Se não vier de fábrica, turbo reduz a vida útil do motor do carro
Adaptar o turbo em um carro que não veio de fábrica com esse item é uma operação condenada pelo risco de reduzir a durabilidade do motor: entenda
Adaptar o turbo em um carro que não veio de fábrica com esse item é uma operação condenada pelo risco de reduzir a durabilidade do motor: entenda
Sempre existiu a ideia de turbinar um motor para aumentar sua potência: era uma das maneiras de se ‘envenenar’ o carro. Mas adaptar uma turbina sempre foi uma operação condenada pelo risco de reduzir sua durabilidade.
Agora que as próprias fábricas estão turbinando os motores, nesse fenômeno do downsizing de reduzir cilindrada e também o consumo e as emissões, as oficinas que preparam carros voltaram à carga. “Está vendo, olha aí”, diz o mecânico: “não tem problema turbinar o motor do carro; as próprias fábricas estão fazendo isso”.
Então, pode-se ou não adaptar a turbina aos motores? Não! Não se pode, e continua o risco de reduzir muito sua durabilidade. Sabe por que? Quando a fábrica projeta o motor para receber o turbo, ela superdimensiona uma série de componentes. Isso para resistir ao esforço extra provocado pela turbina e não reduzir sua vida útil.
Foto Shutterstock
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Nem preciso dizer que a matéria é péssima! Não sabe o que escreveu e ainda tenta denegrir a imagem de muitos preparadores! Péssimo em Boris Feldman! Melhor estudar e se informar um pouco mais sobre o assunto antes de falar asneiras! E digo mais, sou preparador há mais de 20 anos!
Tenho um Mercedes 300 normal. E estou com ideias de adaptar um turbo.
A minha questão é, será que depois passa na inspeção?
Péssimo artigo. Generalizou, não levou em consideração que há preparadores que também superdimensionam todas as peças que sofrerão desgaste mais acentuado (Bielas e pistões forjados, etc) e, pior, não levou em consideração que o principal fator que reduz a vida útil dos motores (e do carro em geral) é o motorista. Pegue um carro turbo de fábrica e coloque na mão de um “cupim de aço” e vamos ver quanto dura. Enfim, péssimo artigo, superficial e pobre.
Acho que depende.
A instalação num automóvel a gasolina para uso normal não é recomendada.
Afinal todo o conjunto foi projetado para o motor original e, ao instalar um turbo qualquer motorista vai ser tentado a aproveitar o melhor desempenho do carro com turbo. Alguns até abusam demais, reduzindo a vida útil do motor e transmissão.
Num motor diesel como das antigas pick ups Hilux que não tinham turbo de fábrica, instalar um turbo não irá afetar a durabilidade do motor. Por outro lado, issos pode reduzir a vida do disco de embreagem devido a maior potência e torque.
Falando em veículos diesel, como uma pick up ou um 4×4 originalmente sem turbina, eu até recomendaria instalar um. O veículo fica mais ágil, anda mais com melhores retomadas, além de deixar o veículo mais silencioso (a turbina ajuda a abafar o ruído) e menos poluidor (menos fumaça preta).
Ate concordo com o artigo mas tambem sei que para turbinar um carro nao se pode fazer isso em “qualquer” oficina e com mecanicos que nao possuem experiencia pois existe, por exemplo, uma taxa de pressao que o motor aguenta e que esses mecanicos sem experiencia muitas vezes sabem mas ignoram, entao pro meu entender é preciso levar em um lugar especializado que saiba corretamente até aonde é possivel turbinar ou até modificar o motor como forjar, usar componentes originais e fluidos de qualidade.