Carros caros e ultrapassados: 5 modelos para não comprar

Com projetos defasados, esses veículos serão atualizados ou descontinuados em breve; apesar disso, seus preços são elevados

Doblo7x8 Frente
Por AutoPapo
Publicado em 03/11/2018 às 09h57
Atualizado em 11/08/2022 às 16h28

Eles estão no fim do ciclo de vida. Com vários anos de mercado, sentem o peso de concorrentes mais atuais e tecnológicos. Quando um automóvel chega a essa situação, costuma ficar com preços mais competitivos, para compensar a compra, certo? Geralmente, é isso que acontece, mas há exceções. É o o caso dos cinco exemplos listados pelo AutoPapo: apesar de ultrapassados, são carros caros em vista do que oferecem. Confira:

1. Fiat Doblò Adventure: R$ 96.990

Fiat Doblò Adventure é um dos carros caros apesar de ultrapassados do mercado brasileiro
Início do fim: apenas 692 unidades do Fiat Doblò foram produzidas em dezembro de 2017

Não, nós não erramos o preço do Doblò: a versão top de linha Adventure custa inacreditáveis R$ 96.990. E ainda passa de R$ 100 mil caso o comprador adquira pintura metálica e bloqueio de diferencial Locker. Ele tem o valor de compra mais alto entre todos os carros caros da nossa lista.

É verdade que desde que o Renault Kangoo deixou o mercado brasileiro, o modelo da Fiat é o único do segmento das multivans. Mas isso não justifica o valor, principalmente quando se considera que o utilitário é fabricado há 16 anos sem mudanças significativas. Tampouco há contrapartida no motor, o 1.8 E.torQ de até 132 cv de potência, ou na lista de equipamentos de série.

2. Fiat Weekend Adventure: R$ 79.290

Fiat Weekend Adventure é um dos carros caros apesar de ultrapassados do mercado brasileiro
Weekend é o segundo modelo na lista dos carros que mais desvalorizam | Divulgação

Em comparação ao Doblò, os R$ 79.290 cobrados pela Weekend Adventure nem assustam tanto. Mas a perua é ainda mais antiga que o utilitário: lançada em 1997, tem 21 anos de mercado. São dois carros caros, porém defasados, que a Fiat comercializa no país

A mecânica, formada por motor 1.8 e câmbio manual de cinco marchas, é a mesma nos dois modelos. A lista de equipamentos também é parecida. De série, há somente itens que atualmente são básicos, como ar-condicionado manual, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo e sensores de ré. A mais, o modelo oferece apenas faróis de milha e auxiliares, painel com bússola e inclinômetros e rodas de liga leve.

3. Ford Fiesta Titanium Plus: R$ 75.190

Ford Fiesta Titanium Plus é um dos carros caros apesar de ultrapassados do mercado brasileiro

O Fiesta sempre foi uma opção acima do Ka na gama Ford. As coisas mudaram com a chegada da linha 2019 do Ka, que ganhou versões mais equipadas, novo motor 1.5 de três cilindros e câmbio automático. Já o Fiesta passou por uma discretíssima reestilização em 2017, que envolveu, basicamente, o para-choque dianteiro. E só. O investimento apenas em um dos produtos é um forte indício de que o outro deve sair do mercado. Apesar disso, o modelo mais antigo continua com preços maiores que os do irmão.

Sob seu capô, em vez de propulsor novo, há o 1.6 da família Sigma, capaz de gerar até 128 cv. Trata-se de uma unidade sem tanta tecnologia embarcada, mas ainda atual. O problema é que ela vem associada à transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift. Problemática, ganhou má-fama devido a vários casos envolvendo defeitos. Eis mais um dos carros caros do país. Pelo menos o conteúdo é vasto: há sete airbags (frontais, laterais, do tipo cortina e para os joelhos do motorista) e chave presencial com botão de partida.

4. Renault Stepway Dymanique Easy’R: R$ 68.390

Renault Stepway Dynamique é um dos carros caros apesar de ultrapassados do mercado brasileiro

O preço do Renault Stepway Dynamique, por si só, está equiparado aos de outros hatches aventureiros nacionais. Mas há dois poréns: o primeiro é que a linha Sandero deve passar por uma reestilização no ano que vem. Além de atualizar o visual externo, a mudança deverá trazer melhorias ao interior. O segundo ponto a ser considerado é que, em vez de transmissão automática, o compacto da Renault traz o sistema Easy’R, que é automatizado de uma embreagem. Além de ser um câmbio mais limitado, ele também será substituído em 2019, por um mecanismo do tipo CVT.

O que faz do Stepway Dymanique um dos carros caros é, majoritariamente, a iminência de uma atualização, que trará aperfeiçoamentos, e não apenas retoques estéticos. Isso pesa, em especial para a versão mais cara da linha. O motor continuará sendo o 1.6 16V de até 118 cv. Atualmente, o aventureiro vem equipado com ar-condicionado automático, direção eletro-hidráulica, travas, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, controles de estabilidade e tração, sistema start-stop, assistente de partida em rampa, central multimídia e câmera de ré.

5. Volkswagen SpaceFox I-Motion: R$ 67.050

Volkswagen Spacefox é um dos carros caros apesar de ultrapassados do mercado brasileiro
Carros que mais desvalorizam: SpaceFox perdeu 15,8% do seu valor em um ano | Divulgação

A linha Fox está com os dias contados. A produção deve durar, no máximo, até 2020, quando uma geração completamente nova do Gol deverá ser lançada. O hatch da gama passou a ser vendido unicamente com motor 1.0 desde a chegada do Polo no ano passado, para evitar concorrência interna. Já a SpaceFox segue com o antigo motor 1.6 de 8 válvulas, conhecido como EA-111, cuja potência máxima é de 104 cv. Por isso, não é beneficiada pelo IPI mais baixo concedido a veículos de baixa cilindrada. Já deu para perceber porque ela é um dos carros caros do mercado, certo?

Menos competitiva que o irmão, seu futuro é ainda mais incerto. É que o segmento das peruas caminha para a extinção no Brasil, e não há planos de uma sucessora direta. Com câmbio manual, seu preço sugerido, de R$ 63.460, é até aceitável. Mas a opção pela limitada transmissão automatizada I-Motion eleva o montante para R$ 67.050. Opte por todos os opcionais, que são pintura metálica e um pacote que inclui rodas de liga leve, faróis e lanterna de neblina, computador de bordo, sistema multimídia e volante multifuncional e veja o valor chegar a R$ 71.632.

Fotos | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
IVAN FERNANDO BARBOSA DA SILVA 17 de novembro de 2018

Não concordo em relação ao giesta, é muito atual ainda basta ter um câmbio automático

Avatar
FLAVIO JORGE DA GRAÇA MARTINS 6 de novembro de 2018

Vi no face um anuncio de um aparelho que ligado a porta de checagem do veiculo faz economizar combustível. Isso e verídico ou só uma gerigonça a venda como tantas outras inútil na internet.

Avatar
WENDELCERUTTIDASILVA 17 de novembro de 2018

sem dúvida , geringonça mesmo .

Avatar
André 5 de novembro de 2018

No caso da Doblô, o principal problema é o preço, por ser líder nesse nicho, a Fiat joga o preço que quiser.

Avatar
Antônio Pedro Gouveia 3 de novembro de 2018

Infelizmente, mais uma fritura. Após a QR, agora a AP, promovendo boicote a compra da Doblo Adventure. Mas a seguir será lançada Toro 7 lugares. DUVIDO que a Toro venha mais barata ou mais espaçosa que a Doblo. Aí um “esperto” defende que o projeto é mais novo. Isso nada mais é do que chantagem

Avatar
Gleyson 3 de novembro de 2018

Para o dia qual melhor carro custo/benefício

Avatar
Sigma7 3 de novembro de 2018

Convenhamos que em termos de perua e custo, a SpaceFox parece uma boa opção, e com projeto mais atual a Weekend.

Avatar
Joelson dantas 3 de novembro de 2018

A Spacefox eh infinitamente melhor q a terrivel Palio adventure. Sobre todos os aspectos

Avatar
Deixe um comentário