Renault Stepway é ‘SUV’ apenas se equipado com câmbio manual

O Inmetro, Instituto de Metrologia, às vezes acerta, mas, ao padronizar os SUVs, os utilitários esportivos, ele deu uma derrapada

Por Boris Feldman15/08/19 às 19h30

O Inmetro, Instituto de Metrologia, é que padroniza, coloca as coisas no seus devidos lugares; e às vezes acerta, como foi esse sistema de etiquetagem de consumo dos automóveis. Mas, ao padronizar os SUVs, os utilitários esportivos, ele deu uma derrapada.

Pois estabeleceu seis medidas mínimas a serem cumpridas para se encaixar nessa categoria. Mas, não exigiu que sejam cumpridas todas elas. O que abriu margem às tais brechas da lei, uma delas até curiosa: o novo Renault hatch Stepway pode ser considerado um SUV desde que equipado com câmbio manual.

Mas se for o automático CVT, não é mais um SUV. Como assim? É porque o câmbio CVT é mais volumoso e deixa o Stepway mais próximo do piso, não alcançando a distância mínima livre do solo exigida pelo Inmetro.

Renault stepway cvt 2020 022
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Arno Käfer 19 de agosto de 2019

    Pois é … Onde fomos parar ! Chamar um Sandero de SUV !! Não que o carro seja ruim, não é isso. O Stepway deve estar p da vida com a Renault, pois lhe deram um atributo que todos sabem que ele não tem. É como aquele pai que leva o filho na escolinha de futebol e a turma fica lá olhando o jogo e o pai diz que o filho dele é como o Everton, sendo que todo o pessoal vê que o guri não passa de um Ramiro… Acho que foi um tiro no pé, porque conta ponto contra o Sandero uma vez que todos sabem que ele não é SUV. O melhor aventureiro urbano seria uma definição melhor. Só fazem isto por que o consumidor entra nestas atochadas das montadoras. Até compraria um Stepway, mas o problema é que agora sei que estão me vendendo o que ele não é, embora seja um bom carro. Foi mal, Renault!!

Avatar
Deixe um comentário