Põe ou não põe o ‘N’ quando para o carro automático?

Quando você dirige um carro automático e para em um semáforo ou para espera alguém, você deixa a alavanca no D (drive) ou no N (neutro)?

Por BORIS FELDMAN10/06/18 às 07h30

No anda e para do trânsito, principalmente quando o semáforo está fechando, muitos motoristas de carros automáticos ficam na dúvida se deixam o câmbio no D (drive) ou no N (neutro). Aqueles que optam pelo N, o faz pensando na economia de combustível. Será que é isso mesmo?

[TRANSCRIÇÃO]

Eu agora virei juiz de discussão de butiquim. Alguns amigos conversavam sobre automóveis e surgiu a dúvida: quando eu paro num congestionamento, no sinal vermelho num carro automático, põe ou não a alavanca em N de neutro? E como nada se concluiu chegaram a conclusão de que deveriam me consultar.

E a minha opinião é de que sim, se pode colocar a alavanca no N, de neutro, baseado sabem em quê? Que alguns automóveis com câmbio automático, quando percebe que o carro parou, a caixa sozinha já se encarrega de colocar o carro no neutro, mesmo sem se tocar na alavanca. Quando o motorista encosta o pé no acelerador a caixa percebe que é a hora de arrancar e automaticamente joga no D, de drive.

carro automático

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

25 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Euclides Masquio 19 de junho de 2018

    Pq o Boris não responde às questões colocadas pelos leitores ?

  • Salvador d'aqui 17 de junho de 2018

    Colocar o câmbio automático em”N” compromete a lubrificação?? Pura bobagem, Vocês acham que o fabricante faria uma “burrada” destas. Podem colocar em “N” quando quiser, sem medo de ser feliz, eu coloco sempre que acho conveniente e nunca tive problema, inclusive na estrada quando o declive é longo, “jogo na banguela” com segurança e visibilidade. Há… Meu câmbio é CVT.

  • Nilson 11 de junho de 2018

    Carl vc tá certinho,e isso mesmo tenho um Toyota aut. Eles pedem pra não tirar do drive quando estiver nos faróis não…e isso que vc diz ai

  • Eduardo 11 de junho de 2018

    Um carro em que é necessário trocar marchas! Rs
    D sempre.

  • Lucas 11 de junho de 2018

    A posição N é no caso de rebocar o carro vc deixa a alvanca no N para nao danificar a caixa automática

  • Filhão 11 de junho de 2018

    Pelo meu conhecimento, a posição neutra sempre é a de estacionado, mesmo que o motor esteja.em.funcionamento. Como num semáforo eu apenas paro e não estacionou, fico.na D.

  • Nilson 11 de junho de 2018

    Vc tirando do D o descaste é muito maior!!! Não se deve tirar do D

  • José Luis 11 de junho de 2018

    Pois é, o próprio “especialista” que escolheu e publicou a matéria nos contempla com a sugestão errada.

  • PAULO RIO BRANCO 11 de junho de 2018

    Obviamente que não há essa necessidade de toda parada por a alavanca em neutra,,,,além de correr um risco de na hora de voltar a driver,,vc pode por em QQ outra letra,,,,e também,,o carro é automático,,não tem o pq ficar toda hora mexendo na alavanca de cambio né

  • Luiz Claudio gama dos santos 11 de junho de 2018

    Gostei muito das dicas pois comprei um Onix activ 1.4 automático e sou marinheiro de primeira viagem .

  • WAO OLIVEIRA 11 de junho de 2018

    Interessante e esclarecedora a matéria, às mais das vezes que dirigi automático, colocava no D, não o farei mais.

  • volmar 11 de junho de 2018

    Agradeço, muito o esclarecimento a rtespeio deste assunto e cheguei e conclusao que vou deixar em D. Obrigado Senhoe Carl Boniface ok

  • Marcio da Cunha Sanches 11 de junho de 2018

    Tenho automático bmw!! E segundo informações se ao parar em um semáforo por em N irá tirar pressão da bomba de óleo, à não ser que seja uma parada longa!!

  • Marcelo 11 de junho de 2018

    Colocar o câmbio em N em paradas de semáforo, deixa o câmbio sem lubrificação, tem que se manter em D. Se fosse recomendado, essa informação viria de fabrica, coisa que não acontece.

  • Mwrcondes 11 de junho de 2018

    Pra que carro automático se tu tens que ficar mexendo no câmbio o tempo todo?

  • Marcos 11 de junho de 2018

    Bom eu não tenho carro automático mas as vezes que andei colocava no N, se for sair rápido já deixo no D mesmo

  • Gonçalo Antunes 11 de junho de 2018

    A caixa automática é igual a manual… Se deixar em D a marcha está posta e a gastar embreagem… Se puser o N não…. As marcas optam por deixar o D engrenada por questões de segurança… Por exemplo em subida para o carro não descair…

  • Eduardo 11 de junho de 2018

    Exatamente

  • Antônio Carlos de Souza 11 de junho de 2018

    Tenho Nissan Livina 1.8 automática ano 2010 a posição N só serve para não bater na traseira do carro há frente.
    Quanto a lubrificação eu desconheço

  • Thiago G de lima 11 de junho de 2018

    Realmente a Zafira fazia isso, o Astra não. Penso que se fosse benefíco o coatume os vários engenheiros encarregados do projeto teriam adicionado essa linha de comando no software da caixa. Então na minha opinião deixa em D.

  • Rafael 10 de junho de 2018

    Eh mais seguro colocar no neutro nas paradas normais, pq se tirar o pé do freio por QQ motivo, o carro anda sozinho, e eh aí q ocorrem acidentes com eles

  • Andre Rossato 10 de junho de 2018

    A linha da Chevrolet dos anos 2000 (Vectra, Zafira e Omega) tinha um mecanismo no câmbio automático que realmente colocava o câmbio em neutro quando o carro ficava um certo tempo parado. Porém a chevrolet aboliu esse mecanismo e hoje seus câmbios automáticos não mudam do drive para o neutro quando parados. A fábrica aboliu esse procedimento pois alegou que a economia de combustível era irrisória e com o câmbio no neutro, a lubrificação do mesmo ficaria menos eficiente que em drive. Então colocar o carro em neutro nos semáforos não é uma prática que traga muitos benefícios, e outra, são poucas caixas que mudam do drive para o neutro, significando que se a maioria das fabricantes não optou por esse sistema, deve ser porque não tem muita utilidade.

  • Silvio Gabriel Fontes 10 de junho de 2018

    Quais são esses carros da reportagem acima que parado num semáforo ele cai no neutro porquê uno painel não mostra isso como é feito isso então

  • JORGE LUIZ DIAS 10 de junho de 2018

    Quando se para o veículo com câmbio automático ele não é levado automaticamente para N, mas sim para a primeira marcha.
    Desnecessário mudar para N, pois isso deixa o conversor de torque sem lubrificação.

  • Carl Boniface 10 de junho de 2018

    Amigo não deveria tira de “D” pois não sera necessária num carro automático. Quando no DRIVE a turbina continua funcionando e quando você começa a se mover novamente, não há tensão adicional na transmissão. Embora, ao colocar o seletor em neutro, a turbina irá parar. Se a turbina não estiver ligada, você estará colocando uma força muito maior no conversor de torque ao trocar para o drive. Se este processo for usado a cada luz de trânsito ou quando parar, imagine a tensão que será colocada na transmissão. Colocar em neutro desnecessariamente acabará por desgastar a caixa

Deixe um comentário