Balanceamento: 7 razões pelas quais você deve fazer
Se o seu volante está vibrando, procure logo um mecânico; o carro balanceado é mais estável e apresenta menor consumo de combustível
Se o seu volante está vibrando, procure logo um mecânico; o carro balanceado é mais estável e apresenta menor consumo de combustível
Não há motorista que nunca ouviu falar em alinhamento e balanceamento. Os serviços são itens básicos da manutenção do carro e requerem certa periodicidade. Já explicamos, aqui no AutoPapo, que nem sempre que o automóvel é alinhado também precisa ser balanceado. O que não significa, no entanto, que o balanceamento pode ser negligenciado. Explicamos, em sete tópicos, como o serviço é feito e por que ele é importante.
Volante vibrando é o indício mais importante que o veículo precisa ser balanceado. Outros problemas também podem alertar o motorista de que há algo errado com o carro, como barulhos em determinadas velocidades (60 ou 80 km/h) e pneu com desgaste irregular. Essas adversidades acontecem porque a roda está com um diferença de massa, isto é, uma parte está mais pesada que a outra.
Para resolver essa diferença, entra o balanceamento. O procedimento, segundo o técnico automobilístico e professor João Barreto, é simples, consiste em dividir o peso do conjunto da roda de forma igual.
Em condições normais de uso, se o carro não apresentar os indícios comentados acima, o procedimento deve ser feito:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |