Pneu run flat não foi preparado para as crateras do asfalto brasileiro

A Ford garantiu que o pneu run flat suportaria a má qualidade do asfalto no Brasil. Questionei a Continental: quer saber o que ela disse?

run flat tire
Por Boris Feldman
Publicado em 14/02/2020 às 06h15

Quando a Ford lançou no Brasil a versão mais sofisticada do EcoSport, a Titanium, sem o pneu ‘pendurado’ na tampa traseira, ela foi questionada até pelo Procon de São Paulo. Já que ele vem sem o sobressalente, por estar equipados com o pneu run flat, que rodam mesmo vazios.

Para o Procon e para a imprensa, a Ford disse que esse run flat era um projeto especial para suportar até as crateras asfálticas no Brasil. Pois eu consultei a Continental, uma das maiores fábricas de pneus do mundo, a respeito do run flat suportar ou não impactos na banda de rodagem.

E a Continental afirmou que o pneu run flat não suportam o impacto frontal, pois somente a banda lateral é reforçada para permitir que o carro rode mesmo com o pneu murcho.

Aliás, não é a toa que a Mercedes-Benz, por exemplo, em alguns de seus carros com pneus run flat adicionam um estepe no porta-malas.

ecosport run flat 3229

Foto Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Patinhas 8 de outubro de 2020

Pneu Runflat no Brasil não presta, existe um perigo enorme em dirigir com o pneu rasgado e nem é recomendado, além disso qualquer buraco gera bolha no pneu e obriga a troca. Outra coisa, se furar por um prego e vc rodar com o pneu vazio, obriga a troca também!!

Avatar
LUCIANO FARIA MARQUES 13 de março de 2020

Tive uma BMW 320i com pneus Run FLAT Pirelli. Passei numa cratera, resultado: um corte na lateral, próximo à banda de rodagem. No rasgo introduzi 3 dedos. Rodei 60 km sem problemas. Chegue em casa. Dia seguinte substitui o pneu. Qualquer pneu não resistiria a cratera.

Avatar
Pedro 15 de fevereiro de 2020

Reportagem tendenciosa, o run flat é da MICHELIN, o pneu normal da Michelin ja aguenta 9999x mais que um continental que se alguém chutar estoura.
O Run Flat além de aguentar furado vai continuar com a mesma resitencia boa de um pneu Michelin.
Reporter, presta atenção no serviço, pedir opinião pro concorrente sobre o pneu. Meu Deus…

Avatar
Paulo Costa 14 de fevereiro de 2020

Pneu Continental não suporta é nada, um lixo de pneu! Até uma bituca de cigarro é perigoso, se passar por cima é capaz de estourar o pneu!

Avatar
João Geller 14 de fevereiro de 2020

nem os pneus normais estão preparados para as buraqueiras da cidade, especialmente São Paulo.

Avatar
Sergio 15 de fevereiro de 2020

Óbvio… Se o runflat não é preparado, o normal menos ainda.

Avatar
Deixe um comentário