Sistema ABS é capaz de evitar que o carro derrape na curva?

Leitor do AutoPapo reclama que o carro dele derrapou em uma curva, mesmo tendo o sistema ABS. Para ele, o ABS deveria ter evitado essa escorregada

Por Boris Feldman24/08/19 às 19h30

Leitor do AutoPapo tem um carro equipado com freios ABS, obrigatórios hoje no Brasil. Ele ouviu falar que o freio ABS evita a derrapagem dos pneus contra o asfalto. Entretanto, outro dia ele estava numa estrada, numa curva muito apertada e o carro rabiou, escorregou, derrapou no asfalto. E ele diz: “afinal, o sistema ABS não é para evitar a derrapagem da roda?”

Negativo, o sistema ABS evita do pneu deslizar no asfalto só quando o motorista aperta com muita força, e bruscamente, o pedal do freio. Por isso é que se chama freio ABS. Já a derrapagem lateral numa curva, ou num movimento brusco do volante, é evitado por um outro sistema eletrônico chamado ESC, Controle Eletrônico de Estabilidade, que já deveria ser, mas ainda não é, obrigatório no Brasil.

sistema abs
Foto Shutterstock | Reprodução
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 4,75 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ricardo 26 de agosto de 2019

    Bom, tenho uma moto com abs, abuso nas curvas e nunca derrapei, agora o ABS em si não foi feito para evitar derrapagens que é qd o pneu perde aderência com o solo, há uma série de fatores que influenciam em uma derrapagem como óleo no asfalto, área ou barro ou até mesmo pneu careca. Porém o ABS não trava a roda em um frenagem tanto no reto quanto numa curva então mesmo não travando a roda o veículo pode derrapar levando em consideração os fatores acima mencionados e outros.

Avatar
Deixe um comentário