Carro flex: internet só divulga besteirol
Maioria das dicas disponíveis na web para carro flex têm um único propósito: preocupar desnecessariamente o motorista
Maioria das dicas disponíveis na web para carro flex têm um único propósito: preocupar desnecessariamente o motorista
Quase 16 anos depois de seu lançamento (em março de 2003), o carro flex ainda confunde o motorista. E a internet ainda reforça a confusão com dezenas de dicas sem pé nem cabeça. Uma delas preconiza que, se o motorista sempre abastece com o mesmo combustível, é necessário passar eventualmente (cada quatro tanques…) para o outro.
Essa e muitas outras não têm o menor fundamento técnico. Já ouvi relato de motorista que foi pegar carro zero km na concessionária e o vendedor, solícito, explicou que os primeiros quatro abastecimentos deveriam ser exclusivamente com etanol e só depois optar pela gasolina.
Tem outra: se abastecer durante muito tempo com etanol, no dia em que passar para gasolina, o carro não “aceita” pois se “acostumou” com o outro. E vice-versa, da gasolina para o etanol. Tem mais besteirol: antes de mudar de combustível, deve-se rodar até esvaziar o tanque.
Tudo conversa para boi dormir, pois o carro flex foi projetado para ser abastecido com qualquer dos dois combustíveis, gasolina ou álcool. Puros (100% de um ou do outro) ou com qualquer percentual deles (50% de cada, por exemplo).
Em relação a poder ou não usar sempre o mesmo combustível:
Vale uma observação: se o motor não aceitar qualquer destas alternativas é sinal de problema num sensor colocado no escapamento exatamente para que ele seja flex e funcione com qualquer dos dois combustíveis. É chamado de“sonda lambda e avalia o teor de oxigênio dos gases provenientes da combustão. É capaz, assim, de informar à central eletrônica qual combustível está vindo do tanque: gasolina, álcool ou mistura deles.
Como explicar então que o vendedor de uma concessionária recomende os primeiros abastecimentos sempre com álcool? Descobri o motivo: a fábrica sempre faz o primeiro abastecimento do tanque, na linha de montagem, com etanol, pois só produz carros flex. Então não faz sentido estocar os dois combustíveis. Como o etanol é mais barato…
Uma das “dicas” mais recentes circulando na internet a respeito do carro flex é a recomendação de não se estacionar o carro à noite imediatamente após abastecer com etanol se o tanque tinha gasolina. A explicação é que o motor poderia ter dificuldade para pegar na manhã seguinte.
Pode até acontecer, mas é fato raríssimo, quase tão difícil quanto ganhar na loteria, pois só mesmo numa dificil e improvável conjunção de fatores. Primeiro, a temperatura ambiente deve estar muito baixa, inferior a 15ºC. Segundo, o carro ainda deve ter o sistema do tanquinho auxiliar de gasolina que é acionado pela central eletrônica quando ela percebe o tempo frio e o etanol no tanque. E mais: a dificuldade para o motor “pegar” de manhã é somente se o carro tiver rodado tão pouco entre o posto e a garage que o etanol ainda não tenha chegado ao sistema de injeção e a sonda lambda ainda não detectou a mudança de combustível no tanque. Vale também lembrar que o problema, embora raro, só acontece quando se troca gasolina por etanol. Se for o inverso, não há dificuldade alguma em fazer o motor funcionar pois o etanol é que dificilmente se vaporiza em baixas temperaturas.
Outra regrinha que não funciona mais é do custo de etanol em relação à gasolina para que seja interessante (financeiramente) sua utilização. Nos primeiros carros flex o índice era de 70%, pois essa era a diferença de consumo entre os dois combustíveis. Com a evolução do motores e do próprio álcool, o percentual pode chegar a 75%. Mais correto é o motorista verificar o consumo de seu carro com cada combustível para determinar o índice real.
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como ja escrevi aqui antes. o manual do meu carro, 2019, diz q apos trocar de combustivel leva 7km pra adaptar…sou mais o manual hein
MInha opinião sobre o texto: sim e não…
De fato as centrais atuais são muito mais espertas no controle das mudanças internas, de acordo com o combustível que ela recebe.
Mas, de fato, a sonda lambda leva um certo tempo até identificar corretamente qual a mistura. E por um motivo óbvio: sua fonte de informação são os gases do escapamente. Ora, então a ignição tem que ocorrer antes de que sonda lambda possa captar qualquer informação.
Além disso as sondas lambdas também foram evoluindo com o tempo. Antes levavam mais tempo para as capturas, e agora menos.
Então as dicas e lendas da internet podem não se aplicar muito ao carros mais recentes. Eu, por exemplo, tennho um March 2013 que sempre troquei sem esquentar a cabeça entre álcool (etanol é pra químicos!) e gasolina, não me importando se o carro iria ou não depois pra garagem. E nunca tive nenhum problema com o bravo Nissan e seu HR16DE 1.6 nipônico.
Mas para carros mais antigos, como Fox supracitado, isso pode ocorrer.
Além disso é fato que certas centrais e motores tem seu mecanismos flex melhores que os outros. Os motores Renault e Nissan, por exemplo, eram, alguns anos atrás, famosos por poderem rodar tranquilamente com uma “gasolina” (que é uma mistura de vários compostos mais etanol) com etanol abaixo de 25%. Ou seja, com esses carros dá para abastecer sem sustos em toda a América do Sul. Já os motores VW não tinham essa capacidade.
Boa noite Boris. Prazer em falar com você. Escrevo para lhe relatar um ocorrido comigo. Em 2011 comprei um VW Fox 1.6 flex 0 km (g2). Nos primeiros 2 meses usei apenas álcool. Certo dia, antes de ir trabalhar e com o tanque já quase na reserva resolvi colocar gasolina. Enchi o tanque num posto excelente de minha total confiança onde ainda abasteço. Rodei 3 km até o trabalho e só voltei ao carro 8 horas depois. Para minha surpresa, o carro não pegou mais. Foi no guincho para a concessionária e só voltou a funcionar quando foi conectado ao scanner da fábrica e informado à central que era gasolina.
Boa noite Boris. Prazer em falar com você. Escrevo para lhe relatar um ocorrido comigo. Em 2011 comprei um VW Fox 1.6 flex 0 km (g2). Nos primeiros 2 meses usei apenas álcool. Certo dia, antes de ir trabalhar e com o tanque já quase na reserva resolvi colocar gasolina. Enchi o tanque num posto excelente de minha total confiança onde ainda abasteço. Rodei 3 km até o trabalho e só voltei ao carro 8 horas depois. Para minha surpresa, o carro não pegou mais. Foi no guincho para a concessionária
Carro flex foi lançado em 2013? como assim, tem flex desde 2005
O correto é 2003
Esclareceu as minhas duvidas, obrigado( Carro abastecido com etanol, não poderia colocar gasolina enquanto o tanque não ficasse vazio)