Preciso descarbonizar o motor. Troco a marca do óleo também?

Quando o assunto é descarbonização do motor, tem gente que confunde"alhos com bugalhos". Primeiro é preciso saber o que causa a carbonização

Por BORIS FELDMAN05/07/18 às 19h30

Antes de mandar descarbonizar o motor, você sabe o que causa a essa carbonização? Um ouvinte ficou na dúvida e pensou até em troca de óleo.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo diz que a oficina sugeriu a descarbonização do seu motor. E, ele pergunta se nesse caso ele pode mudar a marca do óleo que está utilizando no cárter. E a resposta é de que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Em primeiro lugar: verifique se existe a real necessidade de descarbonização do motor, esse é o primeiro ponto. Segundo ponto: a carbonização no interior do motor é proveniente do carbono que existe na gasolina, em alto teor, e muito pouco no álcool. Se o seu carro é flex e você sempre abastece com etanol, a possibilidade dele está carbonizado e mínima. Terceiro ponto: quanto a troca do óleo, não tem nada a ver com o motor estar ou não carbonizado. Deve-se sempre usar o óleo da marca e especificações do fabricante que constam do manual do proprietário.

descarbonizar

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Rodolfo 6 de julho de 2018

    Caro Boris Feldman, boa tarde!
    Eu vi em no vídeo do link abaixo que o óleo mantém a cabeça do pistão limpa, assim como a saia do pistão e as canaletas dos anéis de segmento, porém se o óleo terminar a sua vida útil (pela quilometragem) ele não consegue mais fazer esta importante limpeza:
    https://www.youtube.com/watch?v=jeLTJbS2rA0
    Veja abaixo o que a Total lubrificantes diz disso:
    “Além dessa função primária, é também o óleo lubrificante que mantém a temperatura do motor. E, por incrível que pareça, é por conta do óleo também, que a limpeza do motor acontece. Afinal, é ele que tira toda sujeira gerada pela combustão”.
    Um forte abraço,

    • Rodolfo 7 de julho de 2018

      Caro Boris,
      O trecho que fala sobre aditivo do óleo que combate a carbonização está aos 9 minutos e 57 segundos (9:57) do vídeo citado acima por mim.
      Um forte abraço,

Deixe um comentário