Tipos de gasolina: qual é a melhor opção para o seu automóvel?

"É comum o motorista no Brasil ficar perdido em relação as recomendações de gasolinas para o seu automóvel;" com tantos tipos, qual é a melhor opção?

Por Boris Feldman24/01/19 às 19h30

Na hora de abastecer você se depara com alguns tipos de gasolina: Podium, comum, aditivada e por aí vai. E, como saber qual é a mais indicada para o seu carro? Não se preocupe, porque não é nada complicado.

[TRANSCRIÇÃO]

É comum o motorista no Brasil ficar perdido em relação as recomendações de gasolinas para o seu automóvel. A começar da octanagem, onde encontrar a especificação das octanas nos postos? Pois a dica é: não está especificado em posto nenhum. Mas não se preocupe, pois qualquer gasolina nacional pode ser usada em qualquer automóvel.

Para os importados mais esportivos e potentes, recomenda-se as de maior octanagem como: a Podium, da BR, ou a Octapro, da Ipiranga, ou a Racing, da Shell.

Outra pergunta é relativa a proibição do uso da gasolina com chumbo tetraetila. Como saber qual tem, qual não tem? Simples: a única gasolina que tem chumbo tetraetila no Brasil é a de aviação. E finalmente, por que alguns manuais não recomendam o uso da gasolina aditivada? É porque não existe uma padronização desses aditivos, cada marca tem o seu e a aditivação não é fiscalizada nos postos.

Tipos de gasolina
Fabiano Azevedo | AutoPapo
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Evandro 3 de julho de 2019

    A gasolina de maior octanagem seria mais indicada para os novos motores turbo que estão chegando agora no 2º semestre ?

Avatar
Deixe um comentário