As 10 rodas de liga leve mais icônicas da indústria nacional

Relembre com o AutoPapo os modelos de rodas que mais marcaram época no Brasil e os que eram equipados com elas

rodas volkswagen gol gti 11
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 10/02/2019 às 10h00
Atualizado em 11/08/2022 às 16h28

As rodas de liga leve fazem toda a diferença para o visual do carro. Esses acessórios podem ser o toque final na composição de um estilo perfeito ou, por outro lado, aqueles elementos que estragam o restante da obra. A indústria automobilística sabe disso: os designers costumam elaborar as rodas em conjunto com o restante do veículo, de modo a obter total harmonia. Em alguns casos, eles são tão bem-sucedidos que os produtos marcam época, lançam moda e tornam-se icônicos.

Nossa lista de hoje é exatamente sobre esses modelos: enumeramos os 10 carros nacionais equipados de fábrica com as rodas liga leve mais memoráveis. Confira e, se você lembrar de outros modelos, cite-os nos comentários!

10. Roda pinças de escorpião: Fiat Stilo Schumacher

O Stilo foi o primeiro carro nacional equipado com rodas de liga leve de 17 polegadas. Inicialmente, elas eram disponibilizadas na versão esportiva Abarth, mas com o tempo foram sendo oferecidas em outras versões.

Para muitos, as mais bonitas eram as da série especial Schumacher, com raios que remetiam às pinças de um escorpião. A ironia é que esse aracnídeo é símbolo da Abarth, mas tais componentes inspirados nele nunca equiparam a configuração homônima.

9. Roda diamantada: Fiat Tempra Ouro

Rodas de liga leve que marcaram época: Fiat Tempra Ouro

Quem viveu os anos 90 deve se lembrar do impacto que o Tempra causou no mercado. Seu design anguloso, com frente em cunha e traseira alta, tinha aspecto futurista. Para completar, havia o motor de 16 válvulas, o primeiro desse tipo em um automóvel nacional. E havia, claro, belas rodas de liga leve, idênticas às do similar europeu, que tinham pintura cinza nas versões de entrada e acabamento diamantado na top de linha.

Elas rapidamente viraram febre entre os proprietários de outros modelos da Fiat daquele período, e passaram a ser vistas pelas ruas em diversas unidades de Uno, Tipo, Tempra e Prêmio, entre outros.

8. Roda de tampa quadrada: Fiat Uno 1.5R

Rodas de liga leve que marcaram época: Fiat Uno 1.5R
Versão esportiva 1.5R do Fiat Uno trazia adereços externos....

O design do Fiat Uno foi traçado com linhas retas, simples e funcionais. O estilo é tão marcante que a Fiat o adotou até nas rodas de liga leve das versões 1.5R e 1.6R. O cubo em formato quadradinho, coberto com calotinhas, era uma solução de estilo original e harmoniosa, e ainda combinava perfeitamente com o veículo. Igualmente singular era a tampa traseira pintada de preto fosco.

Hoje, as versões esportivas do carrinho são lembradas tanto pelo visual marcante quanto pelo prazer que proporcionavam a quem as dirigia. Mas a concorrência também fez rodas que marcaram época: difícil saber qual é a mais bonita!

7. Roda raiada: Ford Escort XR3 1.8

A associação entre a Ford e a Volkswagen, que resultou na Autolatina, sanou a falta de potência do Escort. Em 1988, o hatch ganhou motor 1.8 de 99 cv e passou a encarar os concorrentes em pé de igualdade.

Para completar, pouco antes o modelo havia ganhado uma reformulação visual, com a adoção de novos para-choques e saias laterais, além de rodas de liga leve redesenhadas, com estilo raiado. Mas esses componentes não foram os únicos que marcaram época no modelo: prossiga e descubra!

6. Roda quatro bolas: Ford Escort XR3 1.6

Rodas de liga leve que marcaram época: Ford Escort XR3
Ford Escort Mk 3

O primeiro Escort XR3 não tinha desempenho esportivo. Aliás, estava longe disso! Equipado com um motor 1.6, entregava apenas 86 cv de potência, número modesto mesmo para os padrões dos anos 80.

Mas quando o assunto é design, o modelo, literalmente fazia bonito. Ele trazia vários detalhes estilosos, como os quatro faróis dianteiros e discretas faixas adesivas nas laterais. Claro, não faltavam as características rodas de liga leve com motivos circulares, ou, em linguagem mais popular, “quatro bolas”, ou ainda “trevinho”.

5. Roda Cruz: Chevrolet Monza S/R

Rodas de liga leve que marcaram época: Chevrolet Monza S/R
O Monza S/R rivalizava com o VW Passat Pointer

O Monza S/R foi um dos esportivos mais cobiçados do país durante os anos 80. O visual era campeão: as formas aerodinâmicas da carroceria casavam perfeitamente com adereços como aerofólio traseiro, spoiler dianteiro… E, claro, com as belas rodas de liga leve de aro 14 em formato de cruz, exclusivas da versão.

Fabricada por pouco tempo, só entre 1986 e 1988, essa versão é, hoje, uma das mais valorizadas da linha. E também uma das mais raras: em parte, devido às baixas vendas da carroceria hatch, já que os consumidores optavam, majoritariamente, pelo sedã; outra razão era o elevado preço da configuração S/R.

4. Roda ralinho: Chevrolet Opala Comodoro

Rodas de liga leve que marcaram época: Chevrolet Opala Comodoro
Desenho de grade e faróis era inspirado no do Monza

Clássico nacional, o Opala teve mais de 1 milhão de unidades produzidas ao longo de 24 anos. Por isso, é natural que ele também tenha sido equipado com rodas de liga leve marcantes.

Entre os diferentes componentes que calçaram seus pneus, talvez os mais lembrados sejam os conhecidos como “ralinho”. Muitos proprietários do de Opala e Caravan disputam esses acessórios até hoje!

3. Roda “BBS”: Volkswagen Santana Executivo

Rodas de liga leve que marcaram época: Volkswagen Santana EX
Modelo utilizava motor do Gol GTi, com injeção eletrônica

Rodas raiadas de diferentes modelos já equiparam uma miríade de automóveis ao redor do mundo. No Brasil, o veículo mais famoso a usar acessórios desse tipo foi o Santana Executivo.

Feitas em liga leve, essas rodas ficaram conhecidas como BBS, marca alemã que produzia componentes de estilo idêntico. Essa versão foi a mais luxuosa que o sedã da Volkswagen teve durante os anos 80.

2. Roda pingo d’água: Volkswagen Gol GTS

vw gol gts

Sim, as rodas de liga leve pingo d’água também equiparam o Gol GTi, mais precisamente os da primeira safra, em 1989. Mas a estreia delas foi na versão GTS, em 1987, que substituiu a GT.

Embora ambas tivessem várias características técnicas em comum, a mais recente trazia visual mais invocado. O toque final ficava por conta justamente das belas rodas.

1. Roda orbital: Volkswagen Gol GTi

Rodas de liga leve que marcaram época: Volkswagen Gol GTi

Os fãs de carros Volkswagen costumam ter apreço especial por essas rodas de liga leve. Elas equipavam o Gol GTi durante a primeira metade da década de 90 e causaram frenesi. Quem não podia ter o top de linha as instalava em outras versões e até em veículos de marcas diferentes.

Originalmente, elas tinham aro 14, mas passaram a ter similares aftermarket em várias outras medidas. Exageros à parte, a roda orbital realmente parece combinar perfeitamente com as linhas do esportivo.

Fotos Divulgação

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19 Comentários
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Guilherme P. 7 de maio de 2023

Faltou aí a roda snowflake da VW (se não me engano originalmente era do Santana).

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Rick 10 de abril de 2023

Ninguém se lembrou das rodas de um modelo icônico da Ford: Os Del Rey e Belina/Scala! Aquela roda tipo ralinho de aro 13 era muito charmosa, adotada nas versões Ouro de 1982 a 1984, que inexplicavelmente não equipou os modelos 1985 a 1988. Mas de 1989 em diante, já sob o manto da autolatina, ressurgiram nos Del Rey/Belina 1.8 Ghia, já com aro 14 serrinha e pneus de perfil baixo, sendo os primeiros modelos luxo a adotarem essa medida, até então restrita aos esportivos. Foram também marcantes, e dão um talento até em Corcel e Belina de qualquer ano/modelo.

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Cynical Bastard 22 de março de 2023

Eu não acredito que vocês se esqueceram das rodas cata-vento do Vectra GSi, as rodas BBS do Omega CD e as rodas do Monza SL/E 1982-1990!

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Francisco 11 de agosto de 2021

Não incluíram, as rodas Injet fabricadas em Joaçaba Sta. Catarina que eram concorrentes direta das gaúchas.

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PAULO 3 de dezembro de 2020

Realmente faltou a roda Gaúcha, que equiparam os Mavericks, Fuscas e outros carros “mexidos”, mas que na minha opinião era o melhor da época…

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Laercio Ricci 20 de julho de 2020

“Gostei” da roda do Monza, a tal roda cruz. Uma matéria sobre rodas e escolhem uma foto com a roda em movimento(?!). Chega a ser hilário, se não fosse ridículo, o carro poderia estar com uma roda gaúcha ou BBS, em movimento, não se vê nada. Quem editou essas imagens?

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Marcio Lemes 16 de julho de 2019

Boa tarde.
Gostaria de sugerir a Roda BRW 450 produzida pela Big Rodas de São Paulo, Até agora foram vendidas no mercado 114.334 rodas, e ainda continua vendendo…não dá para desconsiderar estes números, acredito que à exceção da Roda Orbital, nenhuma das outras rodas vendeu como a BRW 450. Ela está tb no meu site http://www.ideiadesignprojetos.com.br, sou o designer que a desenhou.
Obrigado, abraços.
Marcio Lemes Design

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MARCELO HENRIQUE DE OLIVEIRA 13 de abril de 2020

Há uma diferença de roda icônica para roda mais vendida.
Icônico: “Relativo ao que se distingue ou simboliza uma época, uma cultura, uma área do conhecimento: discurso icônico”
Em outras palavras, há rodas que você fala: “Aquela roda equipou um raro Stilo Abarth” ou “Ah… no meu tempo essa roda era do Santana Executive, carro de magnata na época” ou ainda “Meu avô usou um Opala com essa roda ralinho”.
No futuro o povo poderá falar das rodas suas.

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Elver Catein Moraes 20 de fevereiro de 2019

Apenas uma opinião, esse modelo de página (clique para próxima) é cansativo e visivelmente comercial, que visa mais as propagandas que a matéria. Gostaria de Sugerir que voltasse ao modelo antigo de rolagem, pois há o risco de perder leitores (como eu).
Sei que eu deixando de acessar a página não vai fazer falta, gostaria apenas de manifestar minha opinião.

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Elver Catein Moraes 20 de fevereiro de 2019

Parabéns pela matéria, só acho que faltou a do Marea, que até a calota fazia sucesso, e a do MB Classe A.

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Elver Catein Moraes 20 de fevereiro de 2019

Olá.

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Elver Catein Moraes 20 de fevereiro de 2019

Parabéns pela matéria!
Acredito que podia incluir a do marea, que sua calota virou febre e a do MB Classe A, que do seu lançamento.

Apenas uma opinião: esse modelo de página (clique para a próxima) é muito chato, remete à página que se preocupam apenas em fazer propaganda.
Por favor, voltem ao modelo de rolagem.

Caso continue nesse modelo, migrarei para outra página, mesmo sendo seu fã Bóris, pois esse modelo é chato!

Obs: sei que menos um ou mais um para ler a página não faz diferença, apenas desabafando.

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Diogo 12 de fevereiro de 2019

Faltaram algumas rodas da GM como a de 5 pontas do Astra e a do Corsa gsi em formato de hélice.

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Eduardo 11 de fevereiro de 2019

Faltou as rodas que equiparam o Stilo Abarth, que lembram 5 lâminas de barbear, as rodas em forma de ventoinha do Tempra Stile Turbo, as rodas do primeiro Punto Sporting (mais tarde virou calota e foi copiada pela Honda ao lançar o Civic LXL) e tb as rodas do Vectra GSi).

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Eduardo Pimentel de Souza 27 de abril de 2020

As rodas mais icônicas do mercado nacional na minha opinião são:
– As BBS aro 14 (equipou o Gol GTi, Santana EX, Apollo e até BMW M3),
– As Tempra Stile (formato de ventoinha, que lembram as do Vectra GSi);
– As do Escort XR3 1.8i (originalmente do Sierra Cosworth);
– As do Escort XR3 2.0i;
– As do Astra GSi / Vectra Expression;
– As aro 17 do Vectra Elite 2.4 e 2.0 de primeira leva
– As aro 17 de Punto e Bravo T-Jet (é o mesmo modelo, porém no Punto é diamantada e escurecida)
– As do Punto Sporting de primeira e segunda leva
– As do Punto Blackmotion
– As aro 17 do Stilo Abarth
– As aro do primeiro Linea Absolute
– As do aro 17 Bravo Essence (prateada)
– As Palio 1.8R de segunda geração (que dpois saiu no Siena Sporting, porém escurecida e diamantada)
– As dos Polo GTI 1.8 20V e do primeiro Polo Comfortline 2.0
– As da Zafira Elite
– As do Sonic LTZ
– As do primeiro Cruze Sedan LT

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José Eduardo Souza Carrilho Cruz 10 de fevereiro de 2019

Alguns modelos da lista Nem nela estariam , se alguns modelos icônicos estivessem aqui… O modelo chamado de “gaúcha” dos fuscas, tem um modelo de roda raiada com tala larga q não era de série mas foi marcante nos anos 90 tb, entre tantas outras que q lembro o visual, mas não sei os nomes….

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Cícero Américo 10 de fevereiro de 2019

Muito boa matéria. A meu ver faltou ainda a famosa roda gaúcha. Também de liga leve e que equipava o PASSAT 88 Pointer. Considero também importantes as rodas de aço que equipavam originalmente a linha VW anos 90, tidas com o apelido “boca de fogão”. Também existia o Chevette equipada com a roda luxo. São também memoráveis, pois equipavam o veículo originalmente.

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Eduardo 11 de fevereiro de 2019

Essa roda tb equipou o Gol GT e a Quantum Sport

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WSR 15 de julho de 2022

As rodas de aço da VW eram conhecidas como Playboy Pobre. A apelidada de Boca de Fogão era a R760 da Rodão.

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