Harley-Davidson Softail FXDR 114: macia e veloz
Inspirada em motos de arrancada, FXDR tem suspensão dianteira invertida, balança traseira em alumínio, iluminação em LED e boa capacidade de inclinação
Inspirada em motos de arrancada, FXDR tem suspensão dianteira invertida, balança traseira em alumínio, iluminação em LED e boa capacidade de inclinação
A promessa da Harley-Davidson de lançar cerca de 100 modelos até 2027, modernizando sua linha, com motocicletas mais ousadas, além dos padrões clássicos, vai se materializando. Logo após ser lançada mundialmente, em meados de 2018, a Softail FXDR 114 também desembarcou no Brasil com preço sugerido de R$ 80.200.
A centenária marca americana também vem revolucionando sua linha, com a produção de moto elétrica (Live Wire), motos com refrigeração a água, além de maior desempenho e emprego de eletrônica e equipamentos de última geração. A FXDR 114 segue esta concepção, com performance mais apimentada e visual inspirado nas drag bikes (motos de arrancada), além de ocupar o espaço da ousada e futurista V-Rod, já descontinuada.
Curiosamente, porém, a linha softail (rabo macio) foi inspirada no passado, quando as motos tinham quadro rígido (hard tail), ou rabo duro, sem suspensão traseira. A tarefa de amortecer as pancadas ficava por conta dos pneus e do banco, estilo selim, com molas.
Para recriar com estilo daquela época, sem castigar os pilotos do presente, o engenheiro Bill Davis desenvolveu de forma independente, para sua própria moto, uma suspensão traseira camuflada, horizontal, em baixo da moto, simulando as antigas “rabo duro”.
O resultado agradou e passou a ser comercializado para customizadores. Logo depois, a própria Harley-Davidson encampou e modernizou o projeto, nascendo a linha Softail oficial a partir de 1983. A nova FXDR segue a característica e ainda incorpora novas tecnologias.
Um dos principais avanços é a balança da suspensão traseira em alumínio. Bem mais leve, economiza nada menos que 4,6 kg (10,9 kg da balança tradicional, contra 6,3 kg da nova), reposicionando também o único amortecedor traseiro, com 112 mm de curso, ajustável na pré-carga, conservando, porém, a camuflagem da linha Softail.
O pacote de inovações também está na suspensão dianteira, do tipo invertida, como nas esportivas, mas, bastante “aberta” (alongando a distância entre-eixos) com tubos de 43 mm de diâmetro e 130 mm de curso.
O motor também é da nova geração, batizado de Milwaukee Eight 114, que homenageia com o nome a cidade no estado de Winconsin onde a Harley-Davidson foi fundada 115 anos atrás. Eight (Oito) para o número de válvulas e 114, indicando o volume em polegadas cúbicas (medida utilizada nos Estados Unidos), que corresponde a 1.868 cm3 de cilindrada.
A arquitetura é a clássica da marca, com dois cilindros em vê inclinados em 45 graus, com refrigeração a ar, auxiliada por óleo, com radiador frontal. O torque, entretanto, é o destaque, permitindo retomadas muito vigorosas: são 16.3 kgfm a apenas 3.500 rpm.
A ergonomia exige pés e braços bem esticados, apoiados nos semi-guidões (semelhante ao modelo V-Rod), deixando também o corpo inclinado para frente. O banco é confortável, mas, do tipo egoísta, com lugar só para o piloto. Para o garupa é necessário remover a cobertura da curta rabeta, que deixa praticamente a roda traseira descoberta.
O motor fala alto, e o quadro permite grandes inclinações nas curvas sem raspar (32,8 graus à direita e 32,6 a esquerda), ajudado pelo escape de saída única mais alto e pelo enorme pneu traseiro, com medida de 240/40, em aro de liga leve de 18 polegadas.
Veja a galeria de fotos da Harley-Davidson Softail FXDR 114!
Entretanto, a grande distância entre-eixos (1.735 mm) e o aro dianteiro de 19 polegadas de diâmetro são mais propícios para as retas. Os freios, com sistema ABS, contam com dois discos de 300 mm na dianteira e um simples na traseira, de 292 mm.
Modernidades também na iluminação, com LEDs no farol (com micro carenagem), setas e farolete, além de painel com tela digital e tomada para recarregar aparelhos eletrônicos. O peso a seco é de 289 kg, e o tanque comporta 16,7 litros, mas o banco a somente 720 mm do chão facilita o apoio dos pés, o embarque e o desembarque.
Fotos Harley-Davidson | Divulgação
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Tambem concordo com o colega acima..pos venda horrivel…
Moto cara, empresa que desrespeita o consumidor, não o ouve quando se tem problemas, era fã. Tenho uma, mas não recomendo minguem a comprar, pessimismo pos venda.