Carro automático: colocar a alavanca no ‘N’ economiza combustível?
Quando você dirige um carro automático e para em um semáforo ou para espera alguém, você deixa a alavanca no D (drive) ou no N (neutro)?
Quando você dirige um carro automático e para em um semáforo ou para espera alguém, você deixa a alavanca no D (drive) ou no N (neutro)?
No anda e para do trânsito, principalmente quando o semáforo está fechando, muitos motoristas que têm um carro automático ficam na dúvida se deixam o câmbio no D (drive) ou no N (neutro). Aqueles que optam pelo N, o faz pensando na economia de combustível. Será que é isso mesmo?
[TRANSCRIÇÃO]
Eu agora virei juiz de discussão de butiquim. Alguns amigos conversavam sobre automóveis e surgiu a dúvida: quando eu paro num congestionamento, no sinal vermelho, num carro automático põe ou não a alavanca em N de neutro? Mas, como nada se concluiu chegaram a conclusão de que deveriam me consultar.
E a minha opinião é de que sim, se pode colocar a alavanca no N, de neutro. Baseado sabem em quê?
Que alguns automóveis com câmbio automático, quando percebe que o carro parou, a caixa sozinha já se encarrega de colocar o carro no neutro. Assim mesmo, sem se tocar na alavanca. Quando o motorista encosta o pé no acelerador, a caixa percebe que é a hora de arrancar e, então, automaticamente joga no D, de drive.
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Se em cada parada nos samaforos nos centros urbanos tivermos que colocar o câmbio no N, sinceramente é melhor não ter carro automático, considerando que constantemente estaremos trocando de marchas.
Li os comentários e acabei chegando a seguinte conclusão:
Parado coloca no P = Park
Rodando coloca no D = Drive
Para ré coloca no R = Reverse
E tem uma posição N que não serva para NADA por isso o N = “Nothing
O N serve pra quando o veículo der defeito no câmbio ou veículo não tem partida ,permite destrava-lo para que seja removido para mecânica.
O cara deixou uma sugestão errada tem que deixar no drive o motor esta trabalhando no N não vai lubrificar até revistas aconselha deixar em drive
Se há preocupação com o consumo
do carro automático quando parado, francamente alguém está dirigindo o carro errado…
Quando estou parado em semáforos e quero descansar o pé, eu coloco em N, senão, deixo no D. Na minha opinião de leigo, em pleno ano de 2019, com tantos congestionamentos, se um câmbio automático não ter lubrificação em N, é uma bela de uma mancada o que esses engenheiros fazem.
Lubrificação esta que, se o carro estiver parado, não é necessária…
Ou, como você faria manutenções em que seja preciso o motor ligado???
Tenho dois Mercedes-Benz, um ano/modelo 2011, com câmbio automático CVT, aquele que tem N marchas, e outro ano/modelo 2015, com câmbio de dupla embreagem, alavanca no lado direito do volante. Acontece que abri uma discussão com meu mecânico em relação ao Mercedes com câmbio CVT, pois é de sua opinião que, ao se parar em um semáforo, deve-se colocar no N, neutro. Mas a concessionária da marca, através do chefe da oficina, pensa ao contrário, ou seja, parado em qualquer situação, exceto em paradas de longa duração, deve-se deixar em D, drive, pois se houver necessidade de uma arrancada de pânico ou de fuga de uma situação perigosa, a marcha já está engrenada, mas essa conduta é aconselhada para motoristas mais experientes, além do que, colocar em N, não traz uma economia de combustível significativa. Fico com a opinião do chefe da oficina da Mercedes. Abraço a todos os amantes de Mercedes.
Gostaria de saber mais como dirigir carro automático
Pq o Boris não responde às questões colocadas pelos leitores ?
Colocar o câmbio automático em”N” compromete a lubrificação?? Pura bobagem, Vocês acham que o fabricante faria uma “burrada” destas. Podem colocar em “N” quando quiser, sem medo de ser feliz, eu coloco sempre que acho conveniente e nunca tive problema, inclusive na estrada quando o declive é longo, “jogo na banguela” com segurança e visibilidade. Há… Meu câmbio é CVT.
Se fosse para dar problema o meu cvt Taria condenado ando a maior parte na estrada toda decida longa coloco no neutro e meu carro já está com 240 mil e até agora tudo normal
Carl vc tá certinho,e isso mesmo tenho um Toyota aut. Eles pedem pra não tirar do drive quando estiver nos faróis não…e isso que vc diz ai
Um carro em que é necessário trocar marchas! Rs
D sempre.
A posição N é no caso de rebocar o carro vc deixa a alvanca no N para nao danificar a caixa automática
Pelo meu conhecimento, a posição neutra sempre é a de estacionado, mesmo que o motor esteja.em.funcionamento. Como num semáforo eu apenas paro e não estacionou, fico.na D.
Caso queira seguir a linha de tradução literal, a posição P (Park) é a referente a estacionamento… A N (Neutral) estaria mais para paradas rápidas com ou sem a necessidade de freio…
Vc tirando do D o descaste é muito maior!!! Não se deve tirar do D
Pois é, o próprio “especialista” que escolheu e publicou a matéria nos contempla com a sugestão errada.
Porquê errada??? Até montadoras recomendam colocar em N nos engarrafamentos… Tenho veículos Aut desde 2010 e coloco em N diversas vezes em engarrafamentos e até hoje nunca tive problemas e/ou manutenções em cx. automática…
Segue trecho do Manual Peugeot (muito parecido com o da Citroen), montadoras que, no passado, tinham vários questionamentos sobre suas cx. aut., muito embora eu tenha sido um “felizardo” e nunca tenha tido problemas com elas em 9 anos…:
“Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.
Claro que a indicação de acionar o freio de mão é para evitar deslocamento do veículo em aclives/declives, por menores que sejam.
Obviamente que não há essa necessidade de toda parada por a alavanca em neutra,,,,além de correr um risco de na hora de voltar a driver,,vc pode por em QQ outra letra,,,,e também,,o carro é automático,,não tem o pq ficar toda hora mexendo na alavanca de cambio né
Gostei muito das dicas pois comprei um Onix activ 1.4 automático e sou marinheiro de primeira viagem .
Interessante e esclarecedora a matéria, às mais das vezes que dirigi automático, colocava no D, não o farei mais.
Agradeço, muito o esclarecimento a rtespeio deste assunto e cheguei e conclusao que vou deixar em D. Obrigado Senhoe Carl Boniface ok
Tenho automático bmw!! E segundo informações se ao parar em um semáforo por em N irá tirar pressão da bomba de óleo, à não ser que seja uma parada longa!!
Colocar o câmbio em N em paradas de semáforo, deixa o câmbio sem lubrificação, tem que se manter em D. Se fosse recomendado, essa informação viria de fabrica, coisa que não acontece.
Infelizmente seu comentário não está correto…
Trecho do Manual Peugeot sobre esta questão:
“Para limitar o consumo de combustível durante uma parada prolongada com o motor em funcionamento (engarrafamento…), posicione a alavanca de marchas na posição N e acione o freio de estacionamento”.
Claro que a indicação de acionar o freio de mão é para evitar deslocamento do veículo em aclives/declives, por menores que sejam.
Detalhe, esata informação também consta em Manuais Citroen (que já tive)…
Pra que carro automático se tu tens que ficar mexendo no câmbio o tempo todo?
Bom eu não tenho carro automático mas as vezes que andei colocava no N, se for sair rápido já deixo no D mesmo
A caixa automática é igual a manual… Se deixar em D a marcha está posta e a gastar embreagem… Se puser o N não…. As marcas optam por deixar o D engrenada por questões de segurança… Por exemplo em subida para o carro não descair…
Exatamente
Tenho Nissan Livina 1.8 automática ano 2010 a posição N só serve para não bater na traseira do carro há frente.
Quanto a lubrificação eu desconheço
Realmente a Zafira fazia isso, o Astra não. Penso que se fosse benefíco o coatume os vários engenheiros encarregados do projeto teriam adicionado essa linha de comando no software da caixa. Então na minha opinião deixa em D.
Eh mais seguro colocar no neutro nas paradas normais, pq se tirar o pé do freio por QQ motivo, o carro anda sozinho, e eh aí q ocorrem acidentes com eles
A linha da Chevrolet dos anos 2000 (Vectra, Zafira e Omega) tinha um mecanismo no câmbio automático que realmente colocava o câmbio em neutro quando o carro ficava um certo tempo parado. Porém a chevrolet aboliu esse mecanismo e hoje seus câmbios automáticos não mudam do drive para o neutro quando parados. A fábrica aboliu esse procedimento pois alegou que a economia de combustível era irrisória e com o câmbio no neutro, a lubrificação do mesmo ficaria menos eficiente que em drive. Então colocar o carro em neutro nos semáforos não é uma prática que traga muitos benefícios, e outra, são poucas caixas que mudam do drive para o neutro, significando que se a maioria das fabricantes não optou por esse sistema, deve ser porque não tem muita utilidade.
Quais são esses carros da reportagem acima que parado num semáforo ele cai no neutro porquê uno painel não mostra isso como é feito isso então
Quando se para o veículo com câmbio automático ele não é levado automaticamente para N, mas sim para a primeira marcha.
Desnecessário mudar para N, pois isso deixa o conversor de torque sem lubrificação.
Lubrificação esta que, se o carro estiver parado, não é necessária…
Ou, como você faria manutenções em que seja preciso o motor ligado???
Amigo não deveria tira de “D” pois não sera necessária num carro automático. Quando no DRIVE a turbina continua funcionando e quando você começa a se mover novamente, não há tensão adicional na transmissão. Embora, ao colocar o seletor em neutro, a turbina irá parar. Se a turbina não estiver ligada, você estará colocando uma força muito maior no conversor de torque ao trocar para o drive. Se este processo for usado a cada luz de trânsito ou quando parar, imagine a tensão que será colocada na transmissão. Colocar em neutro desnecessariamente acabará por desgastar a caixa