Boris Responde #3: calibragem, óleo, filtro de ar e blindagem
Jornalista e engenheiro esclarece dúvidas dos leitores sobre assuntos como carros turbo, consumo, óleo e filtro de ar esportivo
Jornalista e engenheiro esclarece dúvidas dos leitores sobre assuntos como carros turbo, consumo, óleo e filtro de ar esportivo
O “Boris Responde”, novo quadro do AutoPapo no Youtube, tem como intuito sanar as dúvidas enviadas pelos leitores no e-mail borisresponde@autopapo.com.br ou nas redes sociais.
Para participar, basta enviar uma mensagem pelo Instagram ou um comentário pelo Facebook ou Youtube.
No terceiro episódio da série, Boris explica as (des)vantagens de calibrar o pneu para mais e de encher o tanque. Além disso, fala sobre a possibilidade de blindar carros pequenos e fazer um filtro de ar esportivo artesanal que funcione tão bem quanto o original.
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[TRANSCRIÇÃO]
Começando com a pergunta do Maurício Fontenele:
Boris, posso usar óleo 5W40 no lugar de 10W40?
Fontenelle, a diferença é pequena de viscosidade. A quente, você vai ter o mesmo óleo – 40. A frio, o óleo vai ficar um pouquinho mais fino. Vai ter menos viscosidade.
Mas existem até algumas fábricas – não sei qual que é o seu carro, você não falou – mas acho que a Ford fala em usar óleos 5/30 ou 10/30 ou 0/30 e 5/30. Esses 5 de diferença, a meu ver, não vão complicar nada não.
Pelo contrário, se você usar um óleo mais fino, de certa maneira, vai até reduzir o consumo do seu carro. Porque quanto menos viscosidade, menor esforço das partes móveis.
O Jessé Steinert mandou essa aqui:
Oi! Estou estudando engenharia mecânica na UFSC em Florianópolis e gostaria de saber se posso fazer um filtro de ar esportivo para meu carro e que tipo de materiais usar para conseguir mais potência sem deixar passar sujeira para a câmara de combustão e danificar as camisas dos cilindros.
Ah, você você tá querendo ganha-ganha, né. Não existe isso.
Primeiro que como fazer um filtro esportivo, eu não sei. Quando eu pus em um carro meu, eu comprei. Deve ficar mais barato que sair comprando tudo e montar.
Agora, o problema é que o filtro esportivo vai permitir uma entrada maior de ar. Para mim, é quase impossível você permitir a entrada de mais ar e continuar filtrando do mesmo jeito as partículas que contaminam a atmosfera por aí.
A Christiane Abreu mandou a seguinte pergunta:
Olá Boris, tudo bem? Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você pode me responder. Quero comprar um carro pequeno e pensei num up!. Só que gostaria de blindar. Pode ? O que tem de vantagem e desvantagem?
Que dá, dá. Mas o carro vai ficar muito pesado para o motor dele, né. Se for um TSI, ainda vai. Mas não se blinda…
A blindagem você pode contar aí, no mínimo, 120, 130 kg a mais. Então, é como se você já tivesse dois passageiros o tempo todo no up!. Então não é recomendável.
O carro tem que ser um carro médio e com boa potência de motor para poder blindar.
Seguimos com José Carlos Pereira Machado:
Bom dia, tenho visto pessoas calibragem o pneu dos carros com valores muito acima do indicado, exemplo: fabricante indica 32 – 29 e colega coloca 45. O que acarreta no carro? Economia? Estabilidade? Instabilidade?
Olha, se você coloca uma pressão bem maior no pneu, vai diminuir o atrito com o asfalto. Se diminui o atrito, vai reduzir o consumo. Mas você vai ter vários problemas com isso.
Primeiro, o carro vai ficar duríssimo. Vai chacoalhar igual um cabrito. Segundo, que vai também provocar um desgaste nos componentes da suspensão: amortecedor, mola… Vai tudo sofrer muito com essa calibragem exagerada.
Sem dúvida nenhuma, em algumas situações, pode ser que o carro também ganhe um pouco de estabilidade. Mas não se esqueça: a calibragem acima ou abaixo da recomendada sempre vai aumentar também o desgaste do pneu.
Então, você pode ganhar em consumo alguma coisa, mas vai perder na durabilidade.
Tem sempre a calibragem para o carro vazio e para o carro cheio,também. Tem que observar isso. Com o carro cheio, você tem que realmente aumentar apressão do pneu.
Mas dentro do parâmetro já previsto pelo fabricante!
Rogério Luz perguntou:
Boris, tenho uma dúvida: nos carros turbo de fábrica é necessário – antes de desligar – aguardar alguns segundos, pois a turbina ainda está em alto giro e a lubrificação para?
Não, não precisa. Essa é a vantagem do carro turbinado de fábrica. Há uma lubrificação adicional exatamente para evitar essa necessidade do carro que tem o turbo adaptado de deixar em marcha lenta para resfriar, para lubrificar o turbo antes de desligar.
O Paulo Miranda Campos mandou a seguinte dúvida:
Gostaria de saber se encher sempre o tanque é vantajoso, principalmente com relação ao consumo do carro.
Olha, tem aí as teorias de que o tanque pela metade ou abaixo da metade tem uma evaporação maior. Não sei se isso procede ou não procede.
Mas tem uma coisa: a gente sempre enche o tanque até desarmar o bico injetor da bomba, né. Porém, quanto mais gasolina, ou álcool, ou diesel você levar no seu carro, mais peso você estará levando também.
Vai haver um pequeno acréscimo de consumo, claro.
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Boris eu tenho um Civic EXR 2014 devo trocar o óleo do câmbio automático?
No manual de um carro turbo de fabrica se avisa que e necessário deixar o motor em marcha lenta um tempo antes de desligar o motor. A resposta dada e um equívoco já que e necessário um tempo para que o arrefecimento do turbocompressor casa nsiga retirar a carga térmica a ele imposta.