Saiba quais são as desvantagens do kit GNV

Antes de sair correndo atrás de uma possível economia de combustível com o kit de gás natural veicular, é bom se ater também as desvantagens dele

Por BORIS FELDMAN02/07/18 às 06h30

A instalação do kit GNV pode ser vantajoso para quem não quer depender da gasolina e do etanol. Porém, há desvantagens que devem ser consideradas.

[TRANSCRIÇÃO]

A greve dos caminhoneiros provocou quase que uma corrida atrás do gás natural veicular, muitos motoristas querendo adaptar o equipamento do GNV nos seus automóveis. Eu comentei aqui que vale a pena financeiramente só para quem roda profissionalmente com o carro, faz 5, 6 mil quilômetros por mês. Entretanto, o motorista médio brasileiro roda de 1 mil a 1.500 quilômetros, aí o retorno do investimento de 5, 6 mil reais, para instalar o equipamento, vai demorar.

E alguns ouvintes me questionaram: mas existem alguns outros pontos negativos? Sem dúvida, o gás é uma adaptação. Então, o motor perde um pouco de potência, de 5% a 10% dependendo do equipamento. Além do mais, aumenta o peso do carro e perde-se espaço no porta-malas com a instalação dos cilindros, embora alguns automóveis permita sua instalação sob o porta-malas. E além de tudo, uma desconfortável inspeção que tem que ser feita anualmente, para verificar o estado dos cilindros.

kit GNV
Foto | Shutterstock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

116 Comentários

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  • Marcos Paulo 14 de novembro de 2018

    Eu tenho uma Grand caravan Chrysler e falo que e ótimo gnv e não perde nada de potencia e a manutenção e mínima e quem fala contrário e porque nunca teve um kit gnv ou teve instalado em boca de porco eu tenho um kit 5G e é ótimo

  • Alex 19 de outubro de 2018

    Sou de Sao Paulo e gostaria de saber onde há uma oficina credenciada com um preço mais acessível.

  • James 5 de outubro de 2018

    Gnv é top, meu palio 1.6 fazia 225 km com 15 m de gnv

  • Juraci Jorge da Silva 3 de setembro de 2018

    Tenho S10 ano 2005 está com 214000 KM rodado tem um kit de GNV até hoje não me trouxe problema nenhuma diz concordo plenamente do amigo que diz que o GNV não vale a pena eu acho que ele está sem noção não sabe o que está falando ou estado dele não possui GNV mas mesmo assim amigo volte atrás que você conversou m**** bobeira o GNV é muito mais barato o carro fica muito mais econômico e eu gasto é bem menos você parece que tem um acordo com o governo não é possível ou nunca teve carro com GNV

    • Maiara 5 de outubro de 2018

      Teu carro e a oleo quanto gas por mes gnv

  • Ademar Iannes dos Santos 3 de julho de 2018

    Desculpa mas tenho que descordar, talvez onde vc mora seja assim, mas aqui em Curitiba pra começar nem é 4% e com kit GNV pagamos somente 1% , compensa e muito até pra quem não é motorista profissional.

  • Ademar Iannes dos Santos 3 de julho de 2018

    As vantagens cobrem todas as desvantagens se é que tem, matéria comprada, escrita por quem não entende nada nada de GNV, fazer a inspeção anual que é um dos pontos mais críticos ou criticados, seria assim também com troca de óleo e seus filtros que é feito a cada 5 ou 10 mil km ou. Cada 6 meses qual alcançar antes, como isso ninguém fala ninguém reclama, inspeção pra começar se vc fizer num bom instalador ele mesmo agiliza tudo pra vc, GNV só traz benefícios , nem que eu rode 50 km por dia, no momento de pagar o IPVA é só alegria, aqui em Curitiba paga 1% valor do carro, quer melhor que isso então tem que voltar morar com os pais e ser sustentado por eles rsrs. Depois do GNV que venham os elétricos.

    • Joaquim Martins Batista 25 de setembro de 2018

      AMIGO, CONCORDO COM VOCÊ PARCIALMENTE. USEI GNV NO MEU CARRO, POR 6 ANOS.
      AQUI EM SÃO PAULO DO COMPENSA GNV, SE O CARRO CONSUMIR MUITO COMBUSTÍVEL. O IPVA AQUI PRA CARROS GNV, E 2%. A VISTORIA ANUAL GERA EM TORNO DE 250 REAIS. É TEM MAIS,A VISTORIA QUE ELES FAZEM, E GERAL, NÃO É SO NO GNV.SE O CARRO TIVER COM ALGUM PROBLEMA. QUE NÃO CONDIZ COM O GNV, E REPROVADO PARA O LICENCIAMENTO. GNV AQUI SÓ COMPENSA PRA CARRO DE 1.8 ACIMA

      • Thiago 15 de outubro de 2018

        Boa noite, Joaquim…
        Tudo bem?
        Gostaria saber como vc disse que mora em São q, se tem desconto no IPVA, quero instalar no meu veículo City e sou motorista de aplicativo e seria uma boa um desconto!!!
        Obrigado

  • GM 3 de julho de 2018

    Quanta gente desocupada ein….. vao trabalha!!! Hahahhahahaha

    • Ellen vitorinha 15 de outubro de 2018

      Agente tem oq fazer por isso colocamos comentários úteis bem diferente do seu.

    • Ellen vitorinha 15 de outubro de 2018

      Agente tem oq fazer por isso colocamoscomentários úteis bem diferente do seu.

  • Marcelo Matos 3 de julho de 2018

    Prezados,
    Desculpem, tenho kit instalado a cinco anos é só alegria. O ponto é vocês fazerem a instalação em locais de confiança e de preferência um kit próprio para o seu veículo, que não necessariamente é o mais caro. Vou deixar a minha opinião, compensa é muito!

  • Belmonte 3 de julho de 2018

    Tenho GNV desde 2002 quando a Blazer 4.3 V6 arruinou meu bolso semanalmente. Um colega poiicia rodoviáriao que me ofereceu. E desde então nunca mais rodei sem gnv. Hoje tenho um Nissan e Kombi ambos no gnv. Manutenção básica, filtro de ar,velas e bobinas ou cabo de velas. Conta *ANUAL* dos 2 veículos (Nissan gasto rs 1.200 a rs 1400 gnv antes rs 7.900 media rs 100 a rs 140 mes gnv). Kombi rs 1.400 a rs 1600 antes rs 9.500 na gasolina. E acha que tenho prejuízo, francamente materia mais *CHULA* Essa.

  • THIAGO DE AGUIAR BIANCO 3 de julho de 2018

    Olha, instalei um kit 3° geração em um Fox 1.6 com 10m³
    Me custou 2.200 reais, só de IPVA economizo 700 pratas e faço 130km com 25 reais. para mim no RJ vale a pena..

    • Telma 3 de dezembro de 2018

      Boa noite, Sr. Thiago, onde colocou o seu gnv?

    • Telma 3 de dezembro de 2018

      Boa noite, Sr. Thiago, onde colocou o seu gnv?

  • Helder 3 de julho de 2018

    “Desconfortável inspeção ” ? Isso mesmo autopapo? A inspeção não é feita SOMENTE no cilindro mas sim em todo o veículo onde se constata a segurança do mesmo em todos os aspectos. .. devia sim fazer essa “Desconfortável inspeção ” em toda frota brasileira. .. diminuiria consideravelmente os acidentes

  • Marcos de SP 2 de julho de 2018

    Nunca tive problema porque antes de chegar em casa passo para gasolina para lubrificar tudo que a no motor ao amanhecer ligo na gasolina ando por 2 km e já transfiro pro GNV após ter lubrificado motor sinao reseca cabeçote BLZ .

  • Contra o Golpe Fascista 2 de julho de 2018

    Essa matéria parece estranha, pois não condiz com a realidade do que são as imensas e insuperáveis vantagens do GNV. As vantagens do GNV são imensas. Um kit GNV de quinta geração novo já instalado é em torno de R$ 4.000 mais uns R$ 500, incluindo-se taxas do DETRAN e vistoria do INMETRO, total: R$ 4.500. A matéria diz que só é vantagem só para quem anda em torno de 5000 a 6000 Km por mês. Já li e comprovei que, se o carro andar no mínimo 50 Km por dia, já é vantagem! A diferença é de que quem anda 50km por dia vai demorar mais um pouco para tirar o investimento. Instalei o GNV quinta geração. O meu carro anda, em média, 90 a 100Km por dia. A vantagem do GNV é tanta que é possível fazer um economia anual de mais de R$ 8.000. Para quem anda em média 90 a 100km, a instalação do Kit GNV em nada aumenta no orçamento, é o meu caso, pois o que eu gastava com gasolina e álcool já era o valor superior ao valor parcelado pela instalação do kit GNV mais os abastecimentos do GNV. Com um cilindro de 15 metros cúbicos, ando 180km. É uma economia fora do comum. Há muitos vídeos no YouTube de lojas que instalam GNV. É importante que se faça a instalação em uma loja homologada pelo IMMETRO e que o interessado na enorme economua cumpra todo passo a passo desde a pré-vistoria no DETRAN, passando-se, em seguida, pela instalação em loja-oficina referenciada-credenciada, depois, inspeção no INMETRO e, por fim, retorno ao DETRAN, para onclusão do processo de “mudança de característica” para GNV. Vale muito a pena mesmo. Só para se ter uma ideia, abastecia dois tanques de gasolina-álcoolpor semana, em média 9 tanques por mês, o que dá em torno de R$ 1500,00 por mês com abastecimento. Agora, com o GNV, faço de 15 a 16 abastecimento por mês, o que totaliza uma quantia de R$ 600,00 a R$ 640,00. Se somar esse valor mensal de R$ 640,00 mais a parcela de R$ 667,00 da intalação, ainda, assim fica inferior ao valor que abastecia anyes só com gasilina. Daqui para frente, todos os meus carros serão com Kit GNV, até mesmo novo, 0Km, saído da concessionária!. O GNV é uma coisa tão excelente que não se vê uma ampla campanha (deve ser o lobby a favor dos combustíveis líquidos que é grande) mostrando-se os benefícios, além de econômico, faz bem ao bolso, é seguro (nas mesmas condições dos combustíveis líquidos, até mais seguro que esses) e ecológico. É só alegria e economia!

    Obs: A perda de potência é quase imperceptível (nada que comprometa o desempenho) mesmo em carros de motorização 1.0, se for feita uma ótima instalação.
    Uma outra observação importante é se exigir do instalador que se coloque uma peça-componente fundamental, chamada “variador de avanço”. O variador de avanço é responsável para que o carro fique com, no mínimo, 95% da potência original. Citei a importância do variador de avanço porque há quem instale o Kit GNV sem ele, mesmo sendo o de quinta geração! Resta saber qual o variador de avanco específico para cada tipo carro, modelo, ano etc.

    Enfim, essa minhas colocações são baseadas na minha experiência com GNV. É necessário que a pessoa interessada leia bem e pesquise bem sobre GNV, pois existe um imenso preconceito sobre o uso do GNV, talvez por falta de informação ou de forma proposital mesmo. Conheci um amigo que já teve oito carros, Ford Ranger dentre outros, e todos eles com GNV. Esse amigo, o conheci no INMETRO de minha cidade, me indicou o uso das velas de Iridium que, por sinal, deixou o carro mais silencioso e mais econômico. Essas velas são bem mais caras, mas compensa, por ser para rodar 100km. É só trocá-las com 60.000Km. E, nos 30.000Km, fazer um descabonização delas! Espero ter ajudado a esclarecer e tirado algumas dúvidas! Um abraço a todos!

    • Thiago 15 de outubro de 2018

      Boa noite…
      Estou desempregados pesquisando absurdamente pra tentar aumentar minha renda … em fim, eu li tudo que escreveu e fiquei mais
      Empolgado em instalar o kit no meu carro!!!
      Só queria tirar uma dúvida com vc…!!!
      Qual cidade que reside, qual seu carro e se for e for em São Paulo, sentem desconto no IPVA???
      valeu!!!

    • michel 30 de outubro de 2018

      Parceiro alguma oficina para indicar em Sao Paulo??? Se tiver me manda no email por favor

  • Adilson Oliveira 2 de julho de 2018

    Desculpa, mas o autor não tem conhecimento nenhum de gnv. Este veículo que estou uma Hrv está com 31000 km rodados no gnv em um ano, sem ter problena.
    Tive uma Duster que rodei 45000 km em um ano, também sem problema.
    Meu carro faz 12 km no gás. Para cada metro de gás eu economizo 2 reais.
    Faz ou não diferença?

    • Ademar 3 de julho de 2018

      Verdade amigo é uma pena o autor ter Cido comprado para falar contra o GNV.

  • José Maurício 2 de julho de 2018

    Instalei em um Honda city um kit GNV G5 já rodei 53 mil Km, ficou bom é não tenho o que reclamar, a economia é muito boa rodo 230 Km com 40 reais de GNV, na gasolina gastaria 76 reais, e muito importante instalar um kit de marcar de renomada em oficina que tenha boa referência, tenho amigos que procurando melhor preço e tiveram problemas mecânicos e muita dor de cabeça, o barato sai caro no final.

    • Thiago 15 de outubro de 2018

      Boa noite, José…
      Tudo bem?
      Gostaria de saber onde que instalou seu Kit!!!
      Se é em São Paulo, se possível passar o endereço!!!

  • Luiz 2 de julho de 2018

    Eu tenho gnv no meu carro, já faz dois anos , uma economia fantástico, quem tiver condições de instalar o gnv no carro, não vai se arrepender. Mais procura uma oficina credencida, porque tem muita oficina de fundo de quintal, todo cuidado sempre é muito bom. Também não esqueça de fazer a manutenção é muito importante.

  • José Maurício 2 de julho de 2018

    Instalei um kit GNV G5 em um Honda CITY tem 2 anos, o carro estava 23 mil, hoje está com 83 mil e não tenho o que reclamar e a economia e muito boa, ando 230 km com 40 reais de GNV, na gasolina gastaria 76 reais , muito importante é a escolha de um kit de uma boa e uma instalação bem feita, tenho amigos que fizeram em oficinas com preços baixos mas com serviço de má qualidade e tiveram muitos problemas com o carro, quem for instalar deve procurar uma oficina que tenha boa referência.

  • Almir maggial 2 de julho de 2018

    Preciso kit usado para uno fiat onde consigo

    • Nildo 2 de julho de 2018

      Mercado livre meu amigo.

    • Eu tenho um geração 2 seminovo 2 de julho de 2018

      Eu tenho um kit g 2 semi-novo, usei 30 dias.

    • Dilson 3 de julho de 2018

      Vc é de onde sou de porto alegre tenho um kit novo 5 geração

      • GM 3 de julho de 2018

        Qual valor vc pede?

      • Talicio festa 14 de setembro de 2018

        Procuro kit geração 5 . Vc tá vendendo?

  • Roberto 2 de julho de 2018

    Sou taxista a 15 anos já tive experiência com GNV eu não quero nem de graça é uma economia que não vale a pena basta colocar na ponta da caneta.

    • Zezinho 2 de julho de 2018

      E que taxista nao faz manutençao so quer ganhar

      • Eu Rodrigo Silva 2 de julho de 2018

        Eu uso gnv a vinte anos, não quero outro combustível embora tenho que gasolina no meu Corolla.

      • Tetel 3 de julho de 2018

        É vdd sou mecânico, os clientes mais mão de vaca são taxistas. E o gnv com a sua devida manutenção como troca de cabos e velas óleo e filtro limpeza no redutor, podem ter certeza q vcs nunca terão problema com gnv

    • Sócrates 2 de julho de 2018

      Mentira sua

      • Iassim m charbaje 3 de julho de 2018

        Só se for taxista os Marajá dos ladrões políticos Ligar muito tempo nunca deu problema já usei até galo de conchinha a 30 anos atrás quando o Galo não era legal nunca teve problema

    • Jediel 2 de julho de 2018

      Rapaz lamento te informa mais vc não É taxista nem fudendo que taxista e vc de falar que não vale a pena ter gnv a não ser que o equipamento seja desses mega ultrapassado os de hj em dia e luxo purim sou motorista uber e foi a a melhor coisa que fiz

    • Paty 28 de novembro de 2018

      Kkkkkkkk cabraaaaa mentiroso da peste !!!!!

  • João Maria de lima 2 de julho de 2018

    Olá tenho GNV e é ótimo no Pajero 2.0 consigo rodar com mais economia,o grande problema é ter que fazer duas vistoria no mesmo ano uma no Detran e outra do GNV pois os corruptos avaliam ítens que nada tem a vê com o quit GNV como penus, faróis, e etc..e uma encheção de saco os caras se sente alteridades e reprovam o a vistoria,por causa de uma lâmpada do pisca que esteja com luminosidade mas Clara que a outro isso é uma ditadura…..

    • Ronaldo 2 de julho de 2018

      Bah! Temos que nos sujeitar a isso!

  • Júlio 2 de julho de 2018

    Maldita inclusão digital. Como há pessoas ignorantes neste país. O autor em nenhum momento se referiu a algum problema mecânico, elétrico ou algo similar em carros pm gnv. Ele apenas afirmou que aumenta o peso, perde espaço no porta malas e perde potência, além do inconveniente da vistoria anual. Disse alguma mentira? Bando de reta dardos.

    • Ze 2 de julho de 2018

      Nao sabem de nada, rodo a anos com gnv. Nunca tive problemas… Quem nao tem fala mau. ..

    • Jediel 2 de julho de 2018

      Luxo

    • Paulo 3 de julho de 2018

      Brilhamte interpretação!.. Justamente aí fica clara a diferença entre saber ler e entender aquilo que se lê.

  • Wellington Santana 2 de julho de 2018

    Quem encomendou essa matéria deve ser dono de rede de postos de gasolina, o que mais vejo nos dias de hoje são carrões importados com GNV.

  • Marcos 2 de julho de 2018

    “investimento de 5, 6 mil reais”.
    Vês são loucos? Com esse preço vcs colocam kit aonde, em Marte? Maluco, qual ignorante escreveu este texto?

    • elioricardo 2 de julho de 2018

      Olha marcos o geração 5 bate os 5.000 mil reais o sistema e melhor agora eu trabalhei em um fiesta como taxista o motor com menos de 200.000 mil kilometros começou a sumir óleo do motor muito rápido resumo da coisa teve que trocar o cabeçote do motor 1.6 modelo 2013 achei que rodou muito pouco o único senão do gás e que o motor vai rodar mais tempo seco

      • Alan 2 de julho de 2018

        Mentira!instalei no meu carro,e gastei 2,900 reais.

      • Gabriel 2 de julho de 2018

        Só vai trabalhar seco o motor se deixá-lo muito pobre de combustível. Tenho nos meus um 3 geração e no outro um 5 geração. E não tenho o que reclamar

      • Elaine Victor 2 de novembro de 2018

        Tenho uma Tucson, trabalho com ela , não estava mais aguentando o consumo com gasolina, acabei de colocar o kit gás, quase chorei de emoção de abastecer com 30 reais, pois antes era somente de 100 em 100 que saia do meu bolso e em poucas rodadas com o carro a gasolina já era , acredito que é uma grande vantagem o GNV, coloquei na GNV Anchieta, valor de 4.200,00 o geração 5, super indico, muito competentes.

    • Alex 2 de julho de 2018

      Em manaus custa proximo disso

    • Lismar 5 de novembro de 2018

      Em Manaus, custa entre 5,5 mil e 6,5 mil

  • Cleber 2 de julho de 2018

    Tudo mentira que o gaz estraga o carro, isso é as empresas de petróleo que estão perdendo dinheiro vai se casar com essa matéria, tenho 7 ano com gaz nunca deu b.o , bom de combustível que já me deixou na mão 2 vez mas o sistema dos gaz não parar kkkkkk

  • Rainer 2 de julho de 2018

    Uso gas há mais de 15 anos. Já tive vários carros com gnv. Atualmente tenho uma parati 2008 que coloquei gnv há 8 anos e rodei 420.000km sem nenhum problema ate agora. Não baixa nem óleo. A economia é muito boa e não tenho problema com perda de potência no meu kit 3 geracao

    • Sócrates 2 de julho de 2018

      Uso a 18 anos! Nunca tive problemas!
      GNV na veia!!!!

  • Aderivaldo 2 de julho de 2018

    Coloquei kit gnv na ecosport 2.0 e estou satisfeito rodando 170km na cidade com 29 reais e na pista 210km recomendo pois meu utimo carro cobalt vendi e nao perdi valor

  • Marcos eduardo soares brachini 2 de julho de 2018

    Reporte meia boca

  • Vanderlucio 2 de julho de 2018

    Gostaria de colocar gás no meu veículo mais o governo não dá insentivo aqui em Belo Horizonte Minas gerais, a vistoria anual sai por + ou – $300,00 não tem desconto no IPVA e sem contar com desvalorização do veículo, só no rio de janeiro que tem insentivo pelo governo pois boa parte dos automóveis tem GNV

    • Bruno 2 de julho de 2018

      Amigo no Paraná tem desconto de IPVA e sai a um por cento do valor do preço venal do veículo ao invés de 3,5 por cento. Às vezes compensa você conseguiu transferir seu veículo para o Parana. Recomendo o Danilo da Lael ele é o Top no gaz preço é ponta firme veja no YouTube os vídeos dele. Ele colocou na minha Explorer 6 cc ficou show.

      • FRED BRANT 1 de outubro de 2018

        Olá Bruno, acompanho os vídeos do Danilo Top no Gas, realmente mto bom. Eu tb tenho uma Explorer 97 xlt v6, mas é automática, vc acha que realmente vale a pena, pois o consumo de gasolina ta absurdo com o valor atual da gasolina, vc instalou o kit 5 geração na sua explorer? Att.

  • Carlos Pala 2 de julho de 2018

    Uso GNV desde 2001, sem reclamacoes e problemas maiores. Peso maior do cilindro, molas reforcadas se for preciso; perda de espaco na mala, dependendo do kit ou do carro, adapta-se perfeitamente; perda de potencia realmente nos primeiros kits era grande mas nos 5 geracao a bem menor. Quanto a vistoria, a verificacao dos cilindros e a cada 5 anos, o chamado teste hidrostatico. Anualmente, e feita a vistoria de seguranca que nada mais é que o sonho dos Detrans, uma vistoria extremamente rigorosa em todos os aspectos do veiculo.

    • Arcos 2 de julho de 2018

      Voce pode tentar um conhecido e transferir o veiculo para orio de janeiro.
      Em bh tem o bunus de 2 mil da gasmig

  • Ronaldo 2 de julho de 2018

    Pena que esse país em que apesar de haver democracia, você não pode falar o que pensa.

  • Lima 2 de julho de 2018

    Quando chegou o GNV no Rio eu fui uns do primeiro a colocar o kit de gaz que foi com a gaz carro e tinha 2 postos de gaz e nunca me arrependi pois até hoje coloco nos meus carros mesmo sendo 0km.fora o desconto do IPVA.

  • Ronaldo 2 de julho de 2018

    Só está faltando fiscalização nos veículos rodando sem condições de uso e em alguns postos.

  • Lauro 2 de julho de 2018

    Coloquei e em 6 meses se pagou com todas as despesas e inclusive o seguro. Carro ficou a mesma coisa, em cinco anos terei uma economia superior a 20 mil.

  • Ronaldo 2 de julho de 2018

    Na greve dos caminhoneiros rodei muito a GÁS só vantagens.

  • Leandro Silva 2 de julho de 2018

    Coloquei recentemente no meu polo e não me arrependo. Rodei 560 km com 160$ de GNV.. coisa que na gasolina ficaria em torno de 240 a 300 reais..

  • Aílton de Rezende Marques 2 de julho de 2018

    Vantagens para quem roda muito, economia certa com descontos no IPVA só que exige manutenção mesmo com vistoria, tive 2,veículos convertidos, um deles rompeu bomba de combustível ao abastecer ocasionando o incêndio , risco existe sim mesmo com.prevenção.

    • Geraldo 2 de julho de 2018

      É a pior besteira que já vi escrita… Então por causa do gás, rompeu a bomba de combustível? Estavam colocando gás no lugar errado companheiro. Tenho carro a gás desde 2007 ( só abastecer álcool no tanque ) nunca um carro meu baixou óleo ou sequer deixou o óleo sujo…

  • Ronaldo 2 de julho de 2018

    As vantagens suplanta as desvantagens.

  • Ronaldo 2 de julho de 2018

    A única desvantagem para mim é a corrupção dos órgãos fiscalizadores.
    Porque se não houvesse corrupção, não haveria tantos carros a gás sem condições de uso circulando e pondo em risco a população. Se deixar de falar na fiscalização dos postos de gasolina.

  • Aílton de Rezende Marques 2 de julho de 2018

    Compensa realmente, desconto no IPVA e mesmo com vistoria anual vale à pena para quem roda muito, já tive doía convertidos, a desvantagem é o risco de incêndio, comigo a bomba de combustível do veículo estourou no abastecimento, temos que ficar atentos a manutenção preventiva.

    • Paulo 2 de julho de 2018

      Aqui em beaga não desconto em nada só aí mesmo no rio.e sem falar que são poucos os postos que abastece com gás

      • Eu Rodrigo Silva 2 de julho de 2018

        Isso não é verdade.
        Noventa por cento ou bem mais, tem gnv.
        Você não conhece o meu Rio de janeiro!

  • Mario Sanches Coso 2 de julho de 2018

    Devemos salientar como ponto positivo a redução do IPVA, no Paraná por exemplo cerca de 70% de economia, no meu caso a economia paga cerca de metade do custo de instalação do Kit.

  • Mário 2 de julho de 2018

    Melhor do que GNV só carro movido a Gua ou eletricidade. GNV é cultura, o equipamento e a instalação precisa ser dentro dos padrões de segurança.

  • Francisco 2 de julho de 2018

    Ninguém nunca fala do seguro! No Rio de Janeiro ele dobra se você coloca GNV, toda a economia vai embora!

  • Zé Leite 2 de julho de 2018

    As pessooas na ânsia da economia fazem besteira. Investir 5 a 9 mil reais na conversão mais o desgaste da suspensão e perda de espaço, deve ser avaliado e função do custo/benefício: o cara gasta isso tudo e apos dois ou tres anos se desfaz do carro e verifica que economizou 4 mil reais…

    • Luiz 3 de julho de 2018

      4 mil eu gasto em dois meses só de gasolina

  • Vagner 2 de julho de 2018

    Não tenho nada a reclamar. Uma boa instalação. Manutenção em dia. Não dá dores de cabeça

  • Luiz fernando fonseca 2 de julho de 2018

    Eu tenho a mais de 13 anos,exelente opçao,muito bom,sem problema algum,sempre que trocar de carro instalarei

  • Ferreira 2 de julho de 2018

    So isso????

  • Ari 2 de julho de 2018

    Um bom alerta. Tenho GNV instalado e me útil porque trabalho com o carro.

  • Eri 2 de julho de 2018

    Reportagem chula…

  • Klebert 2 de julho de 2018

    Só as pessoas que nunca tiveram GNV, falam o que nem sabem , pois como vão falar mal do que nunca tiveram , mal de brasileiro , igual a falar mal de um Chery, só falam mal quem nunca teve .

    • RAFAEL ALVES BATISTA 2 de julho de 2018

      Hahahah, eu tenho um Chery a GNV. Tô bem contente

      • Alexander 2 de julho de 2018

        Tenta vender!!!!!!

      • Fabio 2 de julho de 2018

        Cherry é duro de vender, com ou sem GNV… Não muda nada…
        Usei 5 anos gnv e se jogar meu carro no lixo, ainda sairei ganhando com o que economizei

  • Reginaldo 2 de julho de 2018

    Todu tem seus 2 dois lados então quando. Querer explicar uma coisa faça certo .explicando os 2dois lado o riim e também o lado bom .ja estamos cheios de pessoas so negativas

  • Jose 2 de julho de 2018

    Quando se tem oportunidade de incentivar um tipo de combustível q nao dependa dos caminhões, o governa incentiva o seu uso dando um belo aumento de 30%!!! Parabéns vocês são muito espertos .

  • Alex Costa 2 de julho de 2018

    Reportagem inutil e trata-se de um editor desinformado e que não sabe fazer contas. Se vc roda 1000 km/mes vc hj em dia vc recupera o investimento do kit gás em média de 1 ano, com o preço da gasolina beirando os 5 reais. E os kits de 5 geração são bem avançados. Vai aprender a fazer contas e pesquisar melhor.

  • Johnny 2 de julho de 2018

    Matéria comprada, tomara que esse site não apareca mais no meu feed.

    • Re 2 de julho de 2018

      Material que vai contra ,a uso de novos combustíveis assim como os carros movidos a água TD que vá contra o interesse ,dos empresários é pago para não atrapalha

  • Rogel 2 de julho de 2018

    Reportagem inutil

  • Roberto 2 de julho de 2018

    Atualmente não estou usando gnv, por estar morando em Brasília e rodando muito pouco. Quando morava em Teresópolis e trabalhava no Recreio dos Bandeirantes . Rodava aproximadamente 200 km por dia fora as minhas viagens de todos os fins de semana. O comentário infeliz de desvantagens do GmbH é coisa de desinformado . Tratando – se de combustíveis e combustão . Comentários são para quem tem no mínimo… bom senso.

  • Cicero 2 de julho de 2018

    Uma economia grande,só o que mata é a vistoria.pior Do que a do Detran.

  • Augusto Pintor dos Reis 2 de julho de 2018

    Faltou esclarecer que a vistoria olha tudo no carro: freios, lanternas, pneus, emissão de gases. A chance de ter seu carro reprovado é grande. Para mim é uma fábrica de consertos (leia-se despesas). Haja rodar para compensar.

    • lauro 2 de julho de 2018

      Mas se seu carro mesmo sem GNV não estiver nesta condição, tu não sabe cuidar de carro!

  • Edvanil 2 de julho de 2018

    Coloquei gás faz pouco tempo mas sor o fato de não ter que gastar 180 reais pra encher o tanque de combustível o carro pode ser zerado mais vale apena é muito econômico quem colocar não vai se arrepender.

  • JOSE AUGUSTO Masculino REISl 2 de julho de 2018

    Reportagem inútil

  • luiz claudio lima 2 de julho de 2018

    Não sabe nada de uso de gas, já pagou o meu carro é a instalação e a vistoria anual, materia comprada e desperdício de tempo

  • Genivaldo batista 2 de julho de 2018

    Isso sim eu chamo de reportagem e tempo perdido.

  • Diones 2 de julho de 2018

    Péssima reportagem mesmo, quem pagou essa reportagem a Petrobras? Rzs.. Eu uso gnv a anos no meu Honda civic nunca tive problemas, no meu caso a economia não pagou apenas o kit, já pagou o valor do meu carro…

    • 70 de novo 2 de julho de 2018

      É pescador mesmo, já pagou um Civic com a economia, kkk

      • Klebert 2 de julho de 2018

        Para os desinformados , paga sim o valor do carro , quem roda 6.000 km por mês em 2 anos tem o valor do carro em economia, quem fala mal do GNV, são pessoas que nunca tiveram é só falam besteiras , primeiro tem que usar para depois ter o que falar .

      • Belmonte 3 de julho de 2018

        Com uma economia anual de rs 7.000 paga sim um civic 2001 em 2 anos.

  • Marcio 2 de julho de 2018

    Péssima reportagem…e o desconto no IPVA? Só ele em 2 ou 3 anos paga a instalação do kit…e quanto a diminuir o volume da mala…isso é óbvio…reportagem inútil.

    • 70 de novo 2 de julho de 2018

      Não existe desconto no IPVA para quem instala GNV, continua 4 %, e mesmo que descontasse 1% precisaria que o carro custasse 200 mil para recuperar em 2 ou 3 anos.
      Dá muita manutenção sim, porque é uma adaptação, a vistoria é muito rigorosa e bem cara.
      Uso GNV a 12 anos porque ando 4.000 km por mês, se fosse menos não usaria.
      A reportagem fala de realidades

      • Rubens 2 de julho de 2018

        Prezados se fosse tão Bom, os Países do primeiro mundo usaria….

      • Rafael 6 de novembro de 2018

        Países de primeiro mundo não ha extorsão nos combustíveis… Estados Unidos pagam centavos. De dólar o litro aqui há lugares que custa 5reais… Se orienta

      • Renato 22 de setembro de 2018

        Olha é preciso respeitar a realidade de cada um. Eu só não acho muito coerente o cara comprar um carro de 80 paus e depois querer discutir sobre gnv ou Flex, realmente se a pessoa gosta de carro ela não coloca gnv, se tiver que rodar muito e não tem grana, aí não tem jeito; coloca gnv ou troca de carro. cá pra nós abrir a mala de um civic, Corolla, jetta, cruze, fusion e ver um cilindro de gnv é triste.

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