Direção elétrica: por que ela é superior a hidráulica?

Com o passar dos anos, a direção hidráulica foi perdendo cada vez mais espaço para a elétrica, que é melhor até para o bolso do dono do carro

Por BORIS FELDMAN01/07/18 às 22h30

Quando comparamos a direção elétrica com a sua antecessora, a hidráulica, fica muito fácil distinguir as diversas vantagens da mais nova. Veja só:

[TRANSCRIÇÃO]

Durante muitos anos se falava na direção hidráulica, um sistema que reduz o esforço do motorista para virar o volante, principalmente na hora das manobras, de se colocar um carro na vaga. Nos últimos tempos a direção hidráulica virou elétrica, e quais são as vantagens da assistência elétrica sobre a hidráulica? Muitas, a hidráulica, como diz o nome, é um sistema hidráulico, uma verdadeira tralha com correias, polias,bombas, fluidos, com possibilidades de desgaste mecânico e vazamentos.

A elétrica é um simples motorzinho elétrico acoplado a coluna de direção. Ela é mais barata, mais simples, mais leve e proporciona redução de consumo de combustível. Pois, ao contrário da hidráulica que funciona o tempo todo, o motorzinho elétrico não é acionado quando o carro está em linha reta, só quando o motorista vira o volante.

direção elétrica
Foto | Alexandre Carneiro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Luis Augusto 10 de outubro de 2018

    Conheci agora o Auto Papo e gostei muito. Por estar trabalhando com a logistica de adm de frotas, vejo que vai me ajidar e muito. Obrigado!

  • paulo e.f. diehl 2 de julho de 2018

    oi Boris, concordo com quase tudo, porém o ”’precinho” cobrado na hora do seu conserto ou sua de troca é de ”deixar cair os butiás do bolso”, !!!!

Deixe um comentário