferença) –> 8.950 – 3.000 = 5.950
5º: diferença de valor inicial (30.000) rendendo juros no ano (que de 5%), teria 1.500 a mais no ano de dinheiro na conta –> 5.950 – 1.500 = 4.450
6º: risco de assalto
7º: custo por km rodado (cada um tem uma diferença).
Tem certeza que compensa a diferença?

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Paulo Roberto da Cunha Bueno 11 de maio de 2018

É. Disseram, Disseram, disseram e nenhuma conclusão pro leitor ou consumidor de carros. Cultura inútil

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Silas 11 de maio de 2018

Tenho uma hilux 2006 3.0 automática a diesel esta com 250.000km o motor está novo anda roda mais 700.000 está e a vantagem.

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Antonio N. Neves 11 de maio de 2018

Na época da D20, a própria GM fez um estudo no qual apontava que para a pick-up dirsel ser vantajosa, teria que rodar no mínimo 15.000/Km mês. Já tive Hilux SW4 a diesel, e com o valor anual do seguro na época, dava para comprar um Escort Hobby com 3 anos de uso. Resumindo: Somando-se custo do veículo, manutenção, seguro e risco de furto, melhor opção é gasolina.

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Edward Moreira gomes 11 de maio de 2018

Tô no diesel e não abro, mais confiável espaçoso, tenho uma hilux 3.0 diesel e não abro mão, e rodar no macio dez.

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Laércio 11 de maio de 2018

Com a diferença mínima entre diesel e etanol/gasolina, ainda mais pelo meu pouco uso, mesmo diário, a picape flex supre c folga na cidade, pela economia geral, robustez e conforto(silencioso). Sobra arrojo.

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Emerson 11 de maio de 2018

Bom eu prefiro a flex, tenho uma Ranger 2018 e na rota Curitiba/ São Paulo o combustível mais econômico no posto é o etanol.
Não compraria nunca uma a diesel.

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Edson 11 de maio de 2018

Na opinião caminhonete a diesel hoje no Brasil é inviável,tem que andar muito pra tirar a diferença, o diesel está muito caro, antigamente o diesel era metade do preço da gasolina,o que fazia valorizar as picapes a diesel,mais hoje no preço que tá o diesel acaba não compensando, diesel é barulhento, manutenção cara,

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Luciano 11 de maio de 2018

É a mais pura verdade

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Giovani Tavares 11 de maio de 2018

Falou tudo mas não disse nada…. No final o que interessa é: qual você quer comprar? Ao pé da letra a escolha deveria ser pela aplicação. Por aqui adotou-se caminhonetes como veículos de passeio sendo assim o motor a gasolina atenderia e muito. Para sua real aplicação, que é o trabalho, não se discute que o diesel e a melhor opção considerando transporte de materiais. Em uma conta sem fundamento considerando: Consumo médio D/G 9,0/6,9 (na cidade pior caso), preço médio do combustível D/G R$4,37/R$3,69, Valor do veiculo 4×4 aut: R$162.800/R$135.770, rodando em média 10.000km/ano conforme a reportagem se levaria quase 12 anos para se empatar o investimento, sem contar manutenção mais cara, seguro mais caro, etc para os veículos diesel. Atualmente o diesel vem sendo banido pelo alto nível de poluição na Europa tanto pelas montadores tanto pelos países. Então….pesar o status ou investimento.

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HUGO 16 de janeiro de 2019

Nesse calculo, porem, não está considerando que o valor de venda da diesel, quando fores trocar, será maior. Ou seja, permanecerá essa diferença de preços.

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Marcelo Nunes 11 de maio de 2018

Olha desde pequeno sonhava ter uma caminhonete e ja tive 1 s10 e 4 Toyota todas a Diesel
Por várias vezes pensei em compra uma Flex, mas no Brasil temos essa cultura de caminhonete tem que ser diesel, isso vem mudando aos poucos,
É assim concordo com o Robson
Quem anda na diesel e puder ter não compra outra…

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Rodolfo 11 de maio de 2018

Se existisse carro a diesel no Brasil eu compraria mesmo eu rodando “pouco” … rodo 5000 km por ano. Pois motor diesel dura muito mais que motor a gasolina. Já sou tiozão, então não corro com o carro, então não me interessa um carro a gasolina que anda a 240 km/h se eu só ando no máximo a 100 km/h hoje em dia.
Hoje meu lema é:
“Ando devagar porque já tive pressa…”
Tocando Em Frente – Almir Sater & Renato Teixeira

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Rodrigo Knoth 5 de maio de 2019

Carro a diesel é fora de serie, tinha uma S10 Flex manca, 5 km/l agora tenho uma frontier a diesel é outro mundo 10 km/l motor super forte, anda muito mesmo é mais forte que qualquer sedan 2.0 aspirado, tinha um Peugeot 307 sedan 2.0 que era um foguete, e a Nissan ganha froxo, o diesel tem a manutenção cara, porem o conjunto é muito mais resistente, tem motor a diesel com 1 milhão de km originais, a media do atuais é de 500 mil. Quem anda num diesem não quer nem saber de gasolina nunca mais, porem nosso governo corrupto, que importa muito diesel devido a inteligência de ter um pais continental via caminhões ao invés de trens, o diesel é racionado apenas para picapes e suvs. Na Europa se usa muito carro a diesel sedan 2.0 fazendo 30 km/l na argentina e Paraguai também tem.

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Mike Ocsmall 25 de julho de 2020

Compra um siena 1.0 então

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Marcelo Carriel 11 de maio de 2018

Olá Boris Feldman e queridos amigos! Eu sou do tempo em o Diesel era usado só naquelas peruas Kombi velhas da VW! E também nos caminhões Mercedes, Volvo, Fnm e Ford e Dodge! Carro a Diesel nem pensar! Nem em sonhos! Não tinha esse SUVs de hoje! Mas temos que reconhecer que o preconceito contra o Diesel no Brasil ainda é grande. Mas está acabando. O Diesel sempre foi um aliado do bolso do motorista brasileiro. Porque os preços da gasolina e do álcool em terras brasileiras são Astronômicos! Um grande abraço a todos! Fiquem com Deus.

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IndioBravo 11 de maio de 2018

Tá faltando comparar os custos de manutenção ao longo de uns 200 mil km. Os diesel e gasolina modernos e trubinados tem componentes caríssimos e problemáticos associados à injeção direta de alta pressão.

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Anton 11 de maio de 2018

Braz dos Santos
Você também é uma ameaça à língua portuguesa e mesmo assim ninguém quer elimina-lo.

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José 11 de maio de 2018

Os textos de Boris Feldman têm sido muito frequentemente assim: excelentes manchetes, mas texto bem fraco, curto, sem argumentos sólidos e sem desfecho nenhum. Bem insatisfatório e ruim.

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Nelson Roberto Cancellara 11 de maio de 2018

O perfil do petróleo processado pelo Brasil é pobre na fração correspondente ao Óleo Diesel, sendo assim predominam as frações correspondentes a gasolina. Na Europa o Diesel é muito abundante e tem características muito superiores ao nosso. Dessa forma é por isso que a política adotada pelo governo se inclina para o consumo da gasolina, que pode ainda ter o custo minimizado com a mistura de álcool.

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José Antonio 11 de maio de 2018

Em 2011 tinha a opção de comprar um carro de 60 mil zero km., Mas qualquer carro após dois ou três meses vira a mesma coisa. Perco aquela sensação gostosa de quem tem uma novidade na garagem.
Veio a idéia de comprar uma caminhonete. Comprei uma Mitsubishi L200 Outdoor 2009/10 com 20 mil km ( r$ 75.000 ) . Financiei 10 mil em 12 x .
(Sempre compro um carro um pouco acima do que posso, assim pego um carro um ou dois anos mais novo )
Hoje minha japinha está com 68 mil km . Só gastei nela as trocas regulares de óleo e filtros e 150 reais na substituição de uma mola rompida, provavelmente por falta de uso .
E melhor de tudo : Ainda tenho a sensação de entrar em um carro que comprei semana passada ! É um veículo incrível !

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Braz dos santos 11 de maio de 2018

Carros a gasolina ainda são menos prejudicial para o meio ambiente temos que eliminar carroz a diesel

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Tiago 16 de maio de 2019

Quero que o meio ambiente se foda !!!, taco disso pra dentro e explodo !!!, quero ver fogo e fumaça no meu escape !!!

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José Antonio 11 de maio de 2018

Realmente incompleta ! Quase um prólogo .

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Sergio. 11 de maio de 2018

O problema do incentivo do carro a Diesel no Brasil e que o lucro que o país tem com a implantação da álcool combustível para nossos veículos é imensa, com isso nossas melhores e mais produtivas terras estão cobertas com cana, para parte produção de açúcar e álcool, com isso o Brasil está bloqueado incentivo para diminuir essa alta diferença de preço entre um carro Flex e um carro a Diesel, quando o governo brasileiro se desprende desse etanol tudo pode mudar, outro Exemplo: na região de Salto e Itú interior de SP um pai e filho inventaram um motor movido a água, foi mostrado na tv, só que o governo brasileiro não tem interesse nisso.

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Marcos Vinicius 11 de maio de 2018

Carro a Diesel são carros fortes e confiável pessoas que são apaixonado por carros sempre sonho com um carro a diesel como eu . Estou muito satisfeito com o meu carro movido a Diesel .

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Robson 11 de maio de 2018

Manutenção meus caros…
quem usa uma pick-up a diesel ñ volta para a gasolina..

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Paulo Norberto 10 de maio de 2018

Reportagem bem incompleta… que pena…. poderia ter sido excelente… não pagou o tempo perdido pela leitura…..

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