Os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2024: preços e análises
Imposto de importação de carros elétricos voltou, mas e daí? Preços baixam, novos modelos chegam e o consumidor agradece
Imposto de importação de carros elétricos voltou, mas e daí? Preços baixam, novos modelos chegam e o consumidor agradece
A volta da cobrança do imposto sobre veículos eletrificados, desde o início do ano, causou certa apreensão no mercado. Mas ao contrário do que se pensou, não houve uma escalada nos preços. As montadoras aumentaram os volumes importados no fim de 2023 e outras reajustaram as tabelas para manterem seus modelos entre os carros elétricos mais baratos do Brasil em 2024.
Nos primeiros meses do ano a grande parte dos veículos movidos a bateria não sofreram reajustes. Melhor: a Renault se antecipou à concorrência e baixou um dos seus carros elétricos de entrada para ser o campeão entre os mais baratos do Brasil em 2024.
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Quem agradece é o consumidor. Veja agora os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2024, com preços apurados na segunda quinzena de fevereiro.
A Renault foi uma das últimas a reagir na base do mercado de carros elétricos quando o BYD Dolphin chegou, em meados de 2023, e todo mundo baixou os preços. Chegou 2024, porém, a fabricante não tardou em deixar o Kwid E-Tech como o carro elétrico mais barato do Brasil.
O Kwid elétrico baixou subitamente em R$ 23 mil na tabela logo após vazar a informação de que um novo rival da BYD, o Dolphin Mini, chegará ao Brasil por menos de R$ 100 mil. Desta forma, coube ao subcompacto da marca francesa ser o primeiro carro elétrico mais barato do Brasil em 2024 a custar cinco dígitos.
O Renault Kwid elétrico tem o apelo de uma marca mais estabelecida do país e com uma rede de concessionárias ampla. Contudo, leva a desvantagem em outros aspectos.
Entre os concorrentes mais baratos ou na mesma faixa de preço, é o com menor autonomia. Nos equipamentos, com exceção dos seis airbags e do quadro de instrumentos parcialmente eletrônico, não empolga muito. O ar é convencional e não oferece chave presencial. Câmera de ré, multimídia com tela de 7” e monitoramento dos pneus são alguns dos itens de série.
A Caoa Chery baixou o preço do seu carro elétrico duas vezes seguidas depois da chegada do Dolphin. O primeiro abatimento foi de R$ 10 mil em julho e o segundo ocorreu no início de agosto, de R$ 20 mil, mais de 14%. Mas ainda não “respondeu” ao movimento da Renault.
Desta forma, o iCar fica em segundo entre os carro elétricos mais baratos do Brasil de 2024. O subcompacto oferece um dos melhores “consumos” da categoria. Segundo o Inmetro, a eficiência do modelo na cidade é de 69,7 km/le (quilômetros por litro equivalente – se fosse comparar com um carro a combustão a gasolina).
Entre os equipamentos, destaque para ar automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador de celular por indução, central multimídia com tela de 10”, câmera e sensor de ré, teto panorâmico, entre outros. Nas segurança, contudo, também só o exigido por lei: airbag duplo, freios com ABS e controles de estabilidade.
O movimento das marcas rivais em relação aos carros elétricos mais baratos também fez a JAC Motors reduzir o preço do seu automóvel de entrada. Já chegou a ser o carro elétrico mais acessível, só que agora fica com o último lugar no pódio em 2024.
Na parte de equipamentos, o E-JS1 tem câmera e sensor de ré, central multimídia com conexão para smartphone, chave presencial, ar-condicionado automático, Auto Hold, revestimento de couro, entre outros. Na segurança, monitoramento de pressão dos pneus e os itens previstos por lei: controles de estabilidade, airbag duplo frontal e freios com ABS. Nada mais.
O carro elétrico mais barato da BYD no Brasil chegou em julho de 2023 e causou no segmento. O Dolphin tem custo-benefício agressivo e forçou as concorrentes a baixarem seus preços. Isso porque custa menos de R$ 150 mil e traz mais equipamentos e espaço interno que os subcompactos zero combustão de entrada (Kwid, iCar, E-JS1…).
De cara, destaque para os seis airbags, câmera 360 graus, sistema de limpeza dos discos dos freios e a central multimídia com tela rotativa de 12”. Ar automático, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, rodas de liga leve aro 16” e retrovisores externos com desembaçador e aquecimento completam o pacote.
O carro elétrico mais “jovem” do país já desembarcou com um lugar entre os mais baratos de 2024. Com nome da divisão de carros elétricos da GWM e um esquisito “zero à esquerda”, o compacto mirou na base do mercado de veículos zero combustão, em especial no BYD Dolphin.
Desde a opção de entrada Skin, o Ora 03 oferece sete airbags, câmera de ré, bancos de couro, chave presencial e retrovisores rebatíveis eletricamente. O quadro de instrumentos e a central multimídia estão integradas em duas telas de 10,25”, cada. Há conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
O Kona desembarcou em julho no Brasil pelas mãos da Caoa Hyundai, que diz que, graças à valorização do real frente ao dólar, o carro elétrico chegou R$ 70 mil mais barato. Só que, nem dois meses depois, o modelo ficou outros R$ 40 mil mais em conta.
O carro elétrico da Hyundai mantém o preço em 2024 para figurar bonito entre os carros elétricos mais baratos do Brasil. O modelo vem com pacote de assistência à condução, com direito a piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa e alerta de colisão frontal com frenagem de emergência.
O recheio inclui ar automático, bancos dianteiros elétricos com ventilação e aquecimento, multimídia com tela de 10”, head-up display, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e carregador de celular por indução.
A Seres começou a venda de veículos de passeio no varejo e já garante seu SUV médio na lista de carros elétricos mais baratos de 2024, depois de baixar o preço do seu modelo mais acessível em R$ 40 mil. Detalhe: com porte de Jeep Compass, o Seres 3 foi lançado com preço promocional de R$ 220 mil, mas o valor oficial era de quase R$ 240 mil.
A operação da empresa, que tem investidores chineses, não prevê concessionárias. As vendas se darão na plataforma da montadora e o pós-venda será feito com base em oficinas credenciadas.
É outro carro elétrico entre os mais baratos e bem equipado. Alerta para evasão de faixa, ar-condicionado automático, quadro de instrumentos eletrônico e configurável, câmera para gravação do percurso, central multimídia com tela de 10”, câmera 360, carregador de celular por indução e teto solar são alguns dos itens de série.
O pequenino voltou em 2021 ao Brasil como carro 100% elétrico e até um pouco maior. Continua um subcompacto, porém, bem construído, com dinâmica ainda mais apurada e bom recheio de equipamentos.
Entre eles o pacote Adas com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e sensor de ponto cego.
No mais, traz na segurança também seis airbags, retrovisor eletrocrômico e câmera de ré. No conforto, ar automático, carregador de celular por indução e sensores crepuscular e de chuva. A central multimídia com tela de 10” permite conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Com o fim da promoção em cima do e-2008 (que chegou a custar abaixo dos R$ 200 mil), o e-208 GT voltou a ser o carro elétrico mais barato da marca francesa em 2024. Considerado a versão “esportiva” do estiloso hatch, tem desempenho realmente empolgante.
E se perde em espaço para o parente crossover de concessionária, ao menos nos equipamentos o e-208 praticamente espelha a lista do SUV elétrico.
A Volvo fez alarde ao apresentar o EX30 como seu carro elétrico mais barato no mundo, contudo, depois viu que não ia dar para segurar o preço do início da pré-venda. O EX30 chega em março de 2024 R$ 10 mil mais caro.
A versão mais básica tem baterias de 51 kWh e promete 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, mas esses 340 km de alcance são padrão WLTP e devem cair para uns 200 km pelos padrões do Inmetro.
Toda a linha do EX30 oferece piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência em faixa e alertas de ponto cego, de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, de avanços em cruzamentos e de ciclistas na via na hora da abertura de portas.
Ainda tem um sensor posicionado atrás do volante que monitora o motorista. O equipamento vigia os movimentos dos olhos do condutor em até 13 vezes por segundo e detecta se a pessoa está desatenta, distraída ou mesmo sonolenta. Neste caso, um alerta sonoro é disparado.
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Fala sério, quem é trouxa o suficiente p/ dar 200 pilas num bólido importado que não chega aos 300 Km de autonomia??? Carro elétrico é o maior BO, bom pra otário.