Carro usado: 7 picaretagens para ficar de olho
Com o preço dos carros novos lá nas alturas, muitos consumidores estão trocando modelos usados por outro 'menos usado', mas podem cair em uma armadilha
Com o preço dos carros novos lá nas alturas, muitos consumidores estão trocando modelos usados por outro 'menos usado', mas podem cair em uma armadilha
A grana não deu para comprar um carro novo, né? Então o jeito é trocar o carro mais usado por um menos usado. Quando você compra um carro usado, às vezes nem um mecânico seu, que dá uma olhada, pode não perceber as gambiarras que foram praticadas pelo dono ou pelos donos anteriores. Mas como assim não percebe?
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Vou dar um exemplo simples: válvula termostática! Tem muito mecânico que o carro chega lá fervendo e o problema era na válvula, porque ela estava emperrada e não deixava a água ir para o radiador, não deixava esfriar. Ai o que que faz o mecânico? “Olha aqui doutor, essa válvula no Brasil não presta, isso é para países nórdicos, Europa e tal”. Pega a válvula e joga fora.
Aí depois você não sabe porque o carro está gastando muito e aumentou o consumo de combustível. Se o motor não chega na temperatura, porque ele não tem válvula, vai haver sempre um injeção adicional de combustível.
Outra sacanagem que fazem é a luz de alerta do painel. Às vezes ela acendeu porque tem algum problema. Muito “mais fácil” você apagar essa luz do que consertar o problema. Aí você compra o carro, olhou. As luzinhas estão todas acendendo e apagando. Só que tem uma que nem apagou nem acendeu porque ela foi eliminada.
Pneu você bate o olho, o pneu está novinho, só que você não bateu o olho no lugar certo. O pneu pode ser remold. O que que é pneu remold?
Em países do primeiro mundo, quando você faz um pneu remold, tira toda a borracha e põe outra, você é obrigado a deixar na lateral da banda, pra que carro aquele pneu foi projetado. Aqui no Brasil não é obrigatório, porque o Inmetro “esqueceu”.
Você compra dois pneus iguaizinhos pro seu carro, só que um tem carcaça para um Porsche, outro tem carcaça para o picapinha que vende cachorro quente, que são tão diferentes. Imagine você chegando em uma curva ou freando, cada um comporta de um jeito.
A outra picaretagem é o amortecedor recondicionado que alguém trocou porque é mais barato. Se o recondicionado é mais barato, é porque não presta, porque não tem jeito de recondicionar o amortecedor, a não ser abrindo e produzindo pecinhas internas. Sabia disso?
Se o amortecedor foi recondicionado, deram uma pinturinha, trocaram o óleo interno e ele tá lá, te fazendo passar aperto na hora de uma curva, na hora de uma freada.
Você só recondiciona o amortecedor se não tiver na loja um novo para vender. Se deixou de ser produzido, se o seu carro saiu de linha. Neste caso, o amortecedor recondicionado, de fato, tem que custar mais caro que aquele original que tem na prateleira.
E o catalisador? Você sabia que o catalisador que fica lá no escapamento tem metais nobres? Paládio e irídio. E por isso o pessoal rouba o catalisador e vai vender essa matérias primas caríssimas no mercado paralelo.
Mas como rouba o catalisador? Às vezes eles entram debaixo do seu carro e tira. Às vezes você vai com o carro na oficina e o mecânico, no caso de oficina desonesta, é claro, tira o catalisador põe um pedaço, um tubo no lugar. Seu carro está sem catalisador, o desempenho cai, as emissões aumentam barbaramente e isso foi tudo feito pelo mecânico do outro dono.
E aí? Ou então o carro sofreu uma pancada traseira, você olhou o plástico, está tudo bem, não teve nada. Cada um vai pro seu canto. Só que o para-choque de plástico tem alma de aço. De repente, essa alma de aço está toda retorcida. Não vale mais nada. Isso tem que ser verificado também.
E finalmente, a cereja do bolo: o airbag! O carro bateu, o airbag abriu e tem que jogar no lixo e põe um novo. “Pra quê? Custa muito caro, isso é importado” Faz o quê? Monta tudo sem o airbag e apaga a luzinha dele. Ou põe a luzinha dele acendendo com a do ABS ou outra coisa qualquer. Você vai achar que tem airbag, não tem nada lá dentro.
Ah, mas aí o mecânico zeloso vai ver se tá ou não estáo airbag. Aí desmonta, por exemplo, o volante, olha, tá lá o saco inflável, a bolsa todo bonitinho. Só que deu perda total, esse carro, e algum mecânico irresponsável dobrou de novo a bolsa inflável, botou tudo lá. Se não fizer um exame criterioso, passa batido.
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Boris,
Nessa lista faltou um “clássico” das picaretagens:
A adulteração de odometros, pra se vender a mentira de que o veículo seria bem menos rodado do que ele realmente é.
Boris,
Faltou outro “clássico”:
A infame adulteração do odometro…