Arkana, o novo SUV da Renault, tem peças registradas no INPI

Modelo deve ser fabricado no Brasil a partir de 2020; motorização do SUV cupê será a 1.3 turbo capaz de entregar 170 cavalos

arte  pecas arkana renault
Por AutoPapo
Publicado em 14/11/2018 às 12h22

A revista do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) revelou o registro das patentes de diversas peças do novo SUV da Renault, de nome Arkana. Oficialmente, a fabricante não confirma o modelo para o Brasil. Mas, em contrapartida, já realizou o registro das peças e do nome do possível concorrente do Jeep Compass.

As peças apresentadas são da versão de produção do SUV cupê. Chamado de Projeto LJC, o Renault Arkana deve ser fabricado no Brasil em 2020, em São José dos Pinhais (PR), com o novo motor 1.3 Turbo.

O 1.3 Energey TCe turbo foi desenvolvido em parceria com a Daimler e será o responsável por aposentar o veterano e defasado motor 2.0 usado atualmente por três modelos da gama: Duster, Oroch e Captur. O propulsor do Arkana será flex e terá injeção direta de combustível, sendo capaz de gerar potência de 170 cv com etanol. O torque deverá ficar acima dos 25 kgfm.

O INPI divulgou, em sua revista, as peças do novo SUV da Renault que foram registradas junto ao órgão. Modelo deve chegar ao Brasil em 2020.
Arte André Almeida | AutoPapo

O AutoPapo já tinha adiantado algumas informações sobre o modelo. O Arkana será construído a partir da plataforma B0, a mesma do Duster, Oroch e Captur brasileiro. O SUV com ares de cupê será posicionado acima do Captur.

A frente do Renault Arkana, que já foi apresentado em Moscou, é baseada na nova identidade da marca. Os faróis são estreitos e contam assinatura de LED em forma de “C”. O conjunto ótico faz jogo com a nova grade filetada.

De lado, o novo SUV tem a linha de cintura alta e a caída característica um modelo cupê a partir da coluna “C”. Na traseira, lanternas invadem a tampa com uma enorme régua iluminada unindo os conjuntos de luzes. A placa de identificação fica instalada no para-choque.

O SUV da Renault deve ganhar versão definitiva no Salão de Genebra (Suíça), em março do ano que vem.

Conheça o Renault Arkana

O Arkana não chegará sozinho ao mercado brasileiro. É que a maioria das fabricantes quer pegar uma fatia do segmento crescente. A Fiat anunciou, no Salão do Automóvel de São Paulo, que estuda produzir o SUV da Toro. Confira as imagens do protótipo.

Fotos Renault | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário