Mais de 40% dos motoqueiros usa celular na direção, diz estudo
Estudo realizado em Curitiba (PR) ouviu condutores que frequentavam o Curso de Reciclagem do Detran; apenas 12% considera o comportamento perigoso
Estudo realizado em Curitiba (PR) ouviu condutores que frequentavam o Curso de Reciclagem do Detran; apenas 12% considera o comportamento perigoso
O estudo “Percepção de risco do Motociclista Infrator”, realizado em Curitiba (PR), entrevistou 90 motociclistas que frequentavam o Curso de Reciclagem do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná para entender como os condutores enxergavam certas questões relacionadas ao trânsito. Ao responder a pesquisa, 44% dos infratores afirmaram utilizar o celular enquanto pilotavam.
Outras duas questões chamaram a atenção (negativamente) dos idealizadores do estudo:
De acordo com os resultados apontados na pesquisa, os principais motivos para motociclistas utilizarem o celular enquanto pilotam são:
Os condutores que afirmaram não usar o telefone enquanto pilotam não o fazem por questão de segurança. A maior parte deles disse que faz isso evitar um provável acidente.
A conclusão dos pesquisadores é de que o julgamento dos entrevistados sobre o risco de cada infração é elevado. O problema é que ele não é suficiente para impedir sua realização.
“Uma parcela importante dos participantes admite cometer infrações com alguma frequência, demonstrando que existem outras dimensões relacionadas ao ato imprudente, como os benefícios existentes em adotar o comportamento de risco e a ideia de controle individual das infrações, motivada por um otimismo irrealista”, escreveram os autores.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |