Posso usar aditivo de radiador no meu Gol 1989?

Por BORIS FELDMAN20/04/18 às 15h25

O uso do aditivo na água do radiador, em carros com um bom tempo de uso, ainda causa muitas dúvidas para alguns motoristas.

[TRANSCRIÇÃO]

Um ouvinte, que tem um gol 1.6 1989,  pergunta se pode usar o aditivo no radiador? E,  a resposta é que não só pode,  como deve! Pois, o uso do aditivo atualmente é recomendado pra qualquer tipo de automóvel. Ele só não era usado nos automóveis antigos que tinham um ladrão que julgava a água do radiador pra fora, pra rua, quando ela se esquentava muito. O aditivo usado hoje é o etilenoglicol na proporção de, em geral, 50% de água, 50% do aditivo. E qual a finalidade desse aditivo? São duas: limpar o sistema de refrigeração, evitando a oxidação e os depósitos de sujeiras e, também, elevar o ponto de ebulição da água com o propósito de dificultar dela ferver,  no caso de subir muito sua temperatura.

uso do aditivo na água do radiador

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Carlos rocha 30 de junho de 2018

    Eu tenho um ford ka 2000 rocan, fui fazer a troca do liquido e colocar a mistura mas o mecanico sugeriu manter apenas a agua destilada, pois colocando o aditivo pode aparecer vazamentos por conta da limpeza do aditivo, como não da pra saber se o bloco esta integro, pode aparecer vazamentos. O que acha?

  • Adinaldo mundim 20 de junho de 2018

    Monoetilenoglicol e etilenoglicol são o mesmo produto?

  • jose moaçir micheline 21 de maio de 2018

    eu tenho um GOL 2010 QUE ADETIVO EU COLOCO NO MEU CARRO

Deixe um comentário