E se o start/stop falhar no carro e me deixar a pé na rua?
Com a chegada de novas tecnologias, também aparece o medo do motorista quando imagina que elas podem dar defeito
Com a chegada de novas tecnologias, também aparece o medo do motorista quando imagina que elas podem dar defeito
Quanto mais se exige eficiência nos motores modernos, mais eles vão se utilizando de recursos eletrônicos para reduzir consumo e emissões, sem prejuízo do desempenho. Um desses dispositivos que vem equipando um grande número de importados, e até alguns nacionais mais modernos, é o “start/stop”.
Mas, junto com a tecnologia, vem também o medo dele falhar.
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Ele identifica que o carro parou e desliga automaticamente o motor até que o motorista pise novamente no acelerador. Aí ele o aciona novamente. A vantagem de não deixar o motor ligado enquanto o carro está parado é a economia de consumo e emissões.
No trânsito urbano, estima-se uma redução de 10 a 20%. Nas rodovias, como não existe o “para e anda”, ele praticamente não muda os números de consumo.
Entretanto, além dos sensores conectados à central eletrônica para que ela seja informada que o carro parou e desligue o motor, o sistema exige também um reforço dos componentes envolvidos pois a bateria, motor de arranque e alternador são muito mais solicitados com dezenas de liga/desliga adicionais por dia.
Mas, como toda novidade, o motorista costuma ficar preocupado com a possibilidade de o start/stop falhar, embora ele tenha sempre a opção de desliga-lo.
A dúvida é: “e se a bateria estiver fraca? O sistema vai exigir tanto que ela acaba arriando e eu fico a pé!”
Mas o sistema eletrônico já pensou nisso e, caso perceba que a bateria esteja com baixa carga, ele mesmo impede o start/stop de funcionar. E também em outras situações, como por exemplo, num dia muito quente e o ar condicionado ligado no máximo.
Se a temperatura interna do carro começa a subir, ele volta a ligar o motor (que aciona o compressor do equipamento) mesmo que o carro ainda esteja parado.
A situação inversa foi também prevista pelo sistema, como, por exemplo, se uma porta do carro tiver sido aberta enquanto o motor estava desligado pelo start/stop: neste caso, o sensor percebe, informa à central eletrônica e ela não permite que o motor volte a ser acionado.
Ou seja, é um sistema inteligente e projetado para evitar qualquer transtorno ou situação de risco de o start/stop falhar.
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É só direcionar a ventilação (não precisa estar com o ar ligado) para a parabrisa e o auto stop não é acionado. É claro que que se tivesse um botão seria mais racional, mas é um paliativo para quem não gosta do sistema.
Pelo que entendi , ele não vai falhar,pois a bateria em fins de carga não vai aciona-lo.
Ele volta acionar quando pisa na embreagem e não no acelerador.
É só colocar no neutro.
Trabalho com assistência 24h para seguradoras e já tive que socorrer muita gente parada no meio da rua, devido carro não conseguir ligar novamente. Alguns em situação de risco. Portanto todo cuidado é pouco.
Ok, mas a matéria não respondeu ao título.
Então pergunto: e se o start&stop falhar, o que faço?
Exatamente, no Cruze não tem como desligar, e isso é ridículo. E não adianta dizer que se a temperatura estiver alta ele não desliga para manter o ar condicionado funcionando, pois desliga sim. Pior besteira que a GM fez foi não nos dar a opção de desativar o sistema.
No Chevrolet Cruze não existe a opção de desligar esse sistema, o que é lamentável.