[Avaliação] Ford Ka SE 1.0 tem o essencial como destaque
Versão de entrada do hatch compacto traz o conteúdo básico em equipamentos de conforto, conveniência e segurança
Versão de entrada do hatch compacto traz o conteúdo básico em equipamentos de conforto, conveniência e segurança
Versão de entrada traz o básico em equipamentos de conforto, conveniência e segurança. O Ford Ka SE, versão acima da S (de entrada), difere dessa pelo rádio, suporte para celular e maçanetas e retrovisores na cor da carroceria. Rodas de aro 14 são de aço e vidros traseiros e retrovisores têm acionamento manual. Não há farol auxiliar. ABS e airbag duplo frontal são obrigatórios por lei. No banco traseiro, apoios de cabeça e cintos de três pontos retráteis nos três assentos. Nada de controles de tração e estabilidade.
Por outro lado, porta-malas e porta-luvas têm iluminação. Encosto fracionado (1/3 e 2/3) do banco traseiro possibilita misturar bagagem e passageiro, se for o caso. Porta-malas pode ser aberto por comando interno no painel ou na chave. Entre as novidades mecânicas da linha 2019 do Ford Ka SE estão a marcha a ré sincronizada e a dupla sincronização da primeira à terceira marchas, além dos reforços estruturais na carroceria que levaram o Ka a obter três estrelas no teste de impacto do instituto Latin NCAP na proteção a adulto e quatro na de criança depois da nota zero em 2017.
Ford Ka SE mantém o estilo parrudo com linha de cintura ascendente no sentido da traseira e o terceiro posto em vendas no mercado nacional. Traz a tradicional grade enorme da marca, faróis grandes e lanternas pequenas. Linhas limpas da carroceria. Por dentro, plástico (polipropileno) pouco convincente na aparência tanto no painel central quanto nas portas. Encaixes benfeitos e comandos ao alcance das mãos, exceto do retrovisor que exige deslocamento do tronco. Quadro de instrumentos legível fica devendo o indicador de temperatura do motor. No lugar dele, há luz espia.
Acesso fácil ao interior tanto na frente quanto atrás. Espaço interno avantajado em carro compacto sacrifica um pouco a capacidade do portamalas, que tem aproveitamento vertical. Bagagens vão empilhadas. Há bom espaço para pernas e cabeça no banco traseiro. Forração dos bancos em tecido. Assentos estão bem dimensionados tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro, apoiando bem as pernas.
Volante tem boa pega e nenhum comando, que evita distração. A alavanca de marchas elevada está posicionada corretamente. Curso curto, mas engates nem sempre precisos e secos. Carroceria inclina nas curvas, mas o carro transmite confiança sem exagerar. Rodar é firme e as imperfeições são transmitidas em níveis aceitáveis para o habitáculo. Desempenho é bom para motor 1.0, mas cai sensivelmente com o ar-condicionado ligado. O Ford Ka SE pesa mais de mil quilos (1.033 kg) e com quatro adultos o desempenho em aclives é razoável, exigindo redução de marcha e pressão máxima no acelerador.
Direção é leve em baixa e aumenta o peso em alta, mas sem sensibilidade para o motorista sentir o carro. Diâmetro de giro parece ser maior do que o declarado, pois é preciso manobrar mais em espaço reduzido. Coluna tem regulagem apenas de altura. Banco do motorista pode ser regulado em altura e é boa a posição de dirigir. Freios se mostraram eficientes assim como os limpadores de parabrisa. Impressiona o baixo consumo de gasolina na cidade e na estrada, mesmo com ar-condicionado ligado. O Ka SE tem preço sugerido de R$ 46.490. São três anos de garantia.
Ficha técnica | Ford Ka SE 1.0 |
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Motor | de três cilindros em linha, 997cm³ de cilindrada, flex, de 85 cv (álcool)/80 cv (gasolina) de potências máximas a 6.000 rpm e torques máximos de 10,7 kgfm (a) a 4.500 rpm e 10,2 kgfm (g) a 3.500 rpm |
Transmissão | tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas |
Direção | tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10 metros |
Freios | disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira |
Suspensão | dianteira, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo autoestabilizante; altura do solo, 15,5 centímetros |
Rodas/pneus | 5,5×14”em aço (liga leve)/175/65R14 |
Peso | 1.033 kg |
Carga útil (passageiros+ bagagem) | 427 kg |
Dimensões (metros) | comprimento, 3,941; largura, 1,774 (espelhos dobrados); altura, 1,525; distância entre-eixos, 2,49 |
Capacidades (litros) | porta-malas, 257; tanque, 51,6 |
Desempenho | Não divulgado |
Consumo (km/l) | cidade, 9,2 (álcool)/10,8 (gasolina); estrada, 10,8 (a)/15,7 (g) |
Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo
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Não indico esse carro! Parece que foi feito para durar apenas durante a garantia! Comprei um 14/15 zero, no começo me empolquei com o carro por ser bonito, tanto por dentro quanto por fora, mas aos poucos começou a aparecer alguns problemas: três meses depois de comprar o carro a bateria pifou, logo em seguida o forró de pano da porta começou a soltar, depois a fechadura do portão malas pifou( problema gravíssimo desse carro, essa fechadura só abre eletrônicamente, não tem chave), logo em seguida começou um barulho no painel e a concecionaria disse que precisava de uns 20 dias com o carro para achar e resolver o problema. Tudo isso durante a garantia. Quando a garantia acabou vieram os maiores problemas: amortecedor dianteiro direito pifou, depois barra de direção do lado esquerdo, poucos dias depois a do lado direito e menos de um mês depois o setor de direção. Durante o período desses problemas vieram juntos; bateria que pifou novamente, chave de seta, fechadura do porta malas outra vez, motor de direcionamento do ar interno calço do motor e danificação da espuma do encosto do banco do motorista. Tudo isso, se eu não tiver esquecido nada, durante 4 anos de uso e 68 mil km rodados! Por isso eu aconselho: fuja desse carro, jamais o compre!
Ora que zóio gordo
Você queria passar 4 anos com um carro sem apresentar nenhum problema?? Anda de Uber…
WTF, cara, tu rodou quase 70 mil em 4 anos, provavelmente grande parte disso dentro da cidade e queria que itens que levam todo stress de rua durassem?
Tá doido, velho…
Reforçaram a estrutura ? Só lembrando que tirou nota ZERO em batidas laterais no LatiNcap
Como que e o exame para renovação habilitação, no caso quem teve um AVC a 3 anos
Não pago 47000 mil reais em carro 1.0 sendo que acho 1.4 usado pelo mesmo valor e completo
É um compacto bonito,o preço briga com onix Lt,a diferença que o onix ,tem um cambio de 6 marcha e a direção elétrica progressiva,freios ABS,sistema de navegação Mailink e sensor de regulagem da pressão dos pneus ,sensor de estacionamento e outros mimos,por isso é bom pesquisar,motor 1.0 muito econômico,motor de 4 cilindro.