Viscosidade do óleo altera o consumo de combustível?

Um leitor do AutoPapo quer saber se essa história é verdade e o que fazer quando o manual indica dois tipos de óleo diferentes

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Por Boris Feldman
Publicado em 27/02/2018 às 09h00
Atualizado em 15/01/2020 às 18h35

Um leitor quer saber se a viscosidade do óleo interfere no consumo de combustível do carro, quando há a recomendação para dois lubrificantes diferentes no manual do proprietário. Pois bem, eu explico!

Viscosidade do óleo interfere no consumo do carro? Um leitor do AutoPapo quer saber se essa história é verdade e o que fazer quando o manual indica dois tipos de óleo diferentes

As fabricantes sempre especificam, no manual do proprietário, as características do óleo do motor, pois trata-se de um dos itens mais delicados na manutenção do carro. Entretanto, não raramente se encontra no manual a recomendação de dois óleos diferentes, com viscosidades distintas, para o mesmo motor. Por exemplo, um deles pode ser um 5W30 e o outro ligeiramente mais viscoso, como o 10W40.

Muitos motoristas ficam confusos com essa recomendação de dois óleos e não sabem qual dos dois colocar no motor. Para isso, segue-se uma regra básica: em regiões mais frias, com temperaturas sempre baixas, é recomendado fazer uso de um óleo com viscosidade menor, pois ele é mais adequado para trabalhar no frio. Seguindo o exemplo, a preferência seria pelo 5W30.

Consumo e viscosidade

Entretanto, um leitor da nossa coluna nos conta que um mecânico lhe disse que a viscosidade do óleo de motor interfere no consumo de combustível do veículo. Ele quer saber se isto é verdade e se, caso sendo, qual dos dois óleos seria o indicado.

A princípio, a viscosidade do óleo do motor não tem relação com o nível de consumo de combustível. Entretanto, na prática, o mecânico tem razão e existe uma interferência. A rigor, quanto maior a viscosidade do óleo, maior será o consumo de combustível. Apesar de não se tratar de uma diferença significativa, ela de fato ocorre.

A razão para esta interferência é que quanto mais viscoso for o óleo, maior será a dificuldade das peças móveis no interior do motor de deslizarem umas contra as outras, de vencer esta viscosidade. Os pistões que sobem e descem dentro dos cilindros, por exemplo, vão precisar de mais energia para se movimentarem. Esta energia extra é perdida no atrito das peças, reduzindo a eficiência do motor e representando um aumento no consumo de combustível.

Qualquer aumento de atrito ou de temperatura durante o funcionamento de um motor resulta em perda de eficiência. É necessário injetar mais combustível para se obter o mesmo resultado em potência. Então, quanto menos viscoso (ou mais “fino”) o óleo do motor, menor será o atrito e mais fácil será o deslizamento das partes móveis. Assim, entre os dois óleos citados, o 5W30 poderia efetivamente resultar num consumo ligeiramente inferior de combustível.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
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José Carlos Marin 15 de julho de 2020

Meu carro e total flex qual óleo que devo usar no jipe 1.8 obrigado pelo carinho Carlos

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ROBSON LIMA 6 de abril de 2018

muito bom o tema, mas gostaria de esclarecer uma duvida. Com relação a viscosidade do óleo do motor, como citado no poster se ela aumenta aumenta-se também as solicitações para o motor consequentemente o consumo de combustível. Mas se a viscosidade for reduzida por diluição em óleo como normalmente acontece em motores diesel, isso não causa o aumento do consumo de combustível? já que se reduzir a viscosidade pode aumentar o atrito entre os componentes moveis internos.

AutoPapo
Felipe Boutros 6 de abril de 2018

Olá, Robson. Obrigado por prestigiar o AutoPapo. Por favor, envie a sua dúvida em Boris responde.

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Luiz karlos Lopes 29 de março de 2018

Olá Boris sou taxista rodo uma média de 10km a cada 1 mês e 15 dias. Tenho uma spin uso o óleo 5w30 pra 10mil mas só troco o filtro de óleo a uma troca sim e outra não faço mal pro meu carro ? Ela é 2013 com 216mil kms

Meu pai tem um cobalt 2013 tbm táxi com 440 mil km e faz a msm coisa ele faz mal ?

AutoPapo
Felipe Boutros 30 de março de 2018

Olá, Luiz Karlos. Por favor, envie a sua dúvida em https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/

Obrigado e abraço

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José Antônio domingos 14 de fevereiro de 2018

Tenho um fiesta ano 2009. 1.6. Já foi trocado velas os cabos de velas limpeza de bicos válvula termostática e o consumo de gasolina está muito exagerado oq eu posso fazer pra reverter esse pobremas

AutoPapo
Boris Feldman 19 de fevereiro de 2018

São dezenas os fatores que influem no consumo. Impossível dar uma opinião sem que a presença do carro e de um computador para diagnóstico.

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