Airbag: saiba para que serve cada tipo de dispositivo

Carros mais modernos oferecem mais de 8 bolsas de ar diferentes; saiba como os ocupantes devem se posicionar para não serem feridos no momento da 'explosão'

Por AutoPapo05/10/18 às 08h46

Todos os carros produzidos no Brasil saem de fábrica com bolsas de ar. É que a lei exige os dispositivos de segurança desde 2014. O problema é que muitos motoristas desconhecem o funcionamento de cada tipo de airbag e não sabem em que grau estão protegidos.

Ainda não é óbvio para todos que os airbags frontais, por exemplo, só funcionam no caso de o carro ser submetido a uma batida na parte da frente. Ou que só está protegido, num choque lateral, o ocupante que estiver em um automóvel com airbag lateral ou de cortina.

Para que os dispositivos de segurança funcionem da melhor maneira possível, os ocupantes do carro devem estar bem posicionados, utilizando o cinto de segurança. Apoiar os pés sobre painel do carro é uma das situações que intensificam os impactos da “explosão” e que podem ferir o passageiro da frente.

“Em caso de colisão, a abertura do airbag pode atingir a velocidade 30 km/h, aumentando as chances de o ocupante ter ferimentos e traumas nas pernas e na cabeça”, comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI).

Airbag Frontal

É o tipo mais comum de bolsa de ar, obrigatório nos carros brasileiros. Esse airbag se enche de acordo com o grau da colisão e protege o peito dos ocupantes localizados nos bancos da frente.

Letral

Os airbags laterais têm como objetivo proteger o tronco dos ocupantes do veículo.

Cortina

É o modelo que se estende de uma coluna à outra do veículo. O airbag cortina é ideal para diminuir possíveis traumas em acidentes laterais e têm, como vantagem, proteger os ocupantes dos cacos de vidro do veículo.

O airbag frontal é obrigatório no Brasil desde 2014. O que muitos não sabem é que existem mais de nove tipos diferentes de bolsas de ar.
Foto Shutterstock | Divulgação

Joelhos 

Pouco conhecido dos motoristas porque ainda não é comum no Brasil, protege os joelhos do condutor da coluna de direção do veículo.

Airbag Central

O airbag central fica acoplado entre os bancos e tem como função evitar que os passageiros se choquem entre si durante um acidente.

Vidro traseiro

Esse tipo de bolsa de ar é inflado ao redor dos encostos do banco traseiro para proteger a cabeça dos passageiros.

Airbag de Cinto

Auxilia na diminuição do impacto sobre o corpo em caso de colisão, protegendo principalmente as crianças.

Capô

A bolsa de ar fica acoplada na base do para-brisa e é utilizada para impedir o choque do pedestre contra o capô e o para-brisa.

Airbag de Teto

Apresentado este ano pela Hyundai, o airbag de teto assegura que os passageiros que estejam em carros com teto solar não se cortem ou sejam projetados para fora do veículo em capotamentos. A bolsa de ar ocupa todo o espaço superior à cabeça dos ocupantes de um carro.

O airbag frontal é obrigatório no Brasil desde 2014. O que muitos não sabem é que existem mais de nove tipos diferentes de bolsas de ar.

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