Arkana, o novo SUV da Renault, tem peças registradas no INPI
Modelo deve ser fabricado no Brasil a partir de 2020; motorização do SUV cupê será a 1.3 turbo capaz de entregar 170 cavalos
Modelo deve ser fabricado no Brasil a partir de 2020; motorização do SUV cupê será a 1.3 turbo capaz de entregar 170 cavalos
A revista do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) revelou o registro das patentes de diversas peças do novo SUV da Renault, de nome Arkana. Oficialmente, a fabricante não confirma o modelo para o Brasil. Mas, em contrapartida, já realizou o registro das peças e do nome do possível concorrente do Jeep Compass.
As peças apresentadas são da versão de produção do SUV cupê. Chamado de Projeto LJC, o Renault Arkana deve ser fabricado no Brasil em 2020, em São José dos Pinhais (PR), com o novo motor 1.3 Turbo.
O 1.3 Energey TCe turbo foi desenvolvido em parceria com a Daimler e será o responsável por aposentar o veterano e defasado motor 2.0 usado atualmente por três modelos da gama: Duster, Oroch e Captur. O propulsor do Arkana será flex e terá injeção direta de combustível, sendo capaz de gerar potência de 170 cv com etanol. O torque deverá ficar acima dos 25 kgfm.
O AutoPapo já tinha adiantado algumas informações sobre o modelo. O Arkana será construído a partir da plataforma B0, a mesma do Duster, Oroch e Captur brasileiro. O SUV com ares de cupê será posicionado acima do Captur.
A frente do Renault Arkana, que já foi apresentado em Moscou, é baseada na nova identidade da marca. Os faróis são estreitos e contam assinatura de LED em forma de “C”. O conjunto ótico faz jogo com a nova grade filetada.
De lado, o novo SUV tem a linha de cintura alta e a caída característica um modelo cupê a partir da coluna “C”. Na traseira, lanternas invadem a tampa com uma enorme régua iluminada unindo os conjuntos de luzes. A placa de identificação fica instalada no para-choque.
O SUV da Renault deve ganhar versão definitiva no Salão de Genebra (Suíça), em março do ano que vem.
O Arkana não chegará sozinho ao mercado brasileiro. É que a maioria das fabricantes quer pegar uma fatia do segmento crescente. A Fiat anunciou, no Salão do Automóvel de São Paulo, que estuda produzir o SUV da Toro. Confira as imagens do protótipo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |