Pneu run flat deveria ser proibido no Brasil

Os pneus run flat foram criados para poderem rodar vazios e em baixa velocidades até chegar ao borracheiro mais próximo

Por BORIS FELDMAN24/10/18 às 20h30

O pneu run flat possui uma estrutura feita para ele rodar mesmo estando furado. Mas, será que ele funcionaria no Brasil?

[TRANSCRIÇÃO]

A maioria dos automóveis importados do tipo premium, já são equipados de fábrica com os pneus do tipo run flat. Ou seja, que podem rodar em baixas velocidades mesmo vazios, até chegar a um borracheiro. E por isso, estes carros vêm sem o estepe no porta-malas, considerado desnecessário, já que o carro roda com o pneu furado. Esta solução é ótima para o primeiro mundo, mas jamais para o Brasil. Porque aqui o pneu às vezes fura, mas em geral, o carro passa por uma cratera asfáltica e ele rasga.

E neste caso, não dá pra continuar a viagem. Ou seja, uma tecnologia que não combina com as nossas condições e que deveria ser evitada no Brasil. Sabe o que a Mercedes-Benz decidiu fazer? colocar uma roda extra no porta-malas, mesmo roubando uma boa parte do espaço para bagagem. Mas pelo menos não deixa o seu dono perigosamente numa estrada à noite, no fim de semana, sem saber o que fazer.

Pneu Run Flat

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Fernando 25 de outubro de 2018

    Otimo. O mais novo provavel SUV nacional a receber essa tecnologia sera o Ecosport. Que perderá o estepe em algumas versões. Ford ford, tiro no pe de novo. Ja nao basta o powershift para queimar o filme agora essa de runflat no Ecosport.
    Particularidades à parte, se mora no Brasil. Nunca abondone o bom e velho estepe. Um dia ele fara falta.

Deixe um comentário