Pneu mais largo, cuidado com aquaplanagem

Por BORIS FELDMAN01/05/18 às 20h30

Uma das mudanças que muitos donos de carros gostam de fazer é a troca dos pneus comuns por outros mais largos. Mas, é preciso saber dos riscos dessa substituição.

[TRANSCRIÇÃO]

Tem quem compra um carro e roda com ele a vida inteira, sem se preocupar em modificar nada colocado pela fábrica, nem roda, nem suspensão, nem volante, nem couro nos bancos. Não muda nada. Mas, tem aqueles que resolvem customizar, personalizar seu carro e, em geral, começam pelas rodas e pneus. E sempre trocam os pneus originais por outros mais largos, em rodas maiores.

Pneu mais largo aumenta a estabilidade do automóvel? Em geral, sim. Pois quanto mais largo maior aderência e o atrito do pneu no asfalto. Alguma desvantagem? Sim, em alguns raros casos em que o pneu mais largo que tem uma outra estrutura, um outro composto de borracha que prejudique a estabilidade. Porém, um problemão do pneu mais largo é na estrada sob chuva intensa, porque a possibilidade da terrível aquaplanagem é tanto maior quanto mais largo for o pneu.

troca dos pneus comuns por outros mais largos

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário