E se o start/stop falhar no carro e me deixar a pé na rua?

Com a chegada de novas tecnologias, também aparece o medo do motorista quando imagina que elas podem dar defeito

teclastartstop
Por Boris Feldman
Publicado em 16/06/2018 às 17h00
Atualizado em 19/02/2020 às 21h24

Quanto mais se exige eficiência nos motores modernos, mais eles vão se utilizando de recursos eletrônicos para reduzir consumo e emissões, sem prejuízo do desempenho. Um desses dispositivos que vem equipando um grande número de importados, e até alguns nacionais mais modernos, é o “start/stop”.

Mas, junto com a tecnologia, vem também o medo dele falhar.

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Ele identifica que o carro parou e desliga automaticamente o motor até que o motorista pise novamente no acelerador. Aí ele o aciona novamente. A vantagem de não deixar o motor ligado enquanto o carro está parado é a economia de consumo e emissões.

No trânsito urbano, estima-se uma redução de 10 a 20%. Nas rodovias, como não existe o “para e anda”, ele praticamente não muda os números de consumo.

Entretanto, além dos sensores conectados à central eletrônica para que ela seja informada que o carro parou e desligue o motor, o sistema exige também um reforço dos componentes envolvidos pois a bateria, motor de arranque e alternador são muito mais solicitados com dezenas de liga/desliga adicionais por dia.

Mas, como toda novidade, o motorista costuma ficar preocupado com a possibilidade de o start/stop falhar, embora ele tenha sempre a opção de desliga-lo.

A dúvida é: “e se a bateria estiver fraca? O sistema vai exigir tanto que ela acaba arriando e eu fico a pé!”

tem possibiliadde de o start/stop falhar?

Mas o sistema eletrônico já pensou nisso e, caso perceba que a bateria esteja com baixa carga, ele mesmo impede o start/stop de funcionar. E também em outras situações, como por exemplo, num dia muito quente e o ar condicionado ligado no máximo.

Se a temperatura interna do carro começa a subir, ele volta a ligar o motor (que aciona o compressor do equipamento) mesmo que o carro ainda esteja parado.

A situação inversa foi também prevista pelo sistema, como, por exemplo, se uma porta do carro tiver sido aberta enquanto o motor estava desligado pelo start/stop: neste caso, o sensor percebe, informa à central eletrônica e ela não permite que o motor volte a ser acionado.

Ou seja, é um sistema inteligente e projetado para evitar qualquer transtorno ou situação de risco de o start/stop falhar.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
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ANTONIO 9 de maio de 2019

É só direcionar a ventilação (não precisa estar com o ar ligado) para a parabrisa e o auto stop não é acionado. É claro que que se tivesse um botão seria mais racional, mas é um paliativo para quem não gosta do sistema.

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Carlos Antonio da silva 18 de junho de 2018

Pelo que entendi , ele não vai falhar,pois a bateria em fins de carga não vai aciona-lo.

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Claudio 18 de junho de 2018

Ele volta acionar quando pisa na embreagem e não no acelerador.

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Elron 18 de junho de 2018

É só colocar no neutro.

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Adelmo 17 de junho de 2018

Trabalho com assistência 24h para seguradoras e já tive que socorrer muita gente parada no meio da rua, devido carro não conseguir ligar novamente. Alguns em situação de risco. Portanto todo cuidado é pouco.

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JORGE LUIZ DIAS 17 de junho de 2018

Ok, mas a matéria não respondeu ao título.
Então pergunto: e se o start&stop falhar, o que faço?

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Geferson 17 de junho de 2018

Exatamente, no Cruze não tem como desligar, e isso é ridículo. E não adianta dizer que se a temperatura estiver alta ele não desliga para manter o ar condicionado funcionando, pois desliga sim. Pior besteira que a GM fez foi não nos dar a opção de desativar o sistema.

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Marcelo 17 de junho de 2018

No Chevrolet Cruze não existe a opção de desligar esse sistema, o que é lamentável.

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