A regrinha dos 70% – etanol x gasolina – vale para todos os motores flex?

Por BORIS FELDMAN04/05/18 às 07h50

Será que a velha regrinha dos 70% etanol x gasolina ainda serve de referência, se considerarmos a evolução dos motores flex e as diferenças deles entre sim?

[TRANSCRIÇÃO]

Quando o dono de um carro flex vai abastecer, ele já conhece aquela regrinha da diferença dos custos. Se o etanol estiver custando até 70% do custo da gasolina, ele vale mais a pena. Caso contrário, abastece com gasolina. Mas aí vem a dúvida: todos os motores respeitam essa regrinha dos 70%? Claro que não, esse percentual pode variar de 68, 69, até 71, 72%. A quem diga que pode ser alterado até para 75%. Como saber? Fazendo as continhas. É só abastecer o carro com gasolina e fazer a conta:quantos quilômetros ele andou com 1 litro de gasolina? Pois abastece com etanol, faz a mesma conta, quantos quilômetros por litro de etanol ele rodou. Se essa diferença de consumo for de 30%, vale então a regrinha dos 70% da diferença do custo. Se a diferença de consumo foi maior ou menor, ajuste a regrinha para esse percentual que você encontrou específico do seu carro.

regrinha dos 70% etanol x gasolina ainda serve de referência

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

7 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Carlos 5 de maio de 2018

    Minha região em Campos do Goitacazes RJ álcool custa 3,19 já gasolina 4,80 +- aí com certeza abasteco com etanol , média de consumo varia muito pouco , claro tem posto de combustível e péssimo , meu carro é um polo fais 15 km por litro na gasolina já no etanol fais 11 km por litro em bom posto com combustível bom .

  • LHP Consultoria 4 de maio de 2018

    Faltou um porem…, se fosse gasolina 100% pura, é uma situação, mas com gasoalcool…, apelido que dei mistura, muitas vezes modificada na % por ganância; a parada é outra. Dependendo dos custos de ambas, pode até ter 40% de diferença de km por litro, que o AEHC ainda assim é viável…

  • Paulo 4 de maio de 2018

    Vale salientar que a cada 4 tanques abastecidos com o combustível x mude para o combustível ¥. esse procedimento preserva a capacidade de leitura da sonda do veículo.

  • Ricardo braga 4 de maio de 2018

    Estou utilizando álcool desde 2015 gasta mais porém o carro tem desempenho melhor e o lubrificante se degrada menos além de famosa grilada nos motores

  • Sérgio 4 de maio de 2018

    Eu sempre abasteço com o etanol quando tem nas bombas a gasolina aqui na minha região é pessima e o preço é caro comparado o de outras região o litro aqui é 4:29

  • Carlos 4 de maio de 2018

    Eu prefiro álcool, até o limite 75% do preço gasolina. O etanol é menos poluente e principalmente há incremento, no caso do meu carro, de 10 cvs.

  • Gerson T. Angelo 4 de maio de 2018

    Eu gosto de ter maior autonomia possível loge dos postos de combustível. Nossa gasolina não deveria ter etanol. Pagamos muito caro e não é a gasolina pura como eta antes que tinhamos até a opção de gasolina azul. Como não sabemos qual será o preço de combustível em outras localidades e nem se a qualidade está dentro das normas. Os tanques deveriam sem 30% maior. O nosso IPVA pagamos do flex igual a gasolina.

Deixe um comentário