[Vídeo] Os 7 carros do Brasil com melhores notas no crash test

Se ainda não é uma exigência do mercado em geral, alguns consumidores já exigem boa qualificação em testes de colisão; listamos os melhores resultados

Por Fernando Miragaya23/07/18 às 19h30
Especial para o AutoPapo

Segurança é algo que a maioria dos consumidores brasileiros ainda pretere por uma roda de liga leve ou um som potente. Mas desde a obrigatoriedade do ABS e airbag duplo e da realização de testes de colisão severos, os parâmetros mudaram. Modelos bem construídos, com plataformas modernas e carrocerias com materiais nobres e com zonas de dispersão de impactos não são mais exclusividade das marcas de luxo. E muitos equipamentos de segurança também se democratizam nas linhas médias e compactas.

O Corolla está no ranking dos carros mais seguros
(Latin NCAP/Divulgação)

Selecionamos os sete modelos vendidos no país com pontuação máxima de cinco estrelas nos testes do Latin NCAP, teoricamente os carros mais seguros, tanto na proteção dos passageiros da frente, como na proteção de crianças.

1. Honda HR-V

Mesmo com apenas os dois airbags frontais obrigatórios, o SUV compacto da Honda teve ótimo desempenho na avaliação do Latin NCAP. Vale lembrar que toda a linha dispõe de controles eletrônicos de estabilidade e tração, Isofix e assistente à partida em rampas. O índice de proteção para adulto foi de 16,70 em um máximo de 17 pontos. Por isso está no topo da lista dos carros mais seguros.

2. Volkswagen Golf

O hatch médio fabricado em São José dos Pinhais (PR) repete o desempenho do similar europeu. Obteve 33,30 pontos em um máximo de 34 e vem equipado com sete airbags, controles de estabilidade e tração, sistema de vetorização de torque, assistente à partida em subidas, Isofix e monitoramento de pressão dos pneus.

3. Volkswagen Virtus

O novato sedã compacto da fabricante alemã usa a cultuada plataforma MQB e sai de fábrica com quatro airbags, controle de tração e Isofix. Controle de estabilidade e de partida em rampa, além de sistema de vetorização de torque são opcionais na versão de entrada 1.6 MSI e de série só a partir da Comfortline 1.0 TSI. Levou 32,56 pontos no máximo de 34.

4. Jeep Renegade

Produzido em Goiana (PE), o jipinho fez bonito no Latin NCAP com 16,12 pontos na proteção para adultos no máximo de 17. É equipado com controles de estabilidade e tração, assistente à partida em aclives, monitoramento dos pneus, Isofix, mas as versões mais básicas só levam os airbags duplos obrigatórios.

5. Volkswagen Polo

Outra cria da plataforma MQB bem pontuada no ranking dos carros mais seguros, com 32,13 num total de 34. Desde a versão 1.0 vem com quatro airbags, controle de tração e Isofix. Assistente de subida, controle de estabilidade e vetorização de torque só nas versões TSI.

6. Toyota Hilux e SW4

Tanto a picape quanto o SUV mostraram bons níveis de segurança no Latin NCAP. Foram 15,71 pontos no máximo de 17 no índice de proteção aos passageiros adultos. A linha leva três airbags e Isofix. Controles de estabilidade e de tração e assistente à partida em rampas, contudo, só a partir da SRV 4×2 AT.

7. Toyota Corolla

O sedã médio líder de vendas também obteve avaliação máxima de estrelas nos testes de colisão e 29,6 pontos de nível de proteção a adultos – em um total de 34. A linha recebe, de série, sete airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente à partida em rampa e Isofix. Por isso fecha o ranking dos carros mais seguros avaliados pelo Latin NCAP;

4 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Lucas 24 de julho de 2018

    Engraçado nai citar o Civic, este possui estrutura ACE nome que a honda colocou e que tem resultado top deste versões mais antigas, inclusive com melhor que a concorrencia

  • IVAN VASCONCELLOS 24 de julho de 2018

    Acho que houve pouca transparência em relação aos critérios apresentados, vezes se refere à pontuação obtida na proteção para adultos, vezes se refere ao total de pontos nos testes.
    Seria mais oportuno listar os carros e sua respectiva pontuação em todos os critérios do Latin NCAP. Segurança não é só crash test!
    Resumindo, me parece que o autor criou primeiro a lista e depois foi procurar argumentos para justificá-la.

  • Rudi 24 de julho de 2018

    E o Up?

  • Marcos 24 de julho de 2018

    Eu já vi em várias matérias que os da Honda também tem as melhores proteções..

Deixe um comentário