Quebra-mato! Ainda bem que sumiu a trapizonga

Por BORIS FELDMAN25/04/18 às 06h45

O quebra-mato é um perigo para as pessoas ao redor. Uma verdadeira trapizonga que se torna uma arma fatal em um atropelamento. E, assim como o engate bola, deveria ser abolido de vez.

[TRANSCRIÇÃO]

Na semana passada um ouvinte nos questionou a respeito daquele engate bola, que vai atrás do para-choque traseiro, que ele estava com dificuldade de encontrar e eu disse ainda bem, porque aquilo não presta para nada, dá falsa impressão de proteger o carro, mas compromete a sua estrutura se receber um impacto traseiro. E ainda rasga a canela do pedestre que passa desavisadamente por perto do carro.

Ele então disse que procurou, e também não encontrou, o quebra-mato, aquela trapizonga terrível que colocavam à frente do para-choque dianteiro, para dar um falso ar de robustez aos pretensos aventureiros do asfalto. Aquilo devia ser chamado de quebra e mata, pois no caso de atropelar um pedestre, ele era quase que o tiro de misericórdia. No caso de uma criança, era fatal, pois acertava sua cabeça. Ainda bem que as fábricas tiveram o bom senso de sumir com esse monstro do mercado.

quebra-mato é perigoso em caso de atropelamento

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

7 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Drci 9 de julho de 2018

    Ele deve ter tido algum problema com esses assessorios, eu já tive carro que bateram na traseira dele e não teve danos graças ao engate, quanto alguma quebra mato me carro atual tem e já me foi muito útil.
    .

  • Alguém 9 de julho de 2018

    Pra alguém acertar a canela no engate é necessário passar se esfregando no carro, ou muito próximo, correndo até o risco de arranhar o veículo, o povo tem que aprender a andar mais distante. Quanto a proteção dianteira, serve pra diminuir os danos causados por colisão, sempre tem um idiota que entra na frente e diz que quem bate atras está errado.

  • Luan Moura 9 de julho de 2018

    Quanta ignorância escrevendo, com toda certeza muito maior do que o escritor busca atingir com tal texto. O engate pode ser usado por muitos de maneira errada, mas a culpa por algum se machucar é principalmente da pessoa desatenta e quanto ao quebra mato, ele é uma peça que de necessidade só se tem no meio rural, por tanto deveria era reclamar do usuário e não dos acessórios, já que esses tem utilidade.

  • Carlos 8 de julho de 2018

    Como alguém tão desinformado pode comentar sobre automóveis.
    O engate esférico serve para acoplar reboques e trailers na traseira dos automóveis.

  • Ricardo 8 de julho de 2018

    Sem o engate bola, como rebocar a carretinha?

  • Dito 3 de junho de 2018

    O engate bola ainda tinha a utilidade de quebrar placa e para-choques dos veículos estacionados atrás. Juro que não entendo como era permitido a quem não tinha uma carretinha para justificá-lo.

    • Madc 8 de julho de 2018

      Simplesmente porque o reboque ou carreta não tem a sua placa acoplada a um veículo podendo ser acoplado em qualquer veículo que tenha a bola que por sinal se chama engate , desde que o engate esteja de acordo com o ctb, é pra falar a verdade eu nunca ouvi falar de alguém que tenha rasgado a canela no engate de reboque , acho que isso foi um jeito de encarecer um equipamento que por sinal é bem util

Deixe um comentário