Posso usar aditivo de radiador no meu Gol 1989?

Um ouvinte, que tem um gol 1.6 de 1989, pergunta se pode usar o aditivo no radiador - e a resposta é que não só pode, como deve!

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Por Boris Feldman
Publicado em 20/04/2018 às 15h25
Atualizado em 30/07/2018 às 17h24

O uso do aditivo na água do radiador, em carros com um bom tempo de uso, ainda causa muitas dúvidas para alguns motoristas.

[TRANSCRIÇÃO]

Um ouvinte, que tem um gol 1.6 1989,  pergunta se pode usar o aditivo no radiador? E a resposta é que não só pode, como deve! Pois, o uso do aditivo atualmente é recomendado pra qualquer tipo de automóvel. Ele só não era usado nos automóveis antigos que tinham um ladrão que julgava a água do radiador pra fora, pra rua, quando ela se esquentava muito. O aditivo usado hoje é o etilenoglicol na proporção de, em geral, 50% de água, 50% do aditivo. E qual a finalidade desse aditivo? São duas: limpar o sistema de refrigeração, evitando a oxidação e os depósitos de sujeiras e, também, elevar o ponto de ebulição da água com o propósito de dificultar dela ferver,  no caso de subir muito sua temperatura.

uso do aditivo na água do radiador
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
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João Lucas 15 de março de 2024

Carro antigo não se usa aditivo, se usa apenas água da torneira! O aditivo é so para carros mais novos que já saíram de fábrica com o produto.

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eduardo domingos 7 de novembro de 2021

troquei a valvula termostática e pedi para o mecânico dar uma geral no sistema de arrefecimento do meu gol bola 97 ,além da valvula ele trocou algumas mangueiras e fez uma limpeza no sistema e disse de boca cheia que colocou aditivo no lugar da água,eu na minha ignorância agradeci a presteza do mecânico,e no terceiro dia após tirar o carro da oficina encheu o motor de água até vazar pelo escapamento, hoje é domingo amanhã vou levar o golzinho bola 97 que nunca tinha visto aditivo no reservatório de água em toda vida para o mecânico trocar as juntas e selos do cabeçote e tubagem do escapamento ,será que ele vai querer cobrar o serviço novamente?

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SERGIO LUIS SANTOS 7 de julho de 2021

No gol quadrado pode ser o aditivo orgânico ou tem que ser o inogarnico ?

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Lucas Dutra 30 de novembro de 2020

Uso aditivo em meu uno 93 1.5 S e nunca tive problemas, pois sempre faço a revisão das mangueiras, radiador, bomba de agua e válvula termostática. todo ano faço a troca do aditivo uso o paraflu original da montadora fiat encontrado em auto peças. Se o carro está muito tempo sem essas revisões sugiro não usar.

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Antônio José Alves 14 de setembro de 2020

Raios então amigos eu tenho um uninho 93 fiasa eu vô rodar 2050 km com ele Campinas SP a salvador Bahia se eu por aditivo vai virar uma peneira né. KKK tô fora

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Rodrigo 24 de fevereiro de 2019

Faço minha as palavras do Junior,a chance de vc ter problema com o sistema de arrefecimento é muito grande! Mesmo com o sistema de arrefecimento do carro funcionando normal,fiz a limpeza e coloquei aditivo no meu carro,ano 96 e fiz uma viagem de 500 km, e não deu outra,estourou uma mangueira,que vazou toda água em questão de segundos! Minha humilde opinião…não coloque aditivo em carro mais antigo!!!

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Lucas Dutra 30 de novembro de 2020

Então a sua mangueira ja estava com problemas, uso aditivo em meu uno 93 1.5 S e nunca tive problemas, pois sempre faço a revisão das mangueiras, radiador, bomba de agua e válvula termostática. todo ano faço a troca do aditivo uso o paraflu original da montadora fiat encontrado em auto peças.

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Junior 26 de agosto de 2018

Cara falando bonito na teoria é uma coisa na vida real todo carro q não usa aditivo q coloca volta com um outro vazamento em outro lugar trabalho como mecânico a mais d 15 anos ja vi demais ta vazando em uma mangueira ae inventa d colocar aditivo volta no outro dia com a bomba d’agua vazando um cavalelete carcaça d valvula termostatica cano d bomba d’agua selos do motor um amigo meu tinha uma peugeot scapad 1.4 estava funcionando super bem fizemos uma revisão para q ele viajace com o carro o carro ja tinha muito tempo q não usava aditivo falei pra ele não colocar porq ja dar problema muitas vezes e ele ensistiu e ele mesmo colocou e viajou d Brasília para sp e ligou pra mim d lá dizendo q o carro tinha queimado a junta do cabeçote e q quando o mecanico desmontou disse pra ele q a junta do cabeçote havia apodrecido como se tivesse cido corroida na hora eu disse pra ele eu t falei arranca o reservatório coloca uma mangueira limpa o sistema mais não coloca aditivo , aditivo é so pra carro q nunca parou d usar não adianta explicações bonitas com nomes científicos na pratica é diferente

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Rodrigo 24 de fevereiro de 2019

Faço minha as palavras do Junior,a chance de vc ter problema com o sistema de arrefecimento é muito grande! Mesmo com o sistema de arrefecimento do carro funcionando normal,fiz a limpeza e coloquei aditivo no meu carro,ano 96 e fiz uma viagem de 500 km, e não deu outra,estourou uma mangueira,que vazou toda água em questão de segundos! Minha humilde opinião…não coloque aditivo em carro mais antigo!!!

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Carlos rocha 30 de junho de 2018

Eu tenho um ford ka 2000 rocan, fui fazer a troca do liquido e colocar a mistura mas o mecanico sugeriu manter apenas a agua destilada, pois colocando o aditivo pode aparecer vazamentos por conta da limpeza do aditivo, como não da pra saber se o bloco esta integro, pode aparecer vazamentos. O que acha?

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Adinaldo mundim 20 de junho de 2018

Monoetilenoglicol e etilenoglicol são o mesmo produto?

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jose moaçir micheline 21 de maio de 2018

eu tenho um GOL 2010 QUE ADETIVO EU COLOCO NO MEU CARRO

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