Honda CB 1000R, CB 300R e 125R: família renovada

Linha composta por mãe, filha e sobrinha - com o sobrenome "R" - ganha novo visual e alguns avanços técnicos

Conheça motor, design, eletrônica, mudanla e histórico das novas Honda CB 1000, CB 300R e 125R. Família chega ao Brasil em breve.
Por Teo Mascarenhas
Publicado em 26/01/2018 às 12h44
Atualizado em 03/02/2020 às 16h27

Mais um conceito se transforma em realidade. A nova Honda CB 1000R, batizada de Neo Sports Café, quando apresentada pela primeira vez, ganhou versão comercial e ainda produziu filhotes: os modelos CB 300R e CB 125R.

Uma naked com estilo retrô, mas conceitos futuristas, equipada com motor de quatro cilindros em linha e eletrônica embarcada.

Motor da Honda CB 1000

O motor de 998 cm³ fornece 145 cv a 10.500 rpm (contra 125 do modelo anterior) e 10,6 kgfm de torque a 8.250 rpm (contra 10,1 da antiga), com emprego de várias mudanças e aperfeiçoamentos internos.

Eletrônica

A eletrônica também foi melhorada, proporcionando quatro modos de pilotagem. Rain, para chuva ou pisos escorregadios, Standard, para uso diário, Sport, para pilotagem mais apimentada e User, que permite uma regulagem personalizada da entrega de potência e controle de tração, ao gosto do freguês.

Há também na Honda CB acelerador mais moderno e freios com sistema ABS, com duplo disco de 310 mm na dianteira equipado com pinças de quatro pistões e disco simples de 256 mm na traseira. A ciclística foi alterada e o peso reduzido em 12 kg.

O quadro ficou mais curto, o guidão mais alto e as pedaleiras mais recuadas. A suspensão dianteira, Showa, adota o sistema de funções separadas. Uma bengala faz o amortecimento e a outra, o retorno. A suspensão traseira, da mesma marca, fica ancorada em monobraço de alumínio e a embreagem é assistida.

O painel é digital da nova CB 1000, a iluminação do farol e lanterna traseira em LED e o escapamento do tipo quatro em um. Uma série de equipamentos e acessórios podem ser incorporados, como quickshifiter (troca de marchas rápida) e punhos aquecidos.

A naked CB 1000R já frequentou oficialmente o Brasil, porém, com estilo menos retrô e mais street fighther, ou guerreira urbana, igualmente equipada com motor de quatro cilindros e extrema maneabilidade.

Entretanto, subiu no telhado, saindo de linha em 2015, permanecendo sem substituta, o que aumenta muito a possibilidade da nova CB 1000R desembarcar aqui.

Honda CB 300R

O modelo CB 300R tem uma história curiosa no Brasil. Foi lançada em 2009 para substituir a falecida CB Twister 250. Em 2015, também subiu no telhado, saindo de linha para ser substituída pela CB Twister 250 – que foi ressuscitada.

Embora em um segmento mais “premium”, a nova Honda CB 300R também tem chance de ressuscitar e desembarcar aqui.

Motor

O motor de um cilindro com refrigeração líquida e 286 cm³ da CB 300R, fornece 31,4 cv a 8.500 rpm e um torque de 2,8 kgfm a 7.500 rpm. Visual e ciclística seguem a “mãe”, com suspensão dianteira invertida, ABS, LEDs e painel digital.

Honda CB 125R

A caçula, ou “sobrinha”, CB 125R, também adota o padrão “Neo Sports Café” no visual e também na técnica, o que reduz as chances de carimbar também o passaporte para o Brasil e disputar uma fatia no segmento 125, com as “utilitárias”.

Iluminação em LED, suspensão dianteira invertida Showa regulável, suspensão traseira mono, freios ABS, painel digital, rodas de liga e escape curto, são algumas das características e “argumentos”.

Motor

O motor da CB 125R é de um cilindro e 124,7 cm³ conta com refrigeração líquida e fornece 13,3 cv a 10.000 rpm e um torque de 1,02 kgfm a 8.000 rpm.

Fotos Honda | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daircy Mendes Alves 20 de maio de 2021

Quero saber quando virá para as concessionárias do Brasil a moto Honda 300 R ? Estou ansiosa para comprar a minha.

Avatar
José Sidney Fernandes Camacho 21 de junho de 2019

Achei fantástica uma aparência diferente, gostei.

Avatar
Gilberli 23 de abril de 2019

São motos muito bonitas e modernas, mas a Honda lança no Brasil motos como a elite 125, mas não lançam a cb 125r, que dá de 10 a 0 no design.

Avatar
André Radaméz da Silva Oliveira 10 de setembro de 2018

Será que essa moto virá para o Brasil mesmo, quando tiver alguma novidade me avisem por favor.

Avatar
guinho 9 de abril de 2018

ficaram top top top top loko pra pega uma

Avatar
Gustavo 27 de janeiro de 2018

Realmente ficou muito arrojada. Resta save se vira para o Brasil?!

Avatar
Wislan 27 de janeiro de 2018

Motos horríveis , cópia autenticada da KTM .

Avatar
Edu 26 de janeiro de 2018

Ficaram lindas parabéns aos designs da Honda

Avatar
Deixe um comentário