Pneu recauchutado ou remoldado: qual é a opção mais segura?

No mundo dos pneus há um vilão que pode ser perigoso para os ocupantes do automóvel, devido ao processo de fabricação

Por Boris Feldman08/04/19 às 17h23

Leitor questionou se eu sou contra o pneu recauchutado, se eu acho que ele pode causar algum acidente por causa da qualidade da fabricação. Bom, não é bem por aí…

[TRANSCRIÇÃO]

Negativo! Eu não sou contrário ao pneu recauchutado, como diz o e-mail enviado por um leitor do AutoPapo. Até porque veículos pesados como caminhões, ônibus e até aviões usam pneus recauchutados. Talvez o mal-entendido seja por eu ter manifestado contrário ao pneu remoldado. Mas, qual é a diferença?

No recauchutado se coloca uma nova camada de borracha sobre a antiga; no remoldado toda a borracha do pneu antigo é removida, fica só a carcaça aproveitada para se fabricar um novo pneu.

O problema do nosso remoldado é que, ao contrário dos outros países, aqui no Brasil eles não são obrigados a deixar registradas as características originais da carcaça, o que vem a ser muito perigoso, pois dois pneus remoldados aparentemente iguais podem reagir de maneira desigual, pois suas carcaças são completamente diferentes.

pneu recauchutado
Ilustração | Fabiano Azevedo

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Thiago 8 de abril de 2019

    ESSES PNEUS REMOLDADOS, TINHA QUE SER PROIBIDO NO BRASIL,POR QUE, ESSE PNEUS REMOLDADOS, JÁ ESTOUROU COM COMIGO NA FERNÃO DIAS BR 381, NO SUL DE MINAS, EM 2001, A EMPRESA DE PNEUS FIRESTONE, TEVE UM PREJUÍZO MILIONÁRIO HÁ 18 ANOS ATRÁS, NOS ESTADOS UNIDOS, CHEGOU, TER ÓBITO, POR QUE OS PNEUS DA FIRESTONE, QUANDO A PESSOA DIRIGIA COM SEU VEICULO, DURANTE NO PERCURSO, O PNEUS ESTOURAVA, FOI O MAIOR PREJUÍZO DA HISTORIA PELA FIRESTONE ,PARA OS MOTORISTA, UM CONSELHO, NÃO COMPREM PNEUS REMOLDADOS, POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, POR SORTE, NÃO TIVE, CONSEQUÊNCIA MAIS GRAVE, MIL VEZES COMPRAR UM PNEUS NOVO, DO QUE, ESSES PNEUS REMOLDADOS, SE EU, FOSSE UM DONO DE UMA LOJA DE PNEUS, JAMAIS, EU IA VENDER PNEUS REMOLDADOS, ISSO É UMA BOMBA RELÓGIO, A RESPEITO DOS PNEUS Recauchutado, NA RODOVIA FERNÃO DIAS,BR 381, ESSE TIPOS DE PNEUS, ESTOURA DIRETO, QUASE TODOS OS DIAS,DEVIDO A TEMPERATURA DOS TAMBORES DE FREIO DA CARRETA E DOS CAMINHÕES, PRINCIPALMENTE DAS PICARETAGENS, EU VI UM VIDEO NO YOU TUBE, NO CANAL TRUCK FORCE, DE UM PNEUS MAL Recauchutado, FOI O MAIOR ESTRAGO DA CARRETA, O PREJUÍZO FOI IMENSO PARA CARRETEIRO,POR CAUSA DO PNEUS MAL RECAUCHUTADO, QUANDO ESTOURA, SE ACERTAR NO CARRO QUE ESTAR ATRÁS, FAZ UM MAIOR ESTRAGO, COMO TINHA FALADO ANTERIORMENTE, NA FERNÃO DIAS, ESTOURA QUASE TODOS OS DIAS, PNEUS REMOLDADOS, TINHA SER PROIBIDO, PNEUS REMOLDADOS, ISSO É UMA ARMA.

Avatar
Deixe um comentário