Honda CB 1000R, CB 300R e 125R: família renovada
Linha composta por mãe, filha e sobrinha - com o sobrenome "R" - ganha novo visual e alguns avanços técnicos
Linha composta por mãe, filha e sobrinha - com o sobrenome "R" - ganha novo visual e alguns avanços técnicos
Mais um conceito se transforma em realidade. A nova Honda CB 1000R, batizada de Neo Sports Café, quando apresentada pela primeira vez, ganhou versão comercial e ainda produziu filhotes: os modelos CB 300R e CB 125R.
Uma naked com estilo retrô, mas conceitos futuristas, equipada com motor de quatro cilindros em linha e eletrônica embarcada.
O motor de 998 cm³ fornece 145 cv a 10.500 rpm (contra 125 do modelo anterior) e 10,6 kgfm de torque a 8.250 rpm (contra 10,1 da antiga), com emprego de várias mudanças e aperfeiçoamentos internos.
A eletrônica também foi melhorada, proporcionando quatro modos de pilotagem. Rain, para chuva ou pisos escorregadios, Standard, para uso diário, Sport, para pilotagem mais apimentada e User, que permite uma regulagem personalizada da entrega de potência e controle de tração, ao gosto do freguês.
Há também na Honda CB acelerador mais moderno e freios com sistema ABS, com duplo disco de 310 mm na dianteira equipado com pinças de quatro pistões e disco simples de 256 mm na traseira. A ciclística foi alterada e o peso reduzido em 12 kg.
O quadro ficou mais curto, o guidão mais alto e as pedaleiras mais recuadas. A suspensão dianteira, Showa, adota o sistema de funções separadas. Uma bengala faz o amortecimento e a outra, o retorno. A suspensão traseira, da mesma marca, fica ancorada em monobraço de alumínio e a embreagem é assistida.
O painel é digital da nova CB 1000, a iluminação do farol e lanterna traseira em LED e o escapamento do tipo quatro em um. Uma série de equipamentos e acessórios podem ser incorporados, como quickshifiter (troca de marchas rápida) e punhos aquecidos.
A naked CB 1000R já frequentou oficialmente o Brasil, porém, com estilo menos retrô e mais street fighther, ou guerreira urbana, igualmente equipada com motor de quatro cilindros e extrema maneabilidade.
Entretanto, subiu no telhado, saindo de linha em 2015, permanecendo sem substituta, o que aumenta muito a possibilidade da nova CB 1000R desembarcar aqui.
O modelo CB 300R tem uma história curiosa no Brasil. Foi lançada em 2009 para substituir a falecida CB Twister 250. Em 2015, também subiu no telhado, saindo de linha para ser substituída pela CB Twister 250 – que foi ressuscitada.
Embora em um segmento mais “premium”, a nova Honda CB 300R também tem chance de ressuscitar e desembarcar aqui.
O motor de um cilindro com refrigeração líquida e 286 cm³ da CB 300R, fornece 31,4 cv a 8.500 rpm e um torque de 2,8 kgfm a 7.500 rpm. Visual e ciclística seguem a “mãe”, com suspensão dianteira invertida, ABS, LEDs e painel digital.
A caçula, ou “sobrinha”, CB 125R, também adota o padrão “Neo Sports Café” no visual e também na técnica, o que reduz as chances de carimbar também o passaporte para o Brasil e disputar uma fatia no segmento 125, com as “utilitárias”.
Iluminação em LED, suspensão dianteira invertida Showa regulável, suspensão traseira mono, freios ABS, painel digital, rodas de liga e escape curto, são algumas das características e “argumentos”.
O motor da CB 125R é de um cilindro e 124,7 cm³ conta com refrigeração líquida e fornece 13,3 cv a 10.000 rpm e um torque de 1,02 kgfm a 8.000 rpm.
Fotos Honda | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quero saber quando virá para as concessionárias do Brasil a moto Honda 300 R ? Estou ansiosa para comprar a minha.
Achei fantástica uma aparência diferente, gostei.
São motos muito bonitas e modernas, mas a Honda lança no Brasil motos como a elite 125, mas não lançam a cb 125r, que dá de 10 a 0 no design.
Será que essa moto virá para o Brasil mesmo, quando tiver alguma novidade me avisem por favor.
ficaram top top top top loko pra pega uma
Realmente ficou muito arrojada. Resta save se vira para o Brasil?!
Motos horríveis , cópia autenticada da KTM .
Ficaram lindas parabéns aos designs da Honda