Carros clonados são combatidos em PL aprovado na Câmara

Projeto de Lei prevê registro público de sinistros e perda total de veículos, além de agravamento da punição a proprietários que deixarem de dar baixa

acidentes fatais nas estradas
Por AutoPapo
com Agência Câmara Notícias
Publicado em 01/12/2019 às 15h00

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, nesta quarta-feira (27), um Projeto de Lei (PL) com o intuito de combater carros clonados. O texto é o substitutivo do deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) à proposta 5017 de 2009.

PL quer combater carros clonados com registro de sinistros e agravamento da punição a proprietários que deixarem de dar baixa.

O PL é de autoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Desmanche, que investigou, em 2004, a atuação da máfia de carros recuperados, ou seja, veículos acidentados com perda total que são colocados de volta no mercado.

Segundo o relator, o texto aprovado aperfeiçoa a legislação e confere mais proteção contra carros clonados.

O projeto original fixa prazo de 60 dias para que o proprietário de um veículo irrecuperável requeira a baixa do registro, e isso deve acontecer independentemente do pagamento de taxas de impostos. A versão aprovada, que altera o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei do Desmanche, é mais completa.

Mudanças no PL contra carros clonados

O substitutivo de Paulo Ramos mantém as linhas gerais do substitutivo aprovado em 2015 na Comissão de Viação e Transportes, elaborado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ). Entre as mudanças introduzidas por Ramos está a determinação de que a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) seja comunicada ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), onde se criará um registro histórico e público do veículo, contendo a relação dos donos e a quilometragem exibida no odômetro a cada transferência.

Outra alteração determina que o proprietário de veículo irrecuperável, vendido ou leiloado como sucata, solicite a baixa do registro antes da sua destinação final e no prazo de 15 dias após a constatação da sua condição através de laudo, prevenindo os carros clonados.

Ramos incluiu ainda um dispositivo que autoriza os departamentos de trânsito a celebrarem acordos com entidades representativas das seguradoras, ou com entidades privadas que gerenciam bancos de dados sobre gravames ou sinistros de veículos, para facilitar o intercâmbio das informações sobre a ocorrência de perda total de veículos.

Registro do veículo

O texto aprovado determina a inclusão do número de identificação do motor no CRV. Além disso, inclui, na inspeção de segurança já prevista no Código de Trânsito, procedimentos voltados para certificar a identificação do veículo.

Para a proteção dos adquirentes de veículos que tenham sofrido sinistro, o substitutivo prevê que essa situação ficará explicitada no novo certificado de registro de veículo, que deverá trazer a seguinte informação: “Veículo sinistrado por roubo e recuperado”.

PL quer combater carros clonados com registro de sinistros e agravamento da punição a proprietários que deixarem de dar baixa.
(Foto: AutoPapo)

Todas as ocorrências policiais relacionadas ao veículo deverão ser informadas, pela autoridade policial, ao Renavam, e também constarão desse registro. A proposta estabelece, ainda, que após o período de cinco anos sem o licenciamento, o órgão de trânsito poderá dar baixa do registro do veículo, assegurado ao proprietário o prazo de 60 dias, contado da notificação, para a regularização.

O texto aprovado altera o tipo de infração para o ato de deixar de requerer a baixa do registro de veículo irrecuperável ou definitivamente desmontado, que sai de “grave” para “gravíssima”.

Na sequência, o PL para combate a carros clonados será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovado, seguirá para o Plenário da Câmara.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 4 de março de 2021

Melhorem tambem senhores deputados a legislacao referente a adulteracao de kilometragem nos uados de passeio principalmente, pois eh raro encontrar usado com hodometro original,…

Avatar
Deixe um comentário