Renault Stepway é ‘SUV’ apenas se equipado com câmbio manual
O Inmetro, Instituto de Metrologia, às vezes acerta, mas, ao padronizar os SUVs, os utilitários esportivos, ele deu uma derrapada
O Inmetro, Instituto de Metrologia, às vezes acerta, mas, ao padronizar os SUVs, os utilitários esportivos, ele deu uma derrapada
O Inmetro, Instituto de Metrologia, é que padroniza, coloca as coisas no seus devidos lugares; e às vezes acerta, como foi esse sistema de etiquetagem de consumo dos automóveis. Mas, ao padronizar os SUVs, os utilitários esportivos, ele deu uma derrapada.
Pois estabeleceu seis medidas mínimas a serem cumpridas para se encaixar nessa categoria. Mas, não exigiu que sejam cumpridas todas elas. O que abriu margem às tais brechas da lei, uma delas até curiosa: o novo Renault hatch Stepway pode ser considerado um SUV desde que equipado com câmbio manual.
Mas se for o automático CVT, não é mais um SUV. Como assim? É porque o câmbio CVT é mais volumoso e deixa o Stepway mais próximo do piso, não alcançando a distância mínima livre do solo exigida pelo Inmetro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A informação de que o Stepway com câmbio automático CVT tem apenas 14cm de altura do solo é completamente equivocada e várias matérias repetem esse mesmo equívoco. Eu tenho o carro e fui pessoalmente com uma trena tirar essa dúvida de tanto que repetem. O vão livre do solo é de 24cm medido pelas extremidades. No trecho do câmbio CVT, onde repetem várias vezes que tem 14,5 cm, tem exatamente 18,5 cm.
Achei muito legal, já tive um sandero e gostei muito. Agora estou comprando o stpway 20/21 com câmbio manual e estou muito contente com o sua inho. Cach 15/12/2020.
Se chamam até o minúsculo Kwid de “SUV” então qualquer carro carro com plásticos ao redor dos paralamas pode ser um “SUV”!
Como assim “o Inmetro às vezes acerta”? Não entendi, quer dizer que o acerto é mera casualidade e não regra? Pegou mal essa chamada.
Tenho um stepway 2013/14, não tenho do q reclamar, econômico, poucas vezes me deu dor de cabeça, se tiver q trocar, compro outro Stepway
Tenho um Stepway e é simplesmente um excelente carro.
Stepway é um bom carro mas tá caro demais. As montadores precisam rever isso
Pois é … Onde fomos parar ! Chamar um Sandero de SUV !! Não que o carro seja ruim, não é isso. O Stepway deve estar p da vida com a Renault, pois lhe deram um atributo que todos sabem que ele não tem. É como aquele pai que leva o filho na escolinha de futebol e a turma fica lá olhando o jogo e o pai diz que o filho dele é como o Everton, sendo que todo o pessoal vê que o guri não passa de um Ramiro… Acho que foi um tiro no pé, porque conta ponto contra o Sandero uma vez que todos sabem que ele não é SUV. O melhor aventureiro urbano seria uma definição melhor. Só fazem isto por que o consumidor entra nestas atochadas das montadoras. Até compraria um Stepway, mas o problema é que agora sei que estão me vendendo o que ele não é, embora seja um bom carro. Foi mal, Renault!!