Pneu run flat: por que ele não deveria ser usado no Brasil?

O pneu run flat não foi feito para rodar no Brasil. Até a Mercedes teve que fazer uma 'gambiarra' nos seus carros com esse tipo de pneu

pneu vazio run flat shutterstock
Por Boris Feldman
Publicado em 19/12/2018 às 11h00

O pneu run flat é uma ideia de país de primeiro mundo, onde as estradas são boas. Mas, no Brasil, os pneus com essa tecnologia sofrem um bocado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

[TRANSCRIÇÃO]

Existem algumas tecnologias desenvolvidas no primeiro mundo, que deveriam ficar só por lá mesmo, porque não funcionam no Brasil. Uma delas já existe há alguns anos, é o pneu chamado run flat, projetado para rodar até o borracheiro, mesmo furado.

Mas uma coisa é o pneu esvaziar, murchar por causa de um prego, um parafuso ou de um defeito na válvula. Outra coisa é a situação no Brasil, onde as crateras asfálticas – inexistentes na Europa – rasgam o pneu e podem deixar o motorista e sua família na estrada, no acostamento de madrugada esperando o reboque, porque o carro não tem estepe.

Prova de que esses run flat deveriam ser proibidos no Brasil, é que a Mercedes-Benz, aqui, está improvisando um estepe embrulhado num saco de lona, no porta-malas, por tantas foram as situações de pânico vividas por seus usuários.

Pneu run flat
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Juarez 20 de dezembro de 2018

Esse artigo não tem informação nenhuma, só a opinião do jornalista sem nenhuma informação para corroborar, perdi 5 minutos de vida sem retorno algum.

Avatar
Deixe um comentário