Fumar ao volante na presença de menores pode virar infração

Projeto de Lei do Senado que prevê a medida teve vista concedida pela Comissão de Assuntos Sociais e foi encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa

Por AutoPapo13/03/19 às 14h35
Com Agência Senado

O Projeto de Lei do Senado 769/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), teve vista concedida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (13). O texto, que apresenta restrições à produção, apresentação e comercialização de cigarros quer que o ato de fumar em veículos quando houver menores de 18 anos se torne infração.

A penalidade, de acordo com o texto, seria uma multa de R$ 293,47, valor atual das infrações gravíssimas.

Para os defensores do projeto, a indústria do tabaco tenta garantir o mercado futuro, tendo como principais alvos crianças e adolescentes. “A juventude, em especial, deve ser protegida, pois é alvo constante das estratégias de marketing da indústria e o malefício das doenças relacionadas ao tabaco ainda é um flagelo”, disse José Serra ao apresentar o projeto.

O texto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão final. Para saber mais sobre o PLS e acompanhar sua tramitação, clique aqui.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não faz qualquer menção ao fumo durante a condução de veículos. Portanto, essa ação, por si só, não é ilegal. A má notícia, no entanto, é fumar ao volante pode fazer com que os tabagistas sejam enquadrados em outras infrações. Saiba quais são e quanto elas custam.

Abaixo, outros projetos que querem proibir o motorista de dirigir fumando:

Foto Shutterstock | Reprodução

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário