Pneu run flat deveria ser proibido no Brasil

Os pneus run flat foram criados para poderem rodar vazios e em baixa velocidades até chegar ao borracheiro mais próximo

run flat pneu shutterstock 778750843 e1540400770790
Por Boris Feldman
Publicado em 24/10/2018 às 20h30

O pneu run flat possui uma estrutura feita para ele rodar mesmo estando furado. Mas, será que ele funcionaria no Brasil?

[TRANSCRIÇÃO]

A maioria dos automóveis importados do tipo premium, já são equipados de fábrica com os pneus do tipo run flat. Ou seja, que podem rodar em baixas velocidades mesmo vazios, até chegar a um borracheiro. E por isso, estes carros vêm sem o estepe no porta-malas, considerado desnecessário, já que o carro roda com o pneu furado. Esta solução é ótima para o primeiro mundo, mas jamais para o Brasil. Porque aqui o pneu às vezes fura, mas em geral, o carro passa por uma cratera asfáltica e ele rasga.

E neste caso, não dá pra continuar a viagem. Ou seja, uma tecnologia que não combina com as nossas condições e que deveria ser evitada no Brasil. Sabe o que a Mercedes-Benz decidiu fazer? colocar uma roda extra no porta-malas, mesmo roubando uma boa parte do espaço para bagagem. Mas pelo menos não deixa o seu dono perigosamente numa estrada à noite, no fim de semana, sem saber o que fazer.

Pneu Run Flat
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo Mello 14 de maio de 2023

Tenho uma GLA 200. Pelo que vejo o problema está realmente com a BMW pois a roda da Mercedes chegou a entortar mas o Pneu ficou intacto! No meu caso um estepe resolveria, pois o problema foi entortar a roda e não o pneu ter furado…

Avatar
Paulo 25 de agosto de 2021

Tenho uma X1 veio com esse pneu run flat, sentia todo o piso do asfalto, ondulações etc, na entrada da garagem tem uma ondulação da rua para casa e adivinhem o pneu simplesmente rachou a borda parecia estar podre, e o veículo com 18.000 km os pneus estão pedindo troca, tenho três amigos meus que trocaram por pneus comuns e dizem que estão satisfeitos, o veículo anda macio sem ouvir o barulho de fora, além do conforto de rodagem ficou mais econômico, já fiz o pedido de quatro pneus michillan comuns da mesma medida.

Avatar
Ernandi de Col 27 de janeiro de 2021

Acabei de adquirir uma X1 25i (18/18), com pneus runflat. Percebemos muito ruído interno. Pela tabela, posso trocar os pneus mantendo a mesma característica (225/45/19) e mantendo a mesma roda, ou trocar as rodas por aro 18, e com isso colocar pneus 225/55/18 (sem exceder os 3%). Gostaria de saber se a troca por pneus comuns realmente resolve a questão do ruído interno. Obrigado.

Avatar
Fabian 16 de novembro de 2021

Melhora o ruído mas depende do modelo e marca do pneu. Tb tenho uma X1 como a sua e troquei os run flat por outros assim que peguei ela pois já tinha tido péssimas experiências com RF. Uma solução é trocar a medida 225/45 r19 original da 25i por 235/45 r19 como eu fiz. Aumenta menos de 5% não interfere na dinâmica, no consumo e nem nos registros do odômetro (velocidade e distância) mas fica 5mm mais alto na lateral (raio) e um pouco menos sujeito a danos, além de mais confortável. Não melhora como a roda 18 mas tb não custa tanto quanto trocar tudo e mantém a original do carro. Fiz isso pq a minha é blindada e ficou perfeito. Se quiser uma dica de pneus mto bons e baratos teste o Yokohama Bluearth GT, tem na medida original 225/45. Ou Michelin PS4 (mais caro) e Kumho Crugen na medida 235/45 (um pouco mais baratos mas tb são mto bons).

Avatar
DANIEL 3 de agosto de 2020

Pneu Run Flat é a maior furada!! Difícil de reparar em caso de furo, inclusive alguns fabricantes não indicam esta prática. Também não são todos os profissionais que aceitam reparar este tipo de pneu. No meu caso somente na terceira tentativa consegui um borracheiro para realizar o serviço. Além do custo altíssimo. Depois dos 80 km rodados de “franquia” o que se faz com o pneu? Troca-se? Custo altíssimo inviabiliza. Um dos meus pneus sofreu uma trinca de 30 cm na parte interna provavelmente devido impacto. Por ser extremamente duro, este pneu não absorve muito bem impactos, transferindo toda a energia para a estrutura do pneu. Esta tecnologia funciona na Europa, USA. Aqui no Brasil temos buracos, pregos de feira, parafuso de caminhão na estrada que cai por falta de manutenção. Estão tentando enfiar goela abaixo este tipo de pneu. Na minha BMW X1 fiz a troca por pneus convencionais na mesma medida. Vou andar com uma lata de spray de reparo rápido que funciona muito bem, diga-se de passagem. Caiam fora dos Run Flat!!! Furada!!!

Avatar
PAULO ALBUQUERQUE GIACOMUZZI 8 de setembro de 2020

Prezado
Irresponsabilidade da BMW (e de outras montadoras) em vender carros com pneus run flat. Em 40.000km já tive 7 pneus inutilizados. Penso que nós, prejudicados, devamos propor uma ação conjunta contra a fabricante para que, pelo menos, equipe nossos carros com estepe. Caso lhe interesse participar, me envia um mail (modalbr@gmail.com).
Um abraço.
Paulo Albuquerque Giacomuzzi

Avatar
Guilherme 14 de setembro de 2020

Tenho uma x1 com Run Flat e o barulho na estrada está incomodando bastante. Além de ser muito duro ele transmite muito ruído pra parte interna. Vale a pena trocar por pneus comuns? o carro tem aquele estepe pequeno, portanto poderia trocar.

Avatar
Roger Godolphim 20 de dezembro de 2020

Realmente o barulho dos run flat é muito alto, a combinação de perfil baixo com a dureza do pneu é um problema. Inadmissivel para carros premium. E para nossas estradas e ruas não é compatível. O problema da troca é a garantia. Tens que verificar se seu carro ainda tem garantias válidas. A BMW pode não aceitar a troca. Agora se não estiver na garantia, é uma possibilidade.

Avatar
Leonardo 10 de setembro de 2019

Desisto de BMW, amanhã coloco a minha X1 a venda e por conta dos Pneus, em 1 ano gastei nada menos que 4 Pneus!!!!!!! Total de 8k literalmente para o lixo, no início achei que fosse problema de calibragem pois dirijo com cautela evitando buracos, mas qualquer depressão é suficiente para formar uma bolha e literalmente o pneu rasga do dia para a noite. CHEGA!!!!

Avatar
Jonas 28 de agosto de 2019

ECOSPORT TITANIUM : É viável substituir os pneus Run Flat por pneus Convencionais de mesmas dimensões ?
Será necessário substituir também as Rodas ?

Avatar
Leonardo Augusto Pereira Assoni 7 de dezembro de 2020

Você pode optar por colocar pneus de mesma dimensão, sem trocar as rodas. Dica. Kit de vedação, caso fure seu pneu, pois se fizer bolha ou rasgar, ele será inútil qualquer um dos 2 tipos. Eu faço isso e economizo a metade, sempre!

Avatar
Victor 9 de agosto de 2019

Se o pneu furar sem estepe, liga pro seguro. Se estiver com medo, liga pro Uber e de dentro dele ligue pro seguro. Eu reconheço que a tecnologia Run Flat é de ponta e indubitavelmente aponta pro futuro, mas o desconforto que ele causa nas ruas do Brasil é simplesmente inadmissível. Partindo do conceito de que são as coisas que se adaptam ao mundo e não o mundo que se adapta as coisas, acredito que tanto as montadoras quanto os fabricantes de pneus já passaram da hora de configurar um “3rd World Run Flat” ou coisa do tipo, ainda mais considerando o tamanho deste mercado. As ruas brasileiras não vão mudar. Dei um grane azar de ter comprado um carro onde os Run Flats não tinham 50km rodados. Tentei trocar pau a pau em todas as lojas de pneu que conhecia, mas não consegui. Suportei um tempão chegando nos lugares com a camisa pra fora da calça e com os bagos pra fora da cueca. Troquei por um yokohama avan neova e pareceu que o carro flutuava sem encostar no chão. Desencanem de Run Flat. Recusem e obriguem os fabricantes a se adaptarem ao consumidor.

Avatar
Alam 3 de abril de 2019

Amigo, tenho carros com pneus run flat desde 2010, e É ERRADO o que você diz. Pneus run flat são (ATUALMENTE) mais resistentes do que os convencionais da mesma medida, o problema basicamente se deve ao perfil baixo de ambos os pneus. E você pode rodar com o pneu rasgado, inclusive já rodei varias vezes em veículos diferentes , sem o mesmo sacar da roda, que foram projetadas para os pneus.
Não troco a segurança de um run flat pelo risco de assalto ao trocar por um pneu convencional.

Avatar
Amarildo 15 de abril de 2019

Olá, discordo de vc, tenho uma BMW X1, e pra vc ter uma ideia em um ano e cerca de 12000km rodados já se foram TRES (3) pneus literalmente rasgados, sendo um dianteiro 225/40/18 e mais dois traseiros 255/40/18, ou seja, esses pneus NÃO servem para nossas horríveis estradas.

Avatar
Edson 6 de maio de 2019

E eu então, que em pouco mais de três anos já perdi nada menos que 10 pneus !!!! Já tive outros carros os quais nunca aconteceu de furar pneu. Do que adianta ter carro top luxuoso se não temos tranquilidade para dirigir ? Definitivamente, esses carros não foram projetados para trafegar nas péssimas vias brasileiras.

Avatar
Fernando 26 de maio de 2019

Difícil decisão difícil. Tenho uma X3 e meu pneu literalmente rasgou na lateral da banda de rodagem sem passar em buraco ou qualquer objeto. Não consegui andar 5km pois o rasgo foi grande, fiquei à mercê pois não tinha estepe. Por outro lado se o veículo vem de fábrica com pneu runflat na teria deveríamos manter essa função , pois a lateral do runflat tem uma rigidez q não se encontra em nenhum pneu convenciam. Portanto o que eu indico é manter os runflat e ter um estepe fino de segurança no porta malas. Sei que perdera espaço , mas valerá a pena!!

Avatar
Rodrigo Xavier Mendes 19 de fevereiro de 2019

Que argumentação tosca pra dizer que run flat deveria ser proibido. Parece que não fizeram nem o dever de casa e estudaram que o pneu passa por rigorosos testes de durabilidade e é solução muito superior a estepe. Brasil, o país da mídia do atraso…

Avatar
Célia Murgel 30 de janeiro de 2019

Tirar o estepe dos carros realmente é uma situação complicada no Brasil, porque na maioria das vezes ocorre o rasgo por conta dos buracos em nossas vias. Neste caso, o estepe é fundamental. Para aumentar o espaço no porta-malas poderiam colocar os estepes menores, já usados em modelos Premium. Mas tirar, jamais. Por outro lado, em caso de furo, há a segurança de se poder rodar até 80 km, ou até o borracheiro, e não ficar parado nas ruas a mercê de assaltantes.

Avatar
Fernando 25 de outubro de 2018

Otimo. O mais novo provavel SUV nacional a receber essa tecnologia sera o Ecosport. Que perderá o estepe em algumas versões. Ford ford, tiro no pe de novo. Ja nao basta o powershift para queimar o filme agora essa de runflat no Ecosport.
Particularidades à parte, se mora no Brasil. Nunca abondone o bom e velho estepe. Um dia ele fara falta.

Avatar
Deixe um comentário