Governo recorrerá de decisão que aumenta DPVAT 2020

Presidente Jair Bolsonaro disse que respeita a Corte, mas vai questionar decisão do STF que reestabeleceu valores de 2019 para o seguro obrigatório

crv
Por AutoPapo
Agência Brasil
Publicado em 03/01/2020 às 16h25

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (3) que respeita decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), mas antecipou que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, de suspender a redução dos valores a serem pagos na contratação do seguro obrigatório DPVAT.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

“No momento, essa questão está judicializada. A AGU vai recorrer porque está aí para defender o governo. Conversei com André Mendonça [advogado-geral da União], que vai questionar essa questão no Supremo”, disse hoje Bolsonaro ao deixar o Palácio do Alvorada.

Por meio da Medida Provisória 904/2019, editada em novembro do ano passado, o governo federal tentou, em um primeiro momento, extinguir o pagamento do Seguro DPVAT, contribuição obrigatória destinada a cobrir gastos de acidentes causados por veículos.

A MP foi então alvo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.262, proposta pela Rede, sob o argumento de que os recursos são utilizados para proteção social de vítimas de acidentes de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS).

O partido também alegou que não há urgência e relevância na matéria para justificar a edição por meio de medida provisória. Por 6 votos a 3, a maioria dos ministros do STF decidiu, no dia 19 de dezembro, suspender a MP.

Seguradora Líder: por que ninguém consegue derrubá-la? Veja o comentário do Boris

CNSP baixou valor do DPVAT 2020

O governo adotou o Plano B de reduzir o DPVAT, em vez de extingui-lo. O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), então, aprovou uma redução de 67,7% e de 85,4% no valor do DPVAT 2020 para carros e motos, respectivamente.

No dia 31, em nova decisão, o ministro Dias Toffoli suspendeu também a redução dos valores a serem pagos na contratação do seguro, que tinha previsão de vigorar a partir de 1º de janeiro.

DPVAT 2020: impasse continua
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Terezinha Rodrigues 7 de janeiro de 2020

não derrubam pois tem muitos interesseiros por trás. A. segurando Líder tem um lucro enorme, sem esforço e não querer a boquinha

Avatar
Helder Campos 7 de janeiro de 2020

O Seguro DPVAT deveria pertencer ao SUS e à Previdência. Todo um aparato público a serviço de uma seguradora Privada. Desde a emissão do documento anual, fiscalização de pagamentos ( agentes públicos de trânsito). Em caso de acidentes, polícia, perícia, ambulância, hospitais públicos, remoção (de corpos) IML, expedição de laudos pelos legistas…..
O seguro DEPVAT arrecada BILHÕES de reais todo ano( é só consultar dados estatísticos de número de veículos, por arrecadação…..poderia suprir o déficit da Previdência e servir ao SUS. Veja os valores no verso do certificado do veículo. Em caso de acidente o DPVAT paga a indenização estabelecida no verso do certificado do veículo, e lava as mãos. A conta dos benefícios por invalidez ou por morte fica por conta da Previdência Pública pagar. A expectativa de pagamento e aposentadoria que seria de 35 anos, se interrompe pelo acidente, o cidadão deixa de contribuir com a Previdência Pública e passa a receber benefício, viúva, herdeiros……

Avatar
Adebiano 7 de janeiro de 2020

Perfeito raciocínio. Mas parece que não querem fazer um debate de nível. Só ficar no rasteiro de mp que causa dano ao erário.

Avatar
Marcelo Sebastião 7 de janeiro de 2020

Quem q já pagou DPVAT .se o valores cair vai ser reembolsado????

Avatar
Deixe um comentário