Pneu run flat deveria ser proibido no Brasil

Os pneus run flat foram criados para poderem rodar vazios e em baixa velocidades até chegar ao borracheiro mais próximo

Por Boris Feldman24/10/18 às 20h30

O pneu run flat possui uma estrutura feita para ele rodar mesmo estando furado. Mas, será que ele funcionaria no Brasil?

[TRANSCRIÇÃO]

A maioria dos automóveis importados do tipo premium, já são equipados de fábrica com os pneus do tipo run flat. Ou seja, que podem rodar em baixas velocidades mesmo vazios, até chegar a um borracheiro. E por isso, estes carros vêm sem o estepe no porta-malas, considerado desnecessário, já que o carro roda com o pneu furado. Esta solução é ótima para o primeiro mundo, mas jamais para o Brasil. Porque aqui o pneu às vezes fura, mas em geral, o carro passa por uma cratera asfáltica e ele rasga.

E neste caso, não dá pra continuar a viagem. Ou seja, uma tecnologia que não combina com as nossas condições e que deveria ser evitada no Brasil. Sabe o que a Mercedes-Benz decidiu fazer? colocar uma roda extra no porta-malas, mesmo roubando uma boa parte do espaço para bagagem. Mas pelo menos não deixa o seu dono perigosamente numa estrada à noite, no fim de semana, sem saber o que fazer.

Pneu Run Flat
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Alam 3 de abril de 2019

    Amigo, tenho carros com pneus run flat desde 2010, e É ERRADO o que você diz. Pneus run flat são (ATUALMENTE) mais resistentes do que os convencionais da mesma medida, o problema basicamente se deve ao perfil baixo de ambos os pneus. E você pode rodar com o pneu rasgado, inclusive já rodei varias vezes em veículos diferentes , sem o mesmo sacar da roda, que foram projetadas para os pneus.
    Não troco a segurança de um run flat pelo risco de assalto ao trocar por um pneu convencional.

    • Avatar
      Amarildo 15 de abril de 2019

      Olá, discordo de vc, tenho uma BMW X1, e pra vc ter uma ideia em um ano e cerca de 12000km rodados já se foram TRES (3) pneus literalmente rasgados, sendo um dianteiro 225/40/18 e mais dois traseiros 255/40/18, ou seja, esses pneus NÃO servem para nossas horríveis estradas.

      • Avatar
        Edson 6 de maio de 2019

        E eu então, que em pouco mais de três anos já perdi nada menos que 10 pneus !!!! Já tive outros carros os quais nunca aconteceu de furar pneu. Do que adianta ter carro top luxuoso se não temos tranquilidade para dirigir ? Definitivamente, esses carros não foram projetados para trafegar nas péssimas vias brasileiras.

  • Avatar
    Rodrigo Xavier Mendes 19 de fevereiro de 2019

    Que argumentação tosca pra dizer que run flat deveria ser proibido. Parece que não fizeram nem o dever de casa e estudaram que o pneu passa por rigorosos testes de durabilidade e é solução muito superior a estepe. Brasil, o país da mídia do atraso…

  • Avatar
    Célia Murgel 30 de janeiro de 2019

    Tirar o estepe dos carros realmente é uma situação complicada no Brasil, porque na maioria das vezes ocorre o rasgo por conta dos buracos em nossas vias. Neste caso, o estepe é fundamental. Para aumentar o espaço no porta-malas poderiam colocar os estepes menores, já usados em modelos Premium. Mas tirar, jamais. Por outro lado, em caso de furo, há a segurança de se poder rodar até 80 km, ou até o borracheiro, e não ficar parado nas ruas a mercê de assaltantes.

  • Avatar
    Fernando 25 de outubro de 2018

    Otimo. O mais novo provavel SUV nacional a receber essa tecnologia sera o Ecosport. Que perderá o estepe em algumas versões. Ford ford, tiro no pe de novo. Ja nao basta o powershift para queimar o filme agora essa de runflat no Ecosport.
    Particularidades à parte, se mora no Brasil. Nunca abondone o bom e velho estepe. Um dia ele fara falta.

Avatar
Deixe um comentário