Câmbio Powershift: defeito era conhecido pela Ford, afirma reportagem
Investigação do Detroit Free Press obteve documentos confidenciais mostrando que a a fabricante sabia do problema, mas não o corrigiu
Investigação do Detroit Free Press obteve documentos confidenciais mostrando que a a fabricante sabia do problema, mas não o corrigiu
O mau funcionamento do câmbio Powershift era de conhecimento da Ford antes do lançamento de modelos Focus e Fiesta nos Estados Unidos, uma reportagem do Detroit Free Press afirmou. O site teve acesso a documentos e e-mails internos da companhia. Problema também chegou ao Brasil.
Segundo as informações, a Ford ignorou inquéritos de segurança por parte de seus próprios advogados, assim como avisos de um engenheiro de desenvolvimento. O profissional teria indicado que os carros não estavam em condições de rodar.
Posteriormente, também de acordo com a notícia, quando os problemas do câmbio Powershift se tornaram óbvios, a companhia teria se negado a fazer uma correção no sistema porque ela seria muito cara. Além disso, a Ford teria treinado vendedores para justificar qualquer funcionamento anormal por parte do sistema junto a potenciais clientes.
Os defeitos na transmissão automatizada relatados por proprietários nos EUA são semelhantes aos descritos no Brasil. De acordo com documentos legais, o sistema foi observado “trepidando, patinando, resistindo, escapando, hesitando ao trocar marchas, tendo desgaste interno prematuro, atrasando nas reduções e, em alguns casos, com acelerações repentinas ou retardadas”.
De acordo com a reportagem, a Ford tinha conhecimento de defeitos no câmbio Poweshift DPS6, instalado nos modelos Focus e Fiesta, 2010 e 2011. Cinco anos depois, a companhia ainda estava tentando encontrar uma correção para os problemas, ao invés de repensar o sistema.
A reportagem também afirma que teve acesso a documentos confidenciais do alto escalão da empresa, em 2012. Eles mostrariam a Ford reconhecendo que apressou a produção dos veículos, cortou custos de forma irresponsável e comprometeu protocolos de qualidade.
Em outros documentos da época, relata a notícia, um engenheiro de testes fez uma avaliação desastrosa do câmbio Powershift que, então, já equipava cerca de 500 mil carros. “Não há conserto por enquanto. Nós temos uma força tarefa trabalhando na questão mas eles não encontraram nenhuma solução por enquanto”, escreveu Tom Hamm, citado na matéria.
Como observou a reportagem, essa informação contradiz declarações feitas pela companhia ao órgão de segurança viária National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA). A Ford teria dito à organização que o problema no câmbio Powershift só ocorria quando os veículos ficavam mais velhos.
Nos EUA, os defeitos foram alvo de uma ação coletiva contra a fabricante que resultou no pagamento de US$ 35 milhões a um conjunto de 1,9 milhão de clientes, em 2017. Ainda assim, não haviam provas de que a empresa tinha conhecimento do problema, até então.
As primeiras reclamações com relação à transmissão da Ford, nos EUA, foram feitas em 2010, logo após o início das vendas do Fiesta ano/modelo 2011, primeiro carro equipado com ela. Então, clientes registraram queixas junto à NHTSA.
No Brasil, o câmbio Powershift apareceu no New Fiesta, hatch e sedã; Focus hatch e sedã; e EcoSport.
Depois que a investigação do Detroit Free Press foi publicado, diversos membros do congresso americano têm se manifestado. Eles demonstram ter intenção de se envolver com o problema, e já pediram que uma revisão do problema fosse feita.
O principal órgão de segurança viária do país, National Highway Traffic Safety Administration (Administração Nacional de Segurança no Trânsito, NHTSA), também se interessou pela questão. Há possibilidade de que a instituição obrigue a fabricante a fazer um recall dos veículos.
Além disso, diversos proprietários de carros da Ford equipados com o câmbio Powershift entraram em contato com a publicação. Eles contaram que, depois da publicação da notícia, a marca iniciou um processo silencioso de chamamento para reparos.
Contudo, ao chegarem às concessionárias da marca, os donos dos veículos tiveram o conserto gratuito negado.
Fotos Ford | Divulgação
Matéria atualizada, publicada em 11/07/2019
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Pensando que a Ford tivesse solucionado o problema no câmbio Powershift, comprei no fim de agosto 2023 um focus sedan titanium Plus 2015 com 63 mil km, uma nave mas que infelizmente um carro que nasceu morto. Fiquei 15 dias com ele e não conseguia rodar, luz de injeção acesa, trepidações na embreagem é por fim fiquei sem a marcha ré. Como estava na garantia da revenda devolvi o carro e me livrei de uma dor de cabeca, pois vendo vídeos e relatos de mecânicos especializados é um problema crônico desse cambio e não tem solução, somente trocando por um cambio automatico convencional que a Ford deveria fazer sem custo aos proprietários . O carro em si é espetacular mas esse Powershift é uma bomba relógio
Meu New Fiesta Hatch 2013/2014 com 93.000 km está com trepidações no cambio. Entrei em contato com a Ford perguntando sobre a garantia estendida para até 160.000 km para este tipo de problema e ano deste carro e até agora não obtive resposta. Mesmo usado, comprei em concessionaria, em agosto do ano passado.
Estou com o mesmo problema relatado acima, Ecosport 2014 com problema no câmbio e a Ford não quer fazer o serviço, alguém pode me ajudar?
ESTOU COM PROBLEMA NO CAMBIO DA MINHA ECOSPORT 2017…COMO CONSEGUIR GARANTIA JUNTO A FORD, ALGUEM ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS..
Bom dia! tenho um EcoSport 2.0 2015 automático, com menos de 50000km, está apresentando defeito na embreagem (horas não engata a marcha ré). o que devo fazer? qual a medida a ser tomada?
Tenho um carro Ford Focus 2010, com 30 mil KM. E só agora o carro deu defeito no cambio. Teve que ser rebocado para a oficina. E está lá. O que devo fazer, uma vez que meu carro é pouco rodado e eu não entendo nada. Aguém pode me orientar? Se é um defeito de fábrica, tenho ainda direito de reclamar?
Obrigada,
Rozani Grossi
Boa Tarde à Todos !!!
Alguém teve sucesso com processo jurídico junto a Ford ?
O MEU ECOSPORT 2013 TITANIUM DEU PROBLEMAS DUAS VEZES NO MÓDULO POWERSHIFT AGORA NA EMBREAGEM A FORD PASSOU UM ORÇAMENTO DE 10.500 ABSURDO ,SE ABRIREM UMA AÇAO COLETIVA ENTREM EM CONTATO PRECISAMOS NOS UNIR E GANHAR O RECALL NA JUSTIÇA .AD.PIZARRO@BOL.COM.BR
Tenho um focus 2015 que hoje está com 57mil km e deu pau no cambio… não engata nem a ré… 8mil só de peça, fora mão de obra!! pense!!
Pessoal, o que posso dizer, estou muito triste com meu Ecosport SE 2.0 13/14… que trocou essa bomba de câmbio em 2017… e menos de 2 anos meu carro está na concessionária AUTO PRIME SBC, com orçamento de mais de 7000,00 para arrumar, busquei a Ford do Brasil e foi dito para eu procurar advogado… Senhores, não comprem mais FORD… essa fábrica está falindo e deixando o Brasil! E nós proprietário ficamos com o prejuízo frente a essa poderosa americana!
Imagina a quantia de bombas prestes a explodir no mercado. Entendo a revolta dos consumidores, não deve ser fácil.
Tenho dois Fiestas 2016, um Hatch e um Sedan, ambos com o câmbio Powershift. Até agora não tive problema com nenhum dos dois, espero que continuem assim.
Olá tenho um Focus Titanium 2015, com câmbio automático, além do problema do câmbio, agora também é a desvalorização do carro, difícil alguém pagar o preço próximo ao valor de tabela.
Vou entrar com ação judicial contra Ford
No Brasil? Vai apenas perder dinheiro, infelizmente…
Tá!Mas, não não resolveram o problema do câmbio dos 2017 ao 2019?
Não, tenho um focus 2017 e com 25 mil km já assentava os mesmos problemas, porém, sem direito a garantia estendida, uma vez que “teoricamente” já haviam resolvido os problemas de projeto do câmbio. Não tem jeito, ação judicial neles!
Não, tenho um focus 2017 e com 25 mil km já apresentava os mesmos problemas, porém, sem direito a garantia estendida, uma vez que “teoricamente” já haviam resolvido os problemas de projeto do câmbio. Não tem jeito, ação judicial neles!
Eu tenho uma EcoSport 15/16 automática, pois fui lesada por três anos e o problema persiste, estou com processo na montadora, quantas irresponsabilidades por partes deles.
Estou entrando com um processo contra Ford tbm. Cambio powershift. Como está o seu ?
É causa ganha. A Ford vai empurrar o processo com a barriga enquanto puder. Provavelmente vão pedir perícia no carro. Eles podem até mesmo trocar a embreagem do carro de vocês durante uma revisão sem lhes informar de modo a preparar o carro para a perícia. Se o perito constatar o problema eles irão buscar um acordo para recomprar o carro. Conversem com os seus advogados pois a primeira proposta que eles irão fazer pode até parecer boa aos olhos de um leigo, mas não será.
Regis por favor quem e seu advogado e é ação conjunta??
Também tenho um EcoSport 2015 comer um problema no câmbio como faço para entrar com ação coletiva junto com vocês obrigado
E como está o processo ? Conseguiram resolver? Vale apena entrar em processo ?
Olha, tive um Fiesta Titanium, todas as revisões efetuadas na fábrica, 2 meses após acabar a garantia o câmbio deu pai. EU NUNCA MAIS VOU ADQUIRIR UM FORD
Lindo carro, cambio automático não vale nada. Kkkk
Esses carros usam câmbio automatizado de dupla embreagem que é diferente do câmbio automático tradicional com conversor de par ( este por sinal muito bom). Câmbio automático é bom, o que não presta é o automatizado.
Empresinha de fundo de quintal esta Ford, se não era a partir de agora se tornou. Quero distancia !!!!
Bandidos por isso ta se acabando no brasil
Agora dá pra entender porque a Ford está encolhendo e despencando no mundo todo. Irresponsáveis!